Livro Escrituração
Por: julioaderto • 26/9/2016 • Artigo • 10.645 Palavras (43 Páginas) • 359 Visualizações
[pic 1]
INSTITUTO SUPERIOR DOM BOSCO
DEPARTAMENTO HOTELARIA E TURISMO
Licenciatura em Ensino de Hotelaria e Turismo-Recepção
O Modelo de Avaliação por Competências e o seu Contributo na Melhoria da Qualidade do Formando em Hotelaria e Turismo: Caso do ICM
Discente Orientador
Ana Paula José Manjate DraItelvina Andrade
Maputo, Agosto de 2016
Ana Paula José Manjate
O Modelo de Avaliação por Competências e o seu Contributo na Melhoria da Qualidade do Formando em Hotelaria e Turismo: Caso do ICM
[pic 2]
INSTITUTO SUPERIOR DOM BOSCO
Maputo, Agosto de 2016
FOLHA DE APROVAÇÃO
O MODELO DE AVALIAÇÃO POR COMPETÊNCIAS E O SEU CONTRIBUTO NA MELHORIA DA QUALIDADE DO FORMANDO EM HOTELARIA E TURISMO: O CASO DO ICM
TRABALHO APRESENTADO EM CUMPRIMENTO PARCIAL DOS REQUISITOS EXIGIDOS PELO ISDB PARA OUTORGA DO GRAU DE LINCENCIATURA EM ENSINO DE HOTELARIA E TURISMO, POR ANA PAULA JOSÉ MANJATE
INSTITUTO SUPERIOR DOM BOSCO
ORIENTADOR
___________________________________________________
(Itelvina Andrade)
MAPUTO, JULHO DE 2016
Este trabalho foi aprovado com valores no dia __/ __ /2016 por nós, membros de júri examinador do Instituto Superior Dom Bosco.
PRESIDENTE O AUTOR O COMENTADOR
_____________________________________ ____________________
Dedicatória
Aos meus pais que sempre me fizeram crer que o sonho nos aproxima das coisas que queremos e o resto depende do nosso esforço.
Agradecimentos
Este trabalho não seria possível sem a colaboração de alguns, pelo que cumpre deixar aqui os indispensáveis agradecimentos. O primeiro vai para a minha supervisora Dra. Itelvina Andrade pelo apoio dado e por ter aceitado o desafio de ser a minha orientadora analítica. De seguida alastro o agradecimento ao todo o corpo docente e colaboradores do Instituto Superior Dom Bosco que directa ou indirectamente concederam-me informações e observações preciosas, para a melhoria da qualidade do meu ensino.
Aos meus colegas do curso de Hotelaria e Turismo, em especial a turma de Recepção pelo apoio, vai um agradecimento especial as minhas colegas Breka Hermínio e Crisménia Dunhe.
A Policarpo Mapengo, Paula Jamisse, Cristóvão, Kitó, Dad, Vita, Helga, Jaime, Rosalina, Beatriz, Helder, Arlindo, Akcel, Khizon,Altenor pelos momentos de dificuldade, ansiedade e de esperança que partilhamos.
[pic 3]
Instituto Superior Dom Bosco
Direcção Científico-Técnico Pedagógico
Declaração de honra
Eu Ana Paula José Manjate, declaro por minha honra que o presente trabalho de pesquisa para a obtenção de grau de Licenciatura em Ensino de Recepção cujo tema é o modelo de avaliação por competências e o seu contributo na melhoria da qualidade do formando em Hotelaria e Turismo: Caso do Instituto Comercial de Maputo (2016)é fruto da minha pesquisa e não foi em momento algum publicado por alguém ou por uma outra instituição.
A candidata
_______________________________
(Ana Paula JoséManjate)
MAPUTO, JULHO DE 2016
Resumo
Nos últimos tempos, tem-se notado em Moçambique a ocorrência de uma gama de transformações ao nível das políticas de educação, e como resultado deste aspecto, introduziu-se o modelo de avaliação baseado em competências que surge no âmbito das novas qualificações.
Tendo em consideração que o estudo foi de natureza qualitativa, no presente trabalho, procurou-se, analisar, o contributo do sistema de avaliações e respectivas reavaliações para a qualificação competente dos seus formandos. Centrou-se numa metodologia hipotético dedutiva, qualitativa e de natureza aplicada, cujo trabalho de campo foi feito por entrevistas e questionários.
Doponto de vista da questão de partida pode se observar que os dados do campo demonstram que o modelo de avaliação de competências adoptados no ICM, detém de uma componente positiva pelo facto de esteprever a aplicação duma diversidade de formas de avaliar e respondendo aos resultados de aprendizagem de cada módulo. No entanto, o mesmo peca por não influenciar qualitativamente na formação, visto que os estudantes servem-se das lacunas reavaliativas para alcançar mas, sem o domínio dos conhecimentos em habilidades e atitudes profissionais.
Palavras-chaves: avaliação, reavaliação, competência.
Lista de siglas
COREP - Comissão Executiva da Reforma da Educação profissional
PIREP - Programa Integrado da Reforma da Educação Profissional
ICM – Instituto Comercial de Maputo
Lista de apêndice
Apêndice I: questionário
Apêndice II: guião de entrevista
Lista de anexo
Anexo I
CAPÍTULO I: INTRODUҪÃO
- Introdução
Muito discute-se, nos últimos anos, a respeito das intensas e continuas alterações que se tem verificado no sistema da educação em Moçambique e no mundo em geral. As razões principais para estas mudanças residem na busca incessante da qualidade de ensino no sistema educacional geral e técnico.
...