FICHAMENTO DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR : COM CITAÇÕES, COMENTÁRIOS E IDEAÇÃO
Por: maracassia123 • 13/5/2018 • Resenha • 2.664 Palavras (11 Páginas) • 392 Visualizações
FICHAMENTO DIDATICA DO ENSINO SUPERIOR
RESUMO COM CITAÇÕES, COMENTÁRIOS E IDEAÇÃO
Conforme Lizuka (2008), Havard Business School utilizou em 1911 o “método do problema” o mesmo que “método de caso”, convidou executivos para a sala de aula, apresentou problemas reais aos estudantes, implantando o método no curso de Direito, de Administração.
O uso de casos na gestão de ensino é cada vez mais utilizado em diversas áreas de conhecimento, Tânia Casado (2007) Coordenadora da Universidade de São Paulo salienta que é necessário discernir: O estudo de caso que é uma técnica de pesquisa; De casos de ensino: método didático para aplicação de conceitos em sala, uma excelente ferramenta para auxiliar o professor e estimular o aluno a participar, envolver e diálogo entre alunos com o intermédio do professor, levar a realidade para a sala de aula.
Neste contexto, a Universidade de Havard acredita ser a melhor forma de desenvolver habilidades, expor os alunos em processos decisórios de dilemas cotidianos da área profissional, exercitam o conhecimento, capacidade analítica, de síntese, expor pontos de vista, liderar, priorizar os objetivos, persuadir e inspirar pessoas perante um grupo de trabalho com pensamentos diferentes (LIZUKA, 2008)
Portanto, sempre trazem um dilema; deve ter começo, meio e fim; ser estimulante e intrigante para chamar a atenção para a história, possibilite a contextualização por meio de conceitos técnicos.
Os casos são expostos e trazidos pelos professores, de protagonistas/clientes que enfrentam situações reais, descrito exatamente pelo ponto de vista do protagonista, com suas evidencias ambíguas, imperfeições, falta de linearidade, mudança nas variáveis relacionadas ou não ao negócio e as limitações de tempo para que se tomasse uma decisão. (LIZUKA, 2008).
Concluo, com base nos artigos lidos e pensamento que ocorreram que o método didático de casos em gestão de ensino superior pode servir para organização de eventos com a participação de diversos profissionais, com o intuito dar uma aula simples e explanar caso para auxiliar os jovens com dúvidas sobre a carreira a seguir em uma espécie de feira de carreiras, para que escolha com bases mais estruturadas na realidade profissional do que achismos.
Indicação Bibliográfica:
CASADO, Tânia. FEA Professores – Método de caso, uma estratégia de ensino. FEA USP - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. Publicado dia 1 Outubro, 2007. Disponível em: http://www.portalfea.fea.usp.br/fea/noticias/fea-professores-metodo-de-caso-uma-estrategia-de-ensino
LIZUKA, Edson Sadão. O Método do Caso de Harvard: Reflexões Sobre sua Pertinência ao Contexto Brasileiro. XXXII Encontro da ANPAD. Rio de Janeiro. 6 a 10 de Setembro de 2008. Disponível em: http://www.anpad.org.br/admin/pdf/EPQ-A2874.pdf
FICHAMENTO CONSULTORIA
RESUMO COM CITAÇÕES, COMENTÁRIOS E IDEAÇÃO
Deighton elaborou uma pesquisa sobre marketing digital e suas grandes potências econômicas atuais, consequência da explosão do setor de tecnologia e informação, nesta era tecnológica, informatizada e comunicacional. O conteúdo desta pesquisa está disponível como cópia no site da faculdade de Havard (https://www.hbs.edu/faculty/Pages/item.aspx?num=43983). Entretanto, na versão em inglês.
Não encontrei forma fidedigna de traduzir em sites, mantendo a confiabilidade do sentido, portanto, outras formas de chegar ao conteúdo, fizeram-se necessárias. Levy (2018) ao ler Deighton, informa sobre:
- A Google no domínio da propaganda online; No início de sua história os concorrentes tinham mais a oferecer, pois a Google só oferecia pesquisa e não gerava receita. Em 2000 foi escolhida como mecanismo de pesquisa do Yahoo. Entretanto, o aumento de interessados em pesquisa, fez com que a empresa lucrasse, ampliou sua base, comprou outras grandes instituições de vídeo, de telefones, rede social própria, armazenamento e continua em evolução.
- Amazon nas vendas online; com ganhos crescentes desde 2001, foi implantando atualizações que despertaram mais o interesse do público.
- Facebook nas redes sociais, disponível desde 2005, começou a crescer em 2009, durante os anos foi aperfeiçoando, atraindo propagandas, adquirindo funcionalidades.
- Apple no domínio de dispositivos de interface, desde 1976, disputava com diversos concorrentes (Google e Amazon), lançou diversas ferramentas de aplicações para telefones móveis, já foi considerada a empresa de capital aberto mais valiosa dos EUA.
Estas quatro potencias são excelentes no que se propõe, em seus segmentos, estão dispostas a mudanças em benefício do crescimento, buscam ferramentas para atrair os consumidores e clientes propagandistas ou desenvolvedores, tornam as pessoas dependentes de seus serviços, desta forma atraem receita de bilhões anualmente.
Um ensinamento que estes casos trazem, é trabalhar com excelência e abertos para a evolução, de forma empreendedora, nunca falta recursos financeiros e clientes quando se busca eficácia e eficiência.
Indicação Bibliográfica:
DEIGHTON, John e Leora Kornfeld. "Amazon, Apple, Facebook e Google". Harvard Business School Case 513-060, janeiro de 2013.
LEVY, Israel Lindolfo. Fichamento de Estudo de caso: "Amazon, Apple, Facebook e Google. Universidade Estácio de Sá. Pós-Graduação em liderança e Coaching. Trabalho da Disciplica Consultoria. Belo Horizonte. 2018.
FICHAMENTO PROCESSOS GRUPAIS
RESUMO COM CITAÇÕES, COMENTÁRIOS E IDEAÇÃO
No artigo, a técnica de grupos-operativos à luz de Pichon-Rivière e Henri Wallon, o objetivo do autor foi esclarecer sobre a técnica de grupos operativos e a sua conexão com a atuação do psicólogo e também do psicopedagogo, “voltados para a promoção de saúde, caracterizando-se como possibilidade de intervenção em diferentes processos de aprendizagem” (BASTOS, 2010, PAG. 161).
...