POINTER III - PARCIAL
Por: Junior Lopes • 21/5/2017 • Trabalho acadêmico • 2.957 Palavras (12 Páginas) • 495 Visualizações
[pic 1]
PROINTER III – Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia III
TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS
FRANCISCO LOPES DA SILVA JUNIOR
RA – 3047918832
TUTOR EAD – DIEGO MIRANDA VAZ
PROINTER III – Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia III
Faculdade Anhanguera de Taboão da Serra
TABOAO DA SERRA - 2017
Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação nas disciplinas Contabilidade Básica, Finanças e Orçamentos, Gestão de Custos e Formação de Preços, Matemática Financeira e Projeto de Empresas, no Curso de Tecnologia em Processos Gerenciais, na Universidade Anhanguera Taboão da Serra.
Taboão da Serra, 19 de maio de 2017.
SUMÁRIO
1.0 – INTRODUÇÃO 4
1.1 – ORÇAMENTO 5
1.1 – AS DESPESAS ORÇAMENTÁRIAS 5
1.2 – DESPESAS OPERACIONAIS 5
1.3 – DESPESAS ANTECIPADAS 6
2.0 – A RECEITA 6
2.1 – RESULTADO – RECEITAS – DESPESAS 7
Anexo 1 7
7
3.0 – ELABORAÇÃO DE UM ORÇAMENTO EMPRESARIAL 7
3.1 – CUSTOS E MERCADORIAS 8
4.0 – ORÇAMENTO TRIMESTRAL – EMPRESA JDY ACESSÓRIOS 9
Anexo 2 – Dados trimestrais 9
Anexo 3 – Receitas X Despesas 10
Anexo 4 – Representação gráfica 1 10
Anexo 5 – Representação gráfica 2 10
4.0 – ORÇAMENTO TRIMESTRAL – EMPRESA JDY ACESSÓRIOS 11
4.1 – ORÇAMENTO TRIMESTRAL – ADEQUAÇÃO EMPRESARIAL 11
5.0 – CONSIDERAÇÕES FINAIS 13
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 14
1.0 – INTRODUÇÃO
Relatório parcial contendo os pontos principais que devem ser abordados na projeção de um orçamento empresarial trimestral.
A proposta deste relatório é demonstrar a composição de um orçamento trimestral, bem como os índices importantes a serem considerados como fatos administrativos ou fatos contábeis, como podemos também chamar.
Inicialmente iremos listar os índices que irão compor o plano trimestral orçamentário, salientando a importância de contabilizar todos os fatos administrativos com a preocupação de antever as receitas e despesas das instituições.
Todas as bases orçamentárias consideram fatos administrativos, eventos ocorridos anteriormente, de forma que estes possam embasar os dados de uma nova realidade, visto que as mudanças nos orçamentos ocorrem de forma progressiva e tendem a mudar pouco em curtos espaços de tempo, salvo algumas mudanças bruscas e inevitáveis, como prejuízos e até mesmo fatos decorrentes de uma alta na inflação.
O objetivo de contabilizar fatos decorrentes de um determinado período, mês ou até mesmo ano, é considerada como forma de controlar a saúde econômica e financeira de uma empresa. Sem efetuar a contabilização financeira de uma empresa, o gestor, empresário ou até mesmo dono de uma companhia, pode estar dando um tiro no escuro na tomada de decisões, tiro este que pode ser como uma “bala perdida”, para isso, as fontes precisam ser seguras, a apuração deve ser precisa, e as decisões imparciais e pertinentes as alterações a serem feitas em seu plano orçamentário, caso haja necessidade.
Um orçamento empresarial tem como objetivo identificar, listar e ajustar os componentes do planejamento financeiro de uma organização por meio de um sistema orçamentário, que é um estudo abrangendo todo o conjunto de operações de um determinado período, através da formalização das funções administrativas.
Com um planejamento orçamentário, o avaliador pode desenvolver a segurança necessária em cortes de produção, eliminação de mão-de-obra desnecessária, redução nos gastos com matéria-prima, contratação de novos profissionais, ou aquisição de novos produtos ou serviços.
1.1 – ORÇAMENTO
O orçamento nada mais é do que um plano financeiro estratégico que visa compreender a previsão das receitas e despesas futuras para a administração, gerenciamento e aplicabilidade de uma organização em um determinado período (exercício).
O orçamento empresarial tem como principal função identificar a aplicabilidade do planejamento financeiro, que se utilizará de um sistema orçamentário, e que será a principal fonte de informação e embasamento para a tomada de decisão na gestão empresarial.
– AS DESPESAS ORÇAMENTÁRIAS
Podemos classificar as despesas como sendo os gastos de uma organização, que são classificados de acordo com suas origens e para quais fins se destinam.
São aquelas que são absorvidas definitivamente no patrimônio, ou seja, são recursos próprios que poderão financiar os processos administrativos de uma organização. Estas entradas monetárias, podem se dar em forma de dinheiro ou crédito que representem direitos a companhia.
As despesas podem ser caracterizadas como todos os gastos de caráter geral que se relacionam com a administração e as vendas da companhia.
Contabilmente a despesa é representada como uma “diminuição do ativo” e o “aumento do passivo”.
...