ETAPAS DO PROCESSO DO PROCESSO DE ESTABELECIMENTO E IMPLEMENTAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS NAS EMPRESAS
Por: GabrielJacob10 • 26/5/2019 • Resenha • 1.043 Palavras (5 Páginas) • 282 Visualizações
ESTUDO DE CASO GERDEU
TED DE ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
ETAPAS DO PROCESSO DO PROCESSO DE ESTABELECIMENTO E IMPLEMENTAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS NAS EMPRESAS
FASE 1: Formulação das estratégias empresariais
A força da Gerdau se sustenta em três pilares: a internacionalização, o foco no mercado de aços longos, usados na construção civil, e seu braço de mineração. Atualmente, mais de 60% da sua receita é obtida no Exterior. Os Estados Unidos respondem por 32% das vendas. A terra do Tio Sam é uma das grandes responsáveis pelo bom momento da companhia.
Expandir seu modelo de negócio globalmente. Isso significa, entre outras coisas, que a Gerdau trabalha em outros mercados exatamente como faz no Brasil: opta pelas market mills ou minimills, usinas menores, cuja base é o forno elétrico e que utilizam como matéria-prima principal a sucata de ferro. Ela compra o produto (sucata) próximo da usina e vende o aço produzido ali naquela mesma região. Uma exceção é a Aço Minas, usina integrada do grupo que está próxima à produção de minério de ferro. O Grupo Gerdau é o segundo maior reciclador de sucata.
FASE 2: Estratégias empresariais alternativas
A empresa Gerdau e uma das poucas empresas multinacionais do país, e para se ter uma boa competitividade de mercado e preciso estratégias alternativas para fortalecer seus planos e metas traçados no planejamento. Durante seu período de evolução a empresa Gerdau teve forte concorrente, que foi a Belgo-Mineira, uma das maiores siderúrgicas do país.
Para manter fortes seus projetos e continuar no topo a empresa Gerdau precisa de estratégias alternativas para alcançar objetivos como o mesmo parâmetro desejado, sendo essas estratégias:
Inovação: se a empresa atua em um mercado de rápida evolução tecnológica, deve procurar antecipar-se aos concorrentes através do desenvolvimento frequente e lançamentos de novos produtos e serviços. É necessário o acesso rápido e direto a todas as informações necessárias.
Joint venture: duas empresas se associam para produzir um produto e conseguir, juntas, entrar em um novo mercado. Normalmente, uma das empresas entra no negócio com o capital e a outra com a tecnologia necessária.
Expansão: o processo deve ser muito bem planejado, para não correr o risco de perder investimentos ou o timing do negócio, o que provocaria a perda de mercado, e, dependendo do prejuízo, sua venda ou associação com empresas de maior porte
Diversificação de produtos: Levar novos produtos para novos mercados.
Desenvolvimento dos produtos: Crias novos produtos, como prateleiras e mesas de aço inox, e continuas vendendo mais forte no mesmo mercado.
FASE 3: Escolha das estratégias empresarias
A partir dos anos 80, a Gerdau iniciou uma nova fase de expansão que a levou para longe das fronteiras do Rio Grande do Sul e do próprio país. | Anos 90, expansão no Brasil (COSIGUA) e aumenta a presença no exterior (Canadá e EUA). Inicialmente, a estratégia de crescimento focou as Américas. | Sendo assim, a escolha de estratégias empresarias venho crescendo também através do histórico que a empresa Gerdau apresentava. |
Uma das principais estratégias do grupo Gerdau para ingresso e permanência no mercado internacional trata-se da aquisição de empresas de outros países com problemas de gestão para agregar e usufruir do capital intelectual destas, é um fator determinante no sucesso de sua internacionalização. | Portanto, a empresa partiu diretamente para a atividade produtiva direta no exterior, sendo esta a principal estratégia de entrada dos seus investimentos. | Na siderurgia, se destaca o grupo Gerdau, que é líder na produção de aços longos nas Américas e uma das maiores fornecedoras de aços longos especiais no mundo. |
...