Gestão de Recursos - Aula 08
Por: Patricia Oliveira Valadao Carvalho • 25/8/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 2.054 Palavras (9 Páginas) • 399 Visualizações
Ciências Contábeis - UNIGRAN
GESTÃO DE RECURSOS
Prezados alunos, continuando a nossa disciplina “Administração Financeira e Orçamentária I" iniciaremos nossos estudos da Aula 8, compreendendo que a Gestão de Recursos por meio de inter-relações entre contas de resultado e contas patrimoniais avaliaos aspectos fi nanceiros das atividades operacionais das empresas.
Em seguida, entenderemos que o índice de rotação de recursos é expresso pelo número de vezes que o numerador contém o denominador.
Parafi nalizarnossosestudos,veremosqueoÍndicedeprazosmédios de estocagem e de cobrança é a outra face dos giros dos estoques e das duplicatas a receber.
Boa aula!
Objetivos de aprendizagem
Ao fi nal desta aula, você deve ser capaz de:
•Identifi car os principais conceitos relacionados às estratégias de um empreendedor.
•Reconhecer as estratégias de um empreendedor.
•Compreender as premissas das escolas empreendedora e cognitiva.
Seções de estudo
Seção 1 - Conceito e fundamentação.
Seção 2 - Índices de Rotação dos Recursos.
Seção 3 - Índices de Prazos Médios.
Durante a leitura desta aula é importante que tenha sempre à mão um dicionário e/ou outros materiais de pesquisa para eliminação de eventuais dúvidaspontuaissobreoassuntodiscuti do.
Bons estudos!
Aula
08
101
[pic 1]
Ciências Contábeis - UNIGRAN
Seção 1 - Conceito e fundamentação
VamosiniciarnossosestudosdestaAulacompreendendoqueaGestãode
Recursos por meio de inter-relações entre contas de resultado e contas patrimoniaisavalia os aspectos financeiros das atividades operacionais das empresas.
Nesse sentido, temos dois grupos de indicadores que medem taisatividades, sendo:
a)Índices de Rotação dos Recursos.
b)Índices de Prazos Médios (FECRA, 2012).
Gestão de recursos humanos tem por finalidade selecionar, gerir e nortear os colaboradores na direção dos objetivos e metas da empresa. É chamado recursos humanos ao conjunto dos empregados ou dos colaboradores de uma organização. Mas o mais frequente deve chamar- se assim à função que ocupa para adquirir, desenvolver, usar e reter os colaboradores da organização.
O objetivo básico que persegue a função de Recursos Humanos
(RH) é alinhar as políticas de RH com a estratégia da organização
(WIKIPÉDIA, 2012).
Figura 8.1 Administração.
FONTE: PROJETOCRIANÇA. Estatuto do PCA. Disponível em:
Acesso em: 20 jun. 2012.
Seção 2 - Índices de rotação dos recursos
O índice de rotação de recursos é expresso pelo número de vezes que o numerador contém o denominador. Esses índices são avaliados pelo critério de “quanto maior melhor”.
Nesse sentido, a rotação ou giro dos recursos reflete o grau de utilização dos ativos na geração das vendas.
Assim, como as receitas de vendas constituem a principal fonte de lucros e de numerário (via cobrança), quanto maior for sua proporção sobre os ativos, mais eficientemente estarão sendo administrados os fundos neles investidos, beneficiando a liquidez e a rentabilidade da empresa.
102
Ciências Contábeis - UNIGRAN
Fique antenado! No site do You Tube, você pode encontrar inúmeros vídeos sobre o empreededorismo. Sugiro que realize buscas utilizando esse termo comopalavra-chave, procure assistir alguns deles e se posicionar criticamente em relação ao conteúdo. Com os conhecimentos que está adquirindo, cada vez mais, você se torna capaz de superar o senso comum sobre as informações disponibilizadas nos diferentes meios decomunicaçãoeutilizá-lascomofontesdepesquisa,semprequeconsiderar que se tratam de conhecimentos úteis!
No entanto, o numerador e o denominador de cada índice devem estar compatibilizados quanto à natureza dos valores utilizados no cálculo do quociente.
Dessa forma, os estoques devem ser confrontados com o custo das vendas e as duplicatas a receber com a parcela das receitas que geraram esses saldos (Receita Operacional Bruta das vendas a prazo deduzidas das Devoluções e Abatimentos sobre essas mesmas vendas a prazo). Com os demais ativoscompara-se a Receita Operacional Líquida (FECRA, 2012).
Os índices de rotação (giros) evidenciam o prazo de renovação dos elementos patrimoniais, dentro de determinado período de tempo. A análise do giro dos ativos fornece informações sobre aspectos degestão da empresa, tais como as políticas de estocagem, financiamento de compras e financiamento de clientes.
Com relação ao giro dos estoques (e prazo médio de estocagem), as empresas procuram aumentar, pois quanto mais rápido vender o produto, mais o lucro aumentará. Esse raciocínio é válido desde que a margem de contribuição seja positiva e o aumento do giro nãoimplique "custos extras" em volume superior ao ganho obtido pelo aumento do giro.
O mesmo é válido, também, em relação ao giro das contas a receber (e prazo médio das contas a receber), em termos de quanto mais rápido a empresa receber, melhor.
Já em relação ao prazo médio de pagamento a fornecedores, quanto maior, melhor, ou seja, quanto mais tempo para pagar, melhor. Frequentemente, o prazo médio de pagamento a fornecedores écomparado com o prazo médio das contas a receber. Por exemplo, a empresa compra com prazo de 81 dias e vende com prazo de 68 dias, ela tem condições de recomprar antes mesmo de totalizar o pagamento aos fornecedores (NASCIMENTO, 2012, s/p.).
Podemos entender que esses índices têm caráter dinâmico, uma vez que utilizam valores acumulados das receitas de vendas ou custo de vendas e os comparam com os saldos médios dos ativos observados no mesmo período.
...