O Livro Razão
Por: yasminmikaelli • 21/9/2015 • Relatório de pesquisa • 715 Palavras (3 Páginas) • 270 Visualizações
O Livro Razão
O Razão é um livro indispensável para todos os tipos de empresa, bem como exigido pela legislação brasileira para aqueles que têm seus tributos baseados no lucro real. |
Atualmente os livros razão foram substituídos por fichas razão. É dispensada a autenticação ou registro do livro pelos órgãos competentes, isto porque o Razão é cópia autentica do que foi escriturado no Livro Diário. Entretanto, na escrituração, devem-se obedecer as regras da legislação comercial e fiscal aplicáveis aos lançamentos em geral.
O Princípio da Oportunida
O Princípio da Oportunidade pertence ao momento em que devem ser registradas as variações patrimoniais. Os quais devem ser feitos de imediato valorizando os aspectos físicos e monetários.
Quando se tratar de um acontecimento futuro, o calculo deverá ser estimado de acordo, como por exemplo, as férias. Portanto, este Princípio determina que o registro seja feito no momento da transferência de propriedade, através da emissão da NF e pelo seu valor total.
Nele, são registrados os fatos contábeis, os totais débito e crédito deverão ser sempre iguais, sendo a conta débito lançada antes da conta crédito. O Livro Dário O livro Diário tradicional pode ser substituído por fichas. Porém, a adoção desse sistema não permite infringir as leis do livro Diário. |
As empresas que utilizam fichas, são obrigadas a adotar o livro próprio para a inscrição das demonstrações financeiras.
Por tanto, o Diário registra todas as transações de uma empresa, por isso é necessário determinadas exigências e que ele preencha certas formalidades. Estas formalidades têm a ver com sua apresentação exterior que são formalidades extrínsecas ou com a escrituração, formalidades intrínsecas.
O Razonete O razonete é uma simplificação do razão. O razonete é bastante utilizado pelos contadores, é por ele que são feitos os registros individuais por conta. Ele foi criado para ser um recurso que ajude nos lançamentos contábeis. No lado esquerdo do razonete são lançados os débitos e no lado direito são lançados os créditos ficando o nome da conta na parte de cima. Sendo assim, de um lado do razonete registram-se os aumentos e do outro as diminuições. |
Toda conta de Ativo e todo acréscimo de Ativo são lançados no lado do débito. Toda conta de Passivo ou Patrimônio Líquido são lançados no lado crédito.
...