Planejamento tributarios
Por: sirlenesantiago • 23/4/2015 • Trabalho acadêmico • 1.111 Palavras (5 Páginas) • 561 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO
“ÁREAS DE ATUAÇÃO – 7º SEMESTRE”
Guarulhos
2014
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO
“ÁREAS DE ATUAÇÃO – 7º SEMESTRE”
Trabalho apresentado ao Curso de Ciências Contábeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, Produção Textual em Grupo.
Orientador: Equipe de Professores do 7º Semestre.
Guarulhos
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO....................................................................................................... 04
2 PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO .......................................................................... 05
2.1 PLANILHA DE APURAÇÃO DE ICMS E IPI ...................................................... 06
2.2 LUCRO PRESUMIDO ........................................................................................ 06
2.2.1 PLANILHA DE APURAÇÃO DO LUCRO PRESUMIDO ................................. 07
2.3 LUCRO REAL .................................................................................................... 08
2.3.1 PLANILHA DE APURAÇÃO DO LUCRO REAL ............................................. 08
2.4 PLANILHA COMPARATIVA ............................................................................... 09
2.5 PLANILHA DE DEMONSTRAÇÃO DO RESUSLTADO DO EXERCICIO ......... 10
2.6 RELATÓRIO PARECER CONTABIL ................................................................. 11
3 CONCLUSÃO ....................................................................................................... 12
4 REFERÊNCIAS ..................................................................................................... 13
1 INTRODUÇÃO
.
O desenvolvimento deste trabalho é de extrema importância para a empresa PMGD INOVAÇÃO LTDA, pois nele, abordaremos dois Regimes Tributários o Lucro Real e o Lucro Presumido, fornecendo planilhas com os cálculos dos impostos e planilhas comparativas destes dois regimes, chegando num resultado de qual será o melhor enquadramento tributário para a empresa.
O planejamento Tributário da empresa é indispensável nos dias de hoje, pois com ele o empresário consegue enxergar melhor os custos relacionados às operações comerciais e com isso, conseguir um ótimo planejamento estratégicos comercial, visando à diminuição dos impostos pagos e a importância financeira econômica e os resultados da empresa
.
2. PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO
O planejamento tributário, tem como responsabilidade a apuração dos resultados tributáveis da empresa, fazendo um estudo com base na legislação.
De acordo com o art. 96 da Lei n 5.172/66 do Código Tributário Nacional (CTN). “A expressão ‘legislação tributária’ compreende as leis, os tratados e as convenções internacionais, os decretos e as normas complementares que versem no todo ou em parte sobre tributos e relações jurídicas a eles pertinentes.”
Com esta análise se pode definir qual o melhor regime tributário, visando reduzir os custos da carga tributaria da empresa de forma lícita.
“O fato de planejar tributariamente é a vontade de reduzir o valor em quantidade de dinheiro do pagamento de tributos pelos empresários ao governo. A carga tributária em virtude da extrema concorrência trazida à tona com a globalização da economia.”1
E para este levantamento tributário retiramos algumas informações junto com os diretores da PMGD INOVAÇÃO LTDA. A empresa tem como atividade principal a industrialização,comercialização e manutenção de aparelhos de ultrassonografia, portanto, teremos os seguintes impostos incidentes sobre as operações fiscais: O ICMS que se refere a um imposto estadual sobre as circulações de mercadorias, que resulta na aplicação da alíquota de 12%, o IPI que se refere ao um imposto federal resultante da industrialização do produto, com um percentual de 10%,e o ISS que se refere a um imposto municipal aplicado sobre os serviços prestados,com um percentual de alíquota de 5%.
1 – PROENÇA, FÁBIO ROGÉRIO, Livro Planejamento Tributário, pag. 13
Entretanto, estes são alguns dos impostos e seus percentuais incidentes sobre as operações fiscais, independente do regime tributário em que a empresa optará, seja ela no lucro real, e ou no lucro presumido, já os impostos federais, PIS, COFINS, CSLL e IRPJ resultantes de qualquer operação fiscal demonstraremos os seus percentuais e impostos conforme as apurações detalhadas de cada regime.
2.1 PLANILHAS DE APURAÇÃO DE ICMS E IPI
De acordo com as informações de faturamento do ano de 2013, a empresa obteve uma carga tributária de IPI e ICMS no valor de R$60.500,00 ( Sessenta Mil e Quinhentos Reais ),
...