O CENÁRIO DE UM RESTAURANTE EM TEMPOS DE PANDEMIA
Por: André Alvarez • 7/5/2021 • Trabalho acadêmico • 2.330 Palavras (10 Páginas) • 146 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 Passo 1 4
2.2 Passo 2 5
2.3 Passo 3 6
2.4 Passo 4 8
2.5 Passo 5 9
3 CONCLUSÃO 11
REFERÊNCIAS 12
- INTRODUÇÃO
Com a chegada da pandemia ao Brasil, as medidas de prevenção e proteção mudaram totalmente a realidade e a convivência no país, afetando assim diretamente pessoas e negócios devido as medidas de isolamento. Os colaboradores do restaurante Fino Sabor e seu proprietário Marco Aurélio, começaram a se preocupar, pois sabiam que o negócio iria sentir fortemente o impacto da pandemia e da crise, não apenas com a perda de faturamento e lucro, por causa da diminuição de clientes, mas também com o futuro de seus colaboradores, onde Marco Aurélio tem o maior apreço e quer manter juntos ao seu negócio, sem se endividar. Para isso, com ajuda de uma consultoria, ele passou a tomar conhecimento das medidas que poderiam ser tomadas e leis que poderiam beneficiá-lo. A fim de, não fechar as portas, nem precisar demitir nenhum de seus colaboradores.
- DESENVOLVIMENTO
- PASSO 1
Para não ter que demitir ninguém e compensar a queda das vendas, um a das opções que chamou sua atenção e que ele pensou em adotar é o trabalho intermitente, que passou a ser regularizado pela Lei Federal n° 14.020/2020 e pelo Decreto 10.422/2020, bem como o de manter os contratos de trabalho intermitente.
Mas o que é esse tipo de contrato? Bom através dele é permitido que uma empresa contrate um ou mais funcionários para trabalhar eventualmente e o remunere pelo período de execução desse ofício. Dessa forma, nesse modelo, o colaborador pode realizar o trabalho de modo esporádico, intercalando os períodos de atividade com os de inatividade.
Depois de ler o que dizia a legislação ele começou a pensar sobre as vantagens para a empresa e para seus colaboradores em adotar essa opção.
Dentre suas vantagens e benefícios, está a ampla possibilidade de flexibilização dos períodos e horas que serão trabalhadas pelo colaborador. Com isso o empregador permite chamar o empregado apenas nos períodos em que ele realmente é necessário.
A empresa consegue aproveitar melhor as horas contratadas dos colaboradores, efetuando a convocação apenas para os períodos que a demanda por um trabalhador adicional é necessária. Diminuindo assim a despesa com os mesmos.
E a longo prazo, isso também valerá a pena, já que Marco Aurélio não sabe quanto tempo vai durar a pandemia, nem quanto tempo as medidas sanitárias mais extremas serão aplicadas, mas com esse modelo de gestão de pessoal pode representar menores custos operacionais para o negócio. E a longo prazo essa diferença será bem visível.
O contrato intermitente também pode ser utilizado para a substituição de profissionais por tempo determinado, substituindo o contrato de trabalho temporário.
Marco Aurélio então resolveu verificar e percebeu que outros segmentos parecidos com dele, tais como os comerciais varejistas, bares, restaurantes, empresas de eventos, prestadoras de serviços de limpeza e vigilância etc. Isso o motivou ainda mais a adotar tais medidas. Analisando outros negócios ele então percebeu uma das desvantagens para a empresa está no fato de que o trabalhador pode recusar a convocação (não há limite de quantidade de vezes) sem que isso seja caracterizado como insubordinação. Outro ponto está relacionado com a possibilidade da empresa perder profissionais importantes para o negócio devido à ausência de um contrato de trabalho fixo, podendo assim migrarem para outro trabalho, caso o mesmo ofereça uma condição melhor de trabalho e pagamento. Mas, Marco Aurélio, acredita que o esforço que ele está fazendo para manter seus colaboradores, seja valorizado pelos mesmos.
Mas pelo lado dos trabalhadores, é vantajoso? Vendo as outras opções torna-se também para os trabalhadores a melhor opção, primeiro porque irá manter os serviços dos funcionários, e torna-se melhor que a redução ou suspensão dos contratos durante a pandemia, tendo em vista que o mesmo pode prestar serviços para um ou mais empregador, garantindo-lhes assim uma maior fonte de renda, somando assim os salários. E também durante o período de calamidade pública, essa modalidade tem o direito a receber o auxílio emergencial do governo a fim de aumentar a renda e complementar a diferença de salário. Sendo assim o empregado que estiver na modalidade de contrato de trabalho intermitente fará jus ao benefício emergencial mensal no valor de R$ 600 pelo período de três meses, e também a prorrogação de benefício quando tiver.
- PASSO 2
A pandemia de COVID-19 impactou diretamente pequenos negócios, como o restaurante Fino Sabor. A dificuldade de manter o negócio aberto devido à diminuição do faturamento, levaram as empresas a repensarem os seus negócios, mas também depende de um apoio da sociedade para garantir o futuro deles. Pensando no público do restaurante e nos empregos gerados por ele, além da conscientização do proprietário Marco Aurélio no que se refere à responsabilidade socioambiental, qual a importância do apoio social a empresas como o restaurante Fino Sabor em tempos de pandemia? O apoio social é importante para a valorização dos pequenos negócios em toda a sociedade. Nesse momento de pandemia muitas pessoas influentes e grandes empresas incentivam os pequenos negócios por meio de ações específicas, como a “compre do pequeno”, que tem o objetivo de apoiar os pequenos negócios. A internet tem sido uma ferramenta de muito valor nesse tempo de pandemia. Dessa forma é possível notar que essas campanhas ajudam na preservação dos negócios, manutenção de empregos e atendimento das necessidades das famílias.
...