PANAMERICANO: FRAUDE CONTÁBIL
Por: enioalmeida • 18/4/2016 • Trabalho acadêmico • 2.153 Palavras (9 Páginas) • 914 Visualizações
FACULDADE ALFREDO NASSER
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
CIÊNCIAS CONTABEIS
CCN7
PANAMERICANO: FRAUDE CONTÁBIL
AlBadir
André
Enio
Jhordanna Basanulfe de Souza
Joselito
Aparecida de Goiânia
Novembro/2011
Aladir
André
Enio
Jhordanna Basanulfe de Souza
Joselito
PANAMERICANO: FRAUDE CONTÁBIL
Trabalho de Perícia Contábil e Fundamentos de Arbitragem para compor a nota da P-2, orientado pelo professor Fernando de Jesus.
Aparecida de Goiânia
Novembro/2011
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. A IMPORTANCIA DA PERICIA NA ELUCIDAÇÃO DA FRAUDE
3. A IMPORTANCIA DA AUDITORIA NA ELUCIDAÇÃO DA FRAUDE
4. ERROS E FRAUDES CONTÁBEIS
5. PANAMERICANO: CASO DE FRAUDE NO BRASIL
5.1. Trajetória dos acontecimentos do caso Panamericano
5.2. Origens da Fraude do Panamericano
6. CONCLUSÃO
7. BIBLIOGRAFIA
1. INTRODUÇÃO
2. A IMPORTANCIA DA PERICIA NA ELUCIDAÇÃO DA FRAUDE
A perícia Contábil é responsável por verificar todos os fatos que estão ligados ao patrimônio da entidade com o objetivo de oferecer sua opinião referente a questão proposta para averiguação. Essa opinião é emitida através da realização de exames minuciosos, investigações, arbitramentos, entre outros que se acharem necessários para a conclusão da opinião a ser emitida.
A metodologia aplicada da perícia é analítica, ou seja, uma busca detalhada de todos os fatores que poderão evidenciar o fato ocorrido. Para tal é importante que:
1. Identificar o objeto de forma clara;
2. Planejar de forma competente o trabalho a ser executado;
3. Basear em evidencias precisas e confiáveis a execução do seu trabalho;
4. Ser bem minucioso na conclusão do seu trabalho, e só emiti-la após certificar-se de todas as informações são seguras sobre seus resultados.
O perito contábil deve certificar-se da legalidade dos documentos apresentados junto aos autos do processo, quanto a sua formalidade como apresentado no Código do Processo Civil e quanto ao aspecto ideológico, ou seja, deve observar a idoneidade de tais documentos para que estes possam ser aplicados junto ao caso em estudo onde haja um baixo risco de erro. Devido a grande quantidade de documentos com os quais o perito contábil trabalha no âmbito da execução de suas atividades, poderá haver documentos que surgiram para o encobrimento de fraudes ou até mesmo da má administração dos gestores.
A Perícia Contábil é um instrumento fundamental na elucidação dos erros e fraudes contábeis, por realizar os procedimentos muito importantes como citados acima.
3. A IMPORTANCIA DA AUDITORIA NA ELUCIDAÇÃO DAS FRAUDES
A auditoria contábil é responsável por avaliar as informações geradas pela contabilidade, que, por sua vez é a que estuda e controla todas as variações do patrimônio da entidade com o objetivo de demonstrar e informar quanto a sua composição e estrutura. Essas informações que são avaliadas pela auditoria são imprescindíveis para resguardar os interesses de todas as partes vinculadas da empresa, bem como dos investidores, dos financiadores e fornecedores, do fisco, dos empregados e não apenas da administração da mesma.
A auditoria possui um papel fundamental, visto que evidencia as fraudes, principalmente para evitar a prática desses delitos com a criação e implantação de um controle interno eficiente, que visa controlar todos os sistemas da entidade e não apenas a identificar os fatos já realizados. A inexistência de um controle interno, ou a inadequação do controle interno na empresa, torna mais favorável a ocorrência de erros e fraudes. Um exemplo seria a possibilidades dos gerentes de poderem “maquiar” as demonstrações contábeis, para favorecer um resultado fictício no qual a empresa quer que seja apresentado como para que os interessados não percebam a queda do desempenho ou o grau de endividamento da empresa. É com base no grau de confiança do controle interno da empresa a ser auditada que o auditor estabelece o aprofundamento necessário para atender a uma boa condição de avaliar as demonstrações de forma mais segura.
Porém na auditoria um grande erro ou fraude pode não ser identificado, pelo fato de que seus exames e procedimentos são feitos através de amostragem, sendo assim mais fácil detectar se forem realizados pequenos erros em várias transações.
4. ERROS E FRAUDES CONTÁBEIS
Os erros são caracterizados por serem involuntários, ou seja, sem a intenção de lesar alguém, ocorre pela falta de atenção, omissão ou até mesmo pela
...