TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Planejamento Orçamentário

Por:   •  14/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  20.035 Palavras (81 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 81

        PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO EMPRESARIAL

  1. PLANEJAMENTO
  1. Conceitos

Planejar é definir os objetivos e escolher antecipadamente o melhor curso de ação para aplicar. O planejamento define onde se pretende chegar, o que deve ser feito, quando, como e em que seqüência.

Planejamento Financeiro – se inicia com planos financeiros a longo prazo (Estratégico) e que direciona a formulação de planos e orçamentos de curto prazo.

  1. Divisão

  1. Planejamento a Longo Prazo (Estratégico) – São ações planejadas para um futuro distante (de 02 a 10 anos), acompanhados da previsão de seus aspectos financeiros.

Tem os seguintes pressupostos:

  • Previsões sobre o comportamento esperado do meio em que a empresa atua;
  • Fixação de Objetivos amplos;
  • Elaboração dos documentos que formalizam o processo de planejamento;

  1. Planejamento a Curto Prazo (Operacional) – São ações planejadas para o curto prazo (de 01 a 02 anos), acompanhados da previsão de seus aspectos financeiros. Constitui-se no primeiro segmento do plano a longo prazo e decorre dos objetivos inclusos no planejamento feito para vários anos futuros.

Os planos de curto prazo ou anuais são formalizados através de orçamentos que indicam quantitativamente(em unidades físicas, medidas de tempo, valores monetários, etc) e transformam os objetivos mais amplos do plano a longo prazo em objetivos mais imediatos e específicos dos diversos setores da empresa.

   1.3- Objetivos

Constituem-se dos enunciados das posições que a empresa deseja estar futuramente, em termos de um aspecto ou vários aspectos essenciais.

Normalmente, nas empresas com fins lucrativos, o objetivo dominante é a maximização do valor do investimento dos seus proprietários.

Para que o planejamento seja operacionalizado através de expressões quantitativas ou orçamentos, esse objetivo deve assumir um valor numérico específico, ou seja, taxa percentual de retorno do investimento dos proprietários, como também deve estar associado a determinado prazo.

  1. PLANOS

2.1 - Planos de Desempenho

Os planos de desempenho visam transformar em determinações específicas, para o período do planejamento, o que deve ser conseguido em níveis de receita, despesas e lucro.

No detalhamento dos planos e orçamentos para um período, é necessário fazer estimativas dos níveis dos diversos itens que compõem a receita total e a despesa total da empresa, tendo sempre em vista que o lucro final deve permitir um retorno satisfatório sobre o investimento, representado pelos ativos utilizados.

  1. - Planos de Recursos

Prevêem  os recursos a serem utilizados para cumprir o planejamento. Por exemplo, recursos para compra de máquinas, contratação de pessoal, compra da matéria-prima, publicidade e propaganda, capital de giro, etc.

  1. - POLÍTICAS

As políticas(ou diretrizes) constituem parâmetros dentro das quais a ação administrativa pode ser desenvolvida. Em outras palavras, isto quer dizer que as diretrizes o políticas determinam as formas pelas quais a empresa deve atingir seus objetivos. Por exemplo, a par da disponibilidade de recursos pode ocorrer que a própria administração da empresa estabeleça  restrições, tais como, investimento em estoque em determinada região, não poderão superar certa porcentagem  das vendas estimadas.

Em resumo, o impacto das políticas e diretrizes sobre a preparação de planos e orçamentos assume a forma de limitação dos valores possíveis das várias estimativas.

  1. - CONTROLE

 

Se é necessário a elaboração de planos e orçamentos para um período futuro objetivando a realização mais eficaz dos objetivos das empresas, também é necessário o controle do que foi planejado, já que não existe planejamento sem controle.

O controle é papel da contabilidade, que vai registrando os dados da execução orçamentária, gerando relatórios de execução, comparando os dados que foram planejados com os executados,  bem como apurando as diferenças entre eles e fazendo as análises correspondentes.

  1. - USO DE ORÇAMENTOS NAS FUNÇÕES DE PLANEJAMENTO

 

Os orçamentos representam a expressão quantitativa, em unidades físicas, medidas de tempo, valores monetários, etc, dos planos elaborados para o período subseqüente, em geral de 12 meses.

        Os orçamentos podem ser:

  1. Globais – abrangem todas as unidades e atividades da empresa num período, o que torna possível chegar a projeções da Demonstração de Resultados e de Balanços.

b) Parciais – abrangem as previsões e programas apenas para certos itens, regiões, etc., ou seja, não contêm previsões para todos os itens, em conseqüência não é possível chegar a previsões para demonstração de resultados e de balanços.

  1. - USO DE ORÇAMENTOS GLOBAIS

6.1 - Considerações Gerais

Para o sistema orçamentário global ser completo e uniforme deverá haver o planejamento de todas atividades operacionais da empresa. Cada etapa será planejada e estuda cuidadosamente, de modo que nada possa passar despercebido ao Comitê Orçamentário.

O orçamento é o instrumento utilizado para elaborar, de forma eficaz e eficiente, o planejamento e o controle financeiros da atividade operacional e de capital da empresa, auxiliando na tomada de decisão. Assim, o orçamento é a técnica que toma por base, informações e dados de experiências passados, mas também deverá constituir-se de ferramenta de orientação no processo de tomada de decisão da empresa para o futuro.

A técnica orçamentária fundamenta-se em prévia formulação de um plano geral de ação à empresa, obedecendo os objetivos, as metas e a políticas a curto e longo prazos, tendo como princípios: a otimização dos recursos físicos, materiais e monetários disponíveis no período projetado. O Orçamento consistirá em observar o comportamento das variáveis utilizadas no sistema orçamentário, no passado, confrontando-as com o presente, mas principalmente, projetando-as para o futuro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (124.4 Kb)   pdf (570.9 Kb)   docx (660.5 Kb)  
Continuar por mais 80 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com