O Simples Nacional
Por: ominekz • 15/11/2018 • Resenha • 271 Palavras (2 Páginas) • 194 Visualizações
3. SIMPLES NACIONAL
O simples nacional é um regime tributário simplificado, onde são compartilhadas a arrecadação, cobrança e a fiscalização, abrangendo oito tributos no âmbito dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
A implantação desse regime tributário foi um avanço importante para impulsionar o crescimento no numero de empresas e de empregos no Brasil.
As micro e pequenas empresas foram as maiores beneficiadas com esse regime, pois, passaram a ter uma carga tributaria menor e um sistema mais simples para efetuar os pagamentos dos tributos, previsto na Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006.
Em relação ao cálculo dos tributos, é de grande valia salientar que este é feito através das tabelas do simples nacional, sendo necessário apenas verificar o tipo de atividade da empresa e a faixa de receita bruta dos últimos 12 meses para saber o percentual de tributos a ser pagos.
É administrado pelo Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) que tem por finalidade gerenciar e normatizar os aspectos tributários do Estatuto Nacional da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte.
Para o empreendedor que queira optar por esse regime tributário, é fundamental o cumprimento das seguintes condições:
Enquadrar-se na definição de microempresa ou de empresa de pequeno porte;
Atender todos os requisitos previstos na legislação;
Realizar por meio do Portal do Simples Nacional na Internet a formalização da opção, sendo irretratável para todo o ano-calendário.
Os manuais das versões (atual e anteriores) do PGDAS-D podem ser consultados no portal do Simples Nacional, item “Manuais”, bem como no menu “Ajuda” dos aplicativos. Eles contêm informações úteis, inclusive exemplos práticos, que visam facilitar o preenchimento das informações necessárias para o cálculo.
...