A Antropologia Social
Por: karyne.f • 4/11/2018 • Seminário • 655 Palavras (3 Páginas) • 332 Visualizações
VOCE TEM CULTURA – ROBERTO DA MATTA
- Qual o objetivo do texto?
Explicitar as diferentes culturas, por um fim na idéia de hierarquização cultural, explicar seu conceito e o que ela pode nos proporcionar.
- O que é tratado no texto?
As diferentes formas de cultura, hábitos e modos de um certo povo, cada um tendo suas “regras”.
- Quais os exemplos que são dados?
Carnaval, procissões religiosas e festas cívicas, cada uma tendo o seu conceito cultural diante da sociedade. Indígenas e a sociedade tecnológica, a diferenciação dos conceitos culturais de cada uma, mas que no fundo ambas tem a tão falada cultura
- Como o texto é dividido?
- Quando o texto foi escrito?
1980.
- Quais as considerações finais feitas pelo autor?
Expõe que o conceito de cultura permite uma perspectiva de nós mesmos e dos demais, e dos demais sobre nós. Conclui-se que não há homem sem cultura e permite a comparação entre diversas formas de cultura, colocando então, fim na hierarquia, discriminação e exclusão. A frase “não tem cultura” é expressão do senso comum, é necessário que tal seja extinta do falar.
O OFICIO DO ETNOLOGO – ROBERTO DA MATTA
- Qual o objetivo do autor?
Mostrar os aspectos que são explicitados nas reuniões de antropologia, nos coquetéis e nos momentos menos formais, por outro lado.
- O que é tratado no texto?
Faz-nos refletir sobre os aspectos da etnografia (profissão- antropólogo) no seu sentido sentimental, de forma não tão cientifica, não pensando, então na ciência tradicional.
- Quais os exemplos que são dados?
A partir de suas experiências é possível citar exemplos ou dados, como: a amizade entre os Apinayé e o recebimento do colar do indiozinho. Ou seja, a existência do antropólogo depende da transformação do nativo em informante.
- Como o texto é dividido?
O tema é claramente apresentado no inicio (1) do texto, tem seu desenvolvimento (2) rebuscado no seu curso e no final (3) tem-se seu desfecho.
(1)- momento de excesso conhecimento teórico e não pratico
(2)- prepara-se para buscar a pratica, entender de verdade o que há.
(3)- coloca em pratica e se depara co m a realidade, aprendendo e tirando lições para a sua vida.
- Quando foi escrito?
1972.
- Quais as considerações finais que o autor faz?
Afirma que a Antropologia precisa recuperar a relação entre o pesquisador e o nativo, porque permite escrever uma boa etnografia.
Antropologia= mecanismos dos mais importantes para deslocar nossa subjetividade.
OBSERVANDO O FAMILIAR – GILBERTO VELHO
- Qual o objetivo do autor?
Explicita a metodologia do antropólogo, para apreender os fenômenos sociais. Discute a questão da objetividade da metodologia das ciências sociais.
...