TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO, GESTÃO DO CONHECIMENTO E DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL
Por: Guilherme Vieira • 29/6/2015 • Trabalho acadêmico • 2.345 Palavras (10 Páginas) • 162 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
UNIDADE ANHANGUERA POLO CASTRO
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DESAFIO PROFISSIONAL
TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO, GESTÃO DO CONHECIMENTO E DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL
Carlos Guilherme RA: 1711271839
Desirée Caroline de Meira Silva RA: 2856161975
Luan da Silva RA: 2857935541
Mayara Krupniski RA: 1711271337 Miriane Stresser RA: 2856158402
Construção de um planejamento para negociação sistêmica
Associação de moradores x Gravadora
Castro, 30 de Março de 2015.
[pic 1]
PÓLO CASTRO/PR – Ciências Contábeis e Administração
ATPS TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO, GESTÃO DO CONHECIMENTO E DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL
“Atividades Prática Supervisionada apresentada ao Curso de ADMINISTRAÇÃO do Centro de Educação a Distância-CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Jogos de Empresa.”
CASTRO – PARANÁ
2015
Sumário
1- Introdução
2 - Mapeamento do perfil dos oponentes
3 - Habilidades essenciais dos negociadores
4- Pontos principais a serem negociados
5- Desempenho dos colaboradores da gravadora
6 - Resultado da primeira reunião - (20 dias)
7 - Resultado final das negociações - (45 dias)
8 - Referências
Introdução
Este trabalho tem o objetivo de planejar e apresentar uma proposta de negociação sistêmica, com a finalidade de solucionar o caso da construção da sede de uma conceituada gravadora de música em um bairro de classe média no interior de São Paulo.
A gravadora tem como seu representante na negociação Sr. Jorge Andrade, que tem a missão de convencer a prefeitura da cidade e a associação de moradores representada pelo seu líder o Sr. Carlos Henrique, que reivindica a instalação da gravadora no bairro, alegando que irá perturbar a tranquilidade dos moradores e mudar a rotina dos mesmos.
A prefeitura por sua vez, após analisar o pedido dos moradores e verificar que havia divergências de opiniões, solicitou aos representantes da Gravadora e da Associação de Moradores que elaborassem uma proposta de negociação para chegar a um acordo no prazo de quarenta e cinco dias, com uma reunião prévia para as primeiras negociações em vinte dias. Desta forma, a prefeitura acompanhará as negociações, para prosseguir com a liberação das obras para instalação da empresa no bairro/cidade ou não.
Portanto, o objetivo principal com este trabalho ao qual chamamos de Desafio Profissional, é propor soluções para os conflitos se utilizando de técnicas de negociação e habilidades onde prevaleça uma negociação onde todas as partes envolvidas possam ser beneficiadas com as mudanças, chegando a um acordo satisfatório de forma eficiente e ética.
Deverá ser feita uma análise dos impactos sobre os conflitos, e oque isso provocará no ambiente organizacional, no comportamento dos indivíduos no ambiente de trabalho, bem como nos moradores do bairro. Avaliar o processo de comunicação e dar feedback sobre as mudanças e melhorias
Mapeamento do perfil dos Oponentes
- Associação de Moradores
O bairro onde se pretende instalar a sede da gravadora é de classe média, possui apenas 5 anos de formação e seus moradores em grande maioria são de pessoas de terceira idade, cujas estão habituadas a tranquilidade e monotonia do lugar. Porém, o bairro ainda necessita de melhorias tais como: iluminação, sinalização e viabilização de retornos, uma vez que o mesmo fica as margens de uma grande rodovia estadual.
Para o Sr. Carlos Henrique, líder da associação dos moradores que é formado em administração e tem o papel de defender os ideais dos moradores, o bairro não necessita dos progressos advindos deste empreendimento. Ele tem a ideia fixa de impedir a instalação da gravadora, alegando que afetaria na segurança dos moradores pelo aumento de pessoas estranhas que irão frequentar o lugar e poderão chamar a atenção de bandidos de outros bairros; pela Infraestrutura que não suportaria o aumento de circulação de veículos e dificultaria a rotina dos moradores, além do barulho que impediria a tranquilidade dos habitantes locais.
A associação de moradores enviou a Prefeitura da cidade um pedido/manifesto tentando impedir a construção da gravadora, a prefeitura por sua vez entrou em contato com a empresa informando a reivindicação dos moradores, e solicitou um porta voz para negociar e apresentar uma proposta no prazo de 45 dias, com uma reunião previa aos 20 dias.
- Gravadora
É uma empresa de grande porte e renomada no mercado musical, com alguns anos de experiência equipada com equipamentos modernos e adequados que isolam o som do ambiente devido ao seu sistema acústico, a empresa está sempre inovando em suas tecnologias a fim de diminuir os impactos sonoros.
Além disso, é uma empresa que investe em pesquisa de mercado, e sabe exatamente aonde quer chegar, priorizando o convívio com seus colaboradores e sociedade de forma sustentável e amigável. A empresa pretende investir em melhorias na região circunvizinha, trazendo assim um progresso contínuo ao local escolhido como sede da empresa.
Contudo, surgiu manifestos contra a construção da gravadora e o Sr. Jorge Andrade gerente de negociações e porta voz do CEO da gravadora deverá usar suas habilidades em meio a conflitos e chegar a um resultado favorável para ambas as partes, alegando que o bairro irá se valorizar e progredir devido aos investimentos de infraestrutura junto á prefeitura e que o progresso é inevitável. Ele tem o objetivo de obter a liberação para a realização da construção, e devera elaborar uma proposta de negociação para ser apresentada nas reuniões previa e final.
...