TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Quoeficiente Emocional

Por:   •  13/9/2021  •  Projeto de pesquisa  •  3.393 Palavras (14 Páginas)  •  68 Visualizações

Página 1 de 14

Q.E – Quoeficiente Emocional

Capitulo 1 - Seu Passado lhe Condena – Como identificar Crenças Limitantes ?

Seu passado lhe condena. Sim, talvez, o seu passado lhe condene. Na realidade não falo da condenação de forma literal e sim de forma abstrata. Porém algumas pessoas podem acreditar nesta crença como uma verdade absoluta para justificar sua vida de pobreza ou escassez.

Pode parecer incrível, mas inconscientemente algumas pessoas carregam um medo enorme dentro delas: têm medo de prosperar e acumular riquezas. Talvez você se pergunte: como alguém pode ter medo de ficar Rico?

Infelizmente esse medo é real e comum para muitas pessoas. E é uma das causas principais por que muitos não conseguem prosperar financeiramente.

Algumas pessoas vivem pensando: “Se ficar rico, serei assaltado, seqüestrado, talvez até morto, sem contar o número de pessoas que vão bater à minha porta para pedir dinheiro emprestado”

Tomadas por uma sensação e uma energia do medo, elas se hipnotizam, e aceitam a escassez e o fracasso financeiro como uma condição permanente. Não conseguem imaginar nenhum cenário diferente, além de seu estado de incertezas, insegurança e instabilidade.

Algumas vezes, estas pessoas se justificam assim: “meus avós eram pobres, meus pais eram pobres, eu nasci pobre e vou morrer pobre. Vivem como se fossem predestinadas a passar uma existência de escassez e sofrimentos, angustias e aflições.

Algumas acreditam e aceitam essa condição desfavorável como se fossem algum desígnio ou vontade divina, quando na verdade não há nenhuma virtude na pobreza e na escassez. Ela gera fome, desnutrição, doenças, analfabetismo, intrigas, guerras, confusões, preocupações, desavenças, choros, irritações, úlceras, desgraças, e não beneficia ninguém. Tenho quase certeza que o universo ou Deus não se alegra com a miséria.

A escassez e a pobreza é uma anomalia interna existente nas pessoas. A crença limitante mantida por muitos de que a pobreza revela a pureza do individuo não tem nenhum fundamento cientifico, psicológico ou espiritual.

Talvez esta crença ou forma de pensar seja apenas uma racionalização criada por aqueles que escolheram o caminho mais fácil ou de menor resistência.

Por muito tempo eu me fiz estas perguntas:

Porque algumas pessoas conseguem ter sucesso em suas vidas e outras não?

Porque algumas pessoas trabalham 12, 14, 16 horas por dia e mesmo assim não prosperam?

Porque algumas pessoas vivem um casamento de amor e cumplicidade enquanto outros vivem infelizes e com muita dor?

Porque algumas pessoas conseguem realizar sonhos extraordinários, viajar para qualquer lugar do mundo, ter o carro dos sonhos, uma linda casa, uma família abençoada enquanto outros vivem na escassez e com muitas dificuldades?

Será que Deus ou o universo faz distinção de pessoas? Será que o mundo foi criado para alguns sofrerem e outros prosperarem? Uma pessoa que nasce numa família de pessoas humildes (no sentido financeiro) está fadada a viver uma vida de escassez e restrições?

Muitas vezes estas perguntas acima me tiravam o sono. Eu precisava e queria entender o verdadeiro motivo de eu viver uma vida de escassez.

E com o tempo eu percebi que o que me impedia de viver uma vida próspera eram minhas “CRENÇAS” sobre o dinheiro.

Mas vamos voltar a nossa infância? Que tal?

Quando nós nascemos, costumo dizer que temos um HD virgem, um mente vazia de crenças, preferências e experiências. E ao longo da nossa jornada, vamos vendo, ouvindo e sentindo (grave esses três verbos, eles serão muito importantes para os próximos capítulos), e isso vai enchendo o nosso HD de informações. Tudo o que fica gravado, para ser ficar em nossa mente, precisa passar por um forte impacto emocional, bom ou ruim. Por isso que muitas vezes conseguimos ter a mesma sensação ao pensar em um acontecido, não importa quanto tempo tenha se passado. E para que essas informações somadas ao impacto emocional se tornem crenças, primeiro ocorre uma sinapse, que é um caminho que percorremos até chegar em uma reação ou pensamento. No início, a sinapse é como um caminho suave, mas quanto mais experiências e impactos vou tendo, mais aquele caminho se torna difícil, e por isso, algumas crenças nos limitam de realizar muitas coisas em nossa vida.

Voltando a metáfora do HD virgem. Nosso cérebro não tem nenhuma informação ou conhecimento do mundo externo quando nascemos. Não existe verdade ou mentira.

Ao longo da vida, recebemos algumas mensagens das pessoas e situações que acontecem ao nosso redor, que, em muitos momentos, acabam sendo impregnadas em nossa mente e se tornam verdades absolutas, as quais dificilmente conseguimos perceber, ou simplesmente modificá-las.

Conforme vamos nos desenvolvendo, no decorrer da nossa jornada, estas verdades vão, cada vez mais regendo a nossa história e imprimindo marcas em nossos pensamentos, comportamentos, atitudes, assim como nas relações que estabelecemos com as pessoas e na forma como lidamos com as mais diversas situações que acontecem conosco.

O fato é, que da mesma forma que estas crenças podem ser positivas, elas também podem se tornar negativas e acabar nos limitando e impedindo que cresçamos e alcancemos o sucesso, seja no âmbito pessoal ou profissional.

Mas o que são crenças limitantes?

Você sabe o que são crenças? Elas se tratam de todas as ideias que você viu, ouviu, sentiu ou concluiu pelos mais diversos motivos, e algumas vezes acabaram se tornando uma verdade absoluta na sua vida. Desde nossos primeiros anos, somos influenciados positiva e negativamente pelas pessoas à nossa volta, como também pelas situações que experienciamos em nosso dia a dia.

Deste modo, vamos formando nossos modelos mentais e percepções do mundo, que, entretanto, nem sempre correspondem à realidade. Além disso, as crenças são como ímãs, você acredita em algo e isso logo se torna real (mesmo que não seja). Por exemplo, se você acredita que a vida é difícil, de fato, ela se tornará difícil.

Mas isso só acontece porque você está conectado a essa verdade e, de forma automática, a vida te trará situações que sejam compatíveis com esse pensamento, com essa crença. Assim nascem as crenças limitantes, que são pensamentos, interpretações que você toma como verdadeiros, mas que no fundo são falsas ou pelo menos não são verdades absolutas. Essas crenças impedem a sua vida de se tornar melhor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.9 Kb)   pdf (87.8 Kb)   docx (20.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com