L&Construção e a sociedade
Por: MaiconSukiro • 21/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.757 Palavras (8 Páginas) • 154 Visualizações
Introdução
Segundo o conceito mais amplo de sustentabilidade, não basta a uma empresa simplesmente buscar o lucro. Resultados devem incluir ganhos ambientais e sociais. Isso leva as empresas a considerar, como parte integrante de um plano de negócios, a inclusão de metas empresariais compatíveis com o desenvolvimento sustentável dela mesma e da sociedade. As informações sobre boas práticas sustentáveis, estudos, trocas de experiência e publicações sobre as contratações públicas sustentáveis do governo e outras empresas colaboradoras de nossa visão de futuro, e as questões ambientais têm ocupado, gradativamente, cada vez mais espaço nos problemas dos países, desenvolvidos ou não, e a quantidade de resíduos deixados por construções, cerca de cinco vezes maior do que de produtos, tornou-se um dos centros de discussões da sustentabilidade.
Desenvolvimento
A problemática dos resíduos de construção civil sempre esteve presente no Brasil, no entanto, nas últimas duas décadas ela vem recebendo uma maior atenção devido à grande quantidade que é produzida e a sua destinação final. A considerável geração de resíduos nas atividades de construção civil, reformas, ampliações e demolições e sua consequente destinação final, quando não realizadas em conformidade com a legislação vigente, podem resultar em impactos ambientais que muitas vezes são visíveis como: a degradação de áreas de preservação permanente, assoreamento de córregos e rios, obstrução de vias e logradouros públicos, proliferação de vetores, queimadas entre outros, que tantos malefícios causam à população e ao meio ambiente. Nesse cenário, dentre as indústrias que degradam o meio ambiente, seja ele urbano ou natural, a indústria da construção civil destaca-se por ser responsável por números entre 20 e 50% do total de recursos naturais consumidos pela sociedade. Porém não é só como consumidora de recursos naturais que a construção civil causa impacto ao meio ambiente, ela também é considerada a principal geradora de resíduos na economia brasileira.
Título da Ação: Sustentabilidade Econômica
Objetivo:
Diminuição de custo nas obras
Ação:
Fazer a construção de casas com tijolos modulares;
Utilizar menos matéria prima.
Resultado esperado:
Diminuição do tempo de construção (devido aos encaixes, que favorecem o alinhamento e prumo da parede). Economia de 70% do concreto e argamassa de assentamento e de 50% de ferro, maior durabilidade, podendo ser até seis vezes mais resistente que os convencionais; Fácil acabamento, já que pode ser utilizado apenas com um impermeabilizante, podendo dispensar o uso de tintas e outros acabamentos. O assentamento dos azulejos também pode ser feito diretamente sobre os tijolos. Como as colunas são embutidas nos furos, a carga de peso é melhor distribuída; isso favorece na redução no uso de madeiras nas caixarias dos pilares e vigas.
Objetivo:
Diminuir o desperdício da obra
Ação:
Armazenar a água da chuva em uma cisterna;
Fazer a previsão de insumos;
Aliar-se a tecnologia.
Resultado esperado:
Utilizar os diversos meios de reutilização de água é uma excelente maneira para diminuir o desperdício, ter um planejamento adequado para cada obra melhora no aproveitamento de todo o material, e utilizar as vastas ideias tecnológicas que hoje temos para diminuir o uso de materiais, sem perder a qualidade e eficiência do produto.
Título da ação: Sustentabilidade Ambiental
Objetivo:
Utilizar energia sustentável nas construções
Ação:
Na eficiência energética;
Aproveitamento da luz e ventilação natural;
Resultado esperado:
O aproveitamento da energia solar poderá a longo prazo tornar-se como a grande solução para todos os problemas energéticos da nossa sociedade. Nas construções podem ser aplicadas várias fontes de energia renováveis como: utilização de placas solares, o aquecedor solar de água que tem como meta proporcionar uma economia mensal média de 35% do consumo de energia elétrica, e também os Materiais de Mudança de Fase (PCM, na sigla em inglês), ou materiais termo-ativos, que atuam no isolamento térmico e armazenamento de energia, por meio da utilização de parafinas microencapsuladas que podem ser dispersas em rebocos de revestimento, e outros mais.
Objetivo:
Diminuir o impacto ambiental no canteiro de obras
Ação:
Uso de matéria prima certificada;
Reduzir o uso de materiais com alto impacto ambiental;
Ter local apropriado para a colocação de entulhos.
Resultado Esperado:
Os empreendedores são obrigados a apresentar o DOF (Documento de Origem Florestal), para comprovar a procedência legal das madeiras nativas utilizadas nas construções. Esta ação contribui para o uso de madeira legal e combate ao desmatamento ilegal das florestas nativas brasileiras. O plantio de árvores na área do empreendimento contribui também para a melhoria do conforto térmico das habitações, e a realocação de entulhos em locais apropriados juntamente com os órgãos públicos.
...