Os Jogos Empresariais
Por: karinalima09 • 19/9/2015 • Trabalho acadêmico • 709 Palavras (3 Páginas) • 457 Visualizações
Tipos de jogos: Finalidade:
Jogos de Mercado Tomar decisão que reflete situações no mercado, como: (pesquisa de mercado, concorrência, terceirização, etc.) gerando competitividade.
Jogos de Processo Desenvolver as habilidades técnicas em determinada função.
Jogos de Comportamento Desenvolvimento de habilidades comportamentais.
Jogos Gerais Desenvolver executivos para capacidade de decisão.
Jogos Sistêmicos Desenvolver decisões, que estão entrelaçadas ao ambiente econômico e da flutuação da taxa de juros, entre as diversas áreas da empresa.
Jogos de Gestão Discutir estratégias de gestão empresarial
Jogos Sem Perdedores Desenvolver na equipe a relação de ganha-ganha
Jogos Semicooperativos Desenvolvimento interpessoal e ético.
Jogos Funcionais Desenvolver funcionários para tarefas básicas em cada área funcional.
Jogos sem perdedores Desenvolve na equipe a relação ganha-ganha.
Jogos de resultado coletivo Desenvolver trabalho em equipe, visão participativa,
Jogos de inversão Eliminar o conceito de perder ou ganhar.
Jogos ativadores e integração Aumentar a sinergia da equipe, unir a equipe.
Jogos de toque e confiança Desenvolver relacionamento interpessoal.
1 - Faça uma pesquisa sobre a classificação dos tipos de Jogos de Empresas e descreva qual a finalidade de cada um deles.
Jogos de criatividade e reflexão Interligar vivências do jogo com as do profissional.
Jogos de fechamento Consolidar a aprendizagem adquirida no jogo.
2- Realizada a pesquisa elabore uma resenha crítica sobre os “Jogos Funcionais”. Cite exemplos de áreas da empresa onde podem ser utilizados e quais são os seus objetivos como ferramenta de treinamento para gestão de empresas.
A era da informação tem causado grandes mudanças nas empresas da era industrial. E para se assegurar ao mercado competitivo é preciso que se enquadrem ao ambiente dessa nova era.
Para que a gestão das empresas se adequem a isso, tudo deve começar dentro das universidades, com a preparação dos alunos de acordo com as novas premissas empresariais, pois serão eles futuramente que irão orientar as organizações neste novo e complexo ambiente competitivo.
Diante disto, surgiram os Jogos Empresariais (Simulações Empresariais), com origem nos Estados Unidos, a partir das técnicas usadas nos jogos de guerra. Esses jogos tem por objetivo, preparar o executivo para atividades de planejamento e tomada de decisão.
Na educação geral, é um dos instrumentos mais importantes, pois através da sua utilização as pessoas exercitam habilidades necessárias ao seu desenvolvimento integral, as principais são: autodisciplina, sociabilidade, efetividade, valores morais, espírito de equipe, bom senso, etc.
Sua utilização vem crescendo, devido aos diversos tipos de jogos, os principais são: jogos de comportamento, jogos de processo, jogos de mercado, jogos sistêmicos e jogos funcionais.
Abordaremos neste momento, os jogos funcionais.
Os jogos funcionais são aqueles voltados para os níveis intermediários e inferiores da estrutura organizacional, focados em âmbitos específicos da empresa.
Tem como objetivo desenvolver habilidades básicas gerenciais em uma área específica. As áreas onde pode ser utilizado são: marketing, finanças, produção, operações, recursos humanos ou contabilidade, vendas.
São ferramentas usadas para formação e treinamento
...