Fichamento de Estudo de Caso
Por: CARLOSMOREIRA21 • 14/8/2018 • Resenha • 712 Palavras (3 Páginas) • 210 Visualizações
[pic 2]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO FINANCEIRA E CONTROLADORIA
Fichamento de Estudo de Caso
Trabalho da disciplina: CONTABILIDADE (NPG0035/2938793) 9001
Tutor: Profa. Cláudia Basílio
Fortaleza
2018
Estudo de Caso de Harvard: Cafés Monte Bianco: Elaborando um Plano Financeiro
Referência: Robert L. Simons. Antônio Davila. Harvard Business School.
Texto do Fichamento:
A empresa Cafés Monte Bianco, fica localizada em Milão. Mário Salvetti fundou a cia no início do século passado. O Sr. Mário se especializou em grãos de café quando trabalhava em fazendas na América do Sul. Voltando para a Itália fundou a cia que se especializou em comercializar os melhores grãos de café, tornando-se conhecida na região pelo sabor e qualidade dos seus cafés. A empresa se encontra na terceira geração presidida pelo Sr. Giacomo Salvetti, neto do fundador, sendo uma empresa familiar com administração profissional.
O Sr. Giacomo mantém uma ativa relação com os mais diversos produtores de grãos de café ao redor do mundo. A empresa possui ainda um laboratório de pesquisa e desenvolvimento com 6 profissionais que além de pesquisar novos sabores testam os produtos já comercializados.
O Café Monte Bianco se especializou em produzir e comercializar cafés tipo premium. Seus produtos são comercializados em toda a Europa e gozão de elevada reputação junto ao mercado.
Afim de alavancar o negócio, durante 5 anos a empresa passou por uma expansão de capacidade de produção através da construção de instalações. No final do ano 2000 sua capacidade é de 500.000 quilos/mês tendo sua vida útil prevista em 15 anos.
Em 1998 durante uma grave crise econômica a empresa teve que mudar seu mix de produtos. A partir daquele ano começou a produzir marcas próprias de 2 importante rede de supermercados na Itália com o objetivo de ocupar a capacidade produtiva e absorver os custos fixos.
A demanda crescente dos varejistas com novos pedidos de fornecimento de café a ser distribuídos sob as suas respectivas marcas próprias colocou a empresa em um novo dilema. Como alocar a capacidade produtiva? Para atender à crescente demanda a empresa teria que reduzir a presença de cafés premium no ano de 2001 no mercado.
O Sr. Giacomo diante desse dilema convocou uma reunião com o Comitê Executivo para discutir como alocar a capacidade de produção pautado em analise de fatos e números.
Após apresentação das demonstrações contábeis junto com os relatórios de produção elaborou-se as Demonstrações do Resultado do Exercício para o ano de 2001 com dois cenários ,conforme solicitado pelo Presidente da empresa. Abaixo segue as DRE’s.
Após análise da tabela 1 acima, onde se apresenta dois cenários distintos, no primeiro cenário existe apenas a venda de Marcas Próprias e no segundo cenário existe a venda de um MIX de Marcas. Levando em consideração que no primeiro cenário existe a comercialização de 6.000.000 Kg e que no segundo se comercializa 4.000.000 Kg de Marcas Próprias e 1.792.000 Kg de Marca Premium faz-se necessário entendermos o comportamento do ROE para encontrarmos uma solução para o dilema.
...