Substituição Tributaria do ICMS
Por: palmeuna • 11/11/2015 • Trabalho acadêmico • 767 Palavras (4 Páginas) • 506 Visualizações
ANDRÉIA MARQUES DOS SANTOS
SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA ICMS
Projeto de pesquisa apresentado como requisito para obtenção de bolsa Iniciação Científica do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) – ICESP/PROMOVE.
Brasília
2015
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 PROBLEMÁTICA DA PESQUISA Erro! Indicador não definido.
3 OBJETIVOS .............................................................................................................5
3.1 Objetivo Geral 5
3.2 Objetivos Específicos 5
4 JUSTIFICATIVA Erro! Indicador não definido.
5 METODOLOGIA Erro! Indicador não definido.
6 REFERÊNCIAS Erro! Indicador não definido.
1 INTRODUÇÃO
Este estudo irá aborda a Substituição Tributário ICMS, constituída pelo art. 150° da Constituição Federal e pelo art. 6° da Lei Complementar 87/1996 encontra na lei n° 1254/1996; no decreto n°18955/1997 – Regulamento do ICMS e Portaria n°210/2006.
A Substituição Tributaria criada com o objetivo apurar o processo de arrecadação fiscal gerou uma demanda pelo aumento na qualidade da Fiscalização Tributária inerente ao aumento nos gastos públicos.
Essa nova sistemática tributária foi regulamentada pelas Legislações Estaduais e Protocolos entre os Estados e o Distrito Federal. Atualizado o ICMS 37/13, de Julho de 2014.
O presente projeto de iniciação científica aprofunda o estudo sobre o tema Substituição tributária ICMS – Imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias de transporte interestadual, Intermunicipal e de comunicação, especificamente na análise respectiva a determinação dos índices: margem de valor agregado (MVA) ou índice de valor agregado (IVA). Ambos no mesmo conceito técnico, porém geradores de grande questionamento quanto a sua eficácia.
2 PROBLEMÁTICA DA PESQUISA
Apresentar uma coletânea de dados estatísticos e absolutos, do impacto na composição de custos na cadeia de vendas, assim como na comparação do crescimento da arrecadação tributária antes e depois da implantação da substituição tributária sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias.
Comparativamente apresentar à estrutura tributária do ICMS antes da instituição do ST e a estrutura tributária do ICMS sob a estrutura tributária. Perguntas relevantes se destacam: Qual a participação do ICMS na composição de custos antes do ST? Como se desenvolveu a adesão dos estados ao ST até os dias atuais? Qual foi critério utilizado na criação do MVA/IVA? Os índices atuais de MVA/IVA são corretos? Quais prejuízos podem estar gerando para a economia?
Mostrar, porque alguns estados da federação não aderiram ao ST? Quais benefícios para o meio empresarial que a não utilização do ST proporciona? Qual a tendência para expansão do ST? Quais benefícios a sociedade pode esperar dessa nova sistemática?
Essa, portanto, a problemática que se pretende responder nessa pesquisa de iniciação científica.
3 OBJETIVOS
3.1 Objetivo Geral
Estudar o impacto econômico decorrente da adesão da substituição tributária pelos estados no âmbito estadual e nacional, avaliando se tal impacto contribuiu e contribui na composição dos índices inflacionários.
3.2 Objetivos Específicos
a) Identificar o histórico arrecadatório do ICMS nos principais estados produtores.
b) Apurar a composição dos principais índices inflacionários.
c) Apresentar numericamente um estudo comparativo da composição de preço de produto com e sem substituição tributária.
d) Analisar
...