Fraude Contábil na Toshiba
Por: Guilherme Goraieb • 31/7/2016 • Ensaio • 647 Palavras (3 Páginas) • 3.072 Visualizações
Relatório do caso de fraude contábil - Toshiba
1. Especificar e relatar o caso, bem como os principais envolvidos:
A Semp Toshiba inflou seus lucros contábeis. A prática teve início durante a crise de 2008 e foi desmascarada em 2015. Movimentou o equivalente a US$ 1,9 bilhão dentre todas as 6 divisões de negócio da Toshiba (de produtos eletrônicos a usinas de energia).
2. Explicar a fraude contábil em questão;
As metas de lucro eram extremamente agressivas e havia leniência da diretoria com as práticas contábeis escusas utilizadas pelos gerentes. Estes teriam usado uma variedade de técnicas para inflar os resultados, entre elas o reconhecimento de custos menores do que o real, bem como o adiamento do reconhecimento de perdas.
3. Apontar as razões que ocasionaram a fraude (citar elementos facilitadores da fraude, por exemplo: cultura organizacional, falhas em controles internos, problemas no conselho de administração ou no comitê de auditoria, etc.);
Segundo um relatório sobre o caso, os procedimentos impróprios foram realizados continuamente como uma política de diretoria. Algumas metas de lucro eram publicadas com pouca antecedência, o que encorajava os diretores e gerentes a fraudarem os resultados.
4. Contextualizar com a sua experiência profissional;
Pela minha experiência percebo que em algumas situações, algumas empresas de contabilidade menos rígidas, podem se deixar influenciar por sugestões heterodoxas da administração da companhia, o que pode levar a empresa a apresentar relatórios contábeis pouco comparáveis com o padrão. Para o caso de empresas de capital aberto, estes pontos questionáveis podem complicar a comparação entre empresas de um mesmo setor, muitas vezes levando investidores à tomarem ações com base em dados questionáveis.
Já em empresas pequenas, especialmente de elevado crescimento, as informações contábeis podem muitas vezes serem pouco confiáveis. É importante que a direção da empresa faça um grande esforço logo no início da operação e acompanhe de perto o processo de classificação e compilação das informações contábeis. De outra maneira, os “ajustes” podem crescer como uma bola de neve, tirando a visibilidade (e consequentemente a atratividade) do negócio.
5. Contextualizar com o ambiente em que a fraude ocorreu (local, política, economia, época, etc.);
Começou durante a crise financeira de 2008 e perdurou até 2015, quando o esquema foi desmascarado. A fraude teve seu epicentro no Japão, país que há 20 anos enfrente estagnação econômica e deflação.
6. Mostrar o desfecho do caso (se houver);
O CEO Hisao Tanaka renunciou ao cargo e outros 15 membros conselho foram substituídos, incluindo o vice-presidente do conselho e ex-CEO Norio Sasaki.
A revelação dos grandes prejuízos também levou à reavaliação das diversas unidades de negócio, bem como a demissão de 14.000 empregados globalmente.
A Toshiba foi multada pela Japan’s Securities and Exchange Surveillance Comission, entidade reguladora do mercado japonês, em 7,37 bilhões de yenes, o equivalente à US$ 71 milhões.
A
...