A ANTROPOLOGIA SOCIAL (TEXTO)
Por: Iasmim Cavalcante • 6/6/2021 • Pesquisas Acadêmicas • 374 Palavras (2 Páginas) • 359 Visualizações
A ANTROPOLOGIA SOCIAL (TEXTO)
A antropologia estava, anteriormente, focada mais nas diferença e menos nas similaridades. E evoluiu para abranger uma maior quantidade de objetos de estudo. A Antropologia social no Brasil começa admitindo apenas as minorias e as sociedades minoritárias (tribos indígenas) como seu objeto de estudo. Além disso, o objetivo dessas análises era definir e encontrar uma resposta universal que abrangesse de maneira geral a vida social dos seres humanos.
A antropologia é fruto e interligada com as outras ciências sociais. O que seria da antropologia sem a história, a sociologia e a filosofia? É a partir da mescla da
Antropologia é o presenteísmo, ou seja a certeza de que não há futuro. Devido a imensa complexidade das relações sociais é quase impossível prever e definir a imagem futura do grupo social de estudo. Por isso, alguns antropólogos preferem defender que a Antropologia estuda a sociedade como um sistema de símbolos e significados.
Método - A etnografia é o método antropológico, fazer a grafia de certos grupos relacionando com o contexto social. No interior de cada grupo tem uma forma específica. No exemplo de uma análise de um seio de uma família de santo, temos certas características como uma família matriarcal, a relação com os mitos, os santos e o âmbito histórico sobre as origens e antepassado desses indivíduos.
Representações sociais das sociedades humanas - O Simbólico, são os significados do cotidiano do dia a dia. No campo das representações está a religião, a moral, os valores, o modo de pensar. Numa sociedade os homens produzem além de bens materiais como mesas, cadeiras, produzem também os sistemas de valores. Como o valor do respeito a religião alheia ou a mulher, ou seja, a representação que cada coisa tem na sociedade e as manifestações das opiniões e valores de uma sociedade.
Definição de Sociedade por Durkheim
A Sociedade não é a soma dos indivíduos e nem das partes, mas o fruto das relações entre os indivíduos e as partes. A sociedade da pesca, por exemplo, não é a soma dos pescadores mas sim a quantidade de peixe pescado, os tipos de seres marítimos capturados e seus efeitos sobre o ecossistema marítimo da região e é desta maneira que podemos observar diferenças e semelhanças entre as sociedades pesqueiras pelo mundo.
...