A Análise Social Direcionada a Questionamentos Referentes ao Sistema Eleitoral Brasileiro
Por: Gabriel Fernandes • 28/6/2022 • Projeto de pesquisa • 2.253 Palavras (10 Páginas) • 133 Visualizações
ADREIO MULLER DE MELO ARAÚJO ESDRAS LOURENÇO DE OLIVEIRA FABIANNY KRISTTINE FREIRE DE QUEIROZ GABRIEL FERNANDES DA SILVA MIQUÉIAS CLEMENTE ALVES DE OLIVEIRA THIAGO HENRIQUE OLIVEIRA LIMA
Direito Político: Uma análise social direcionada a questionamentos referentes ao sistema eleitoral brasileiro
PALMEIRAS DE GOIÁS - 2021
ADREIO MULLER DE MELO ARAÚJO ESDRAS LOURENÇO DE OLIVEIRA FABIANNY KRISTTINE FREIRE DE QUEIROZ GABRIEL FERNANDES DA SILVA MIQUÉIAS CLEMENTE ALVES DE OLIVEIRA THIAGO HENRIQUE OLIVEIRA LIMA
Direito Político: Uma análise social direcionada a questionamentos referentes ao sistema eleitoral brasileiro
Projeto de Pesquisa apresentado à disciplina de
Metodologia Cientifica do Curso de Direito da UEG –
Unidade Universitária de Palmeiras de Goiás para fins
de avaliação parcial sob a orientação do Profª. Drª.
Valcemia Gonçalves da Sousa Novaes.
PALMEIRAS DE GOIÁS – 2021
PROJETO DE PESQUISA
TITULO PROVISÓRIO:
Direito Político: Uma análise social direcionada a questionamentos referentes ao sistema eleitoral brasileiro
TEMA:
Direito Político.
PROBLEMA:
Qual a percepção da população de Palmeiras de Goiás em diferentes classes sociais, sobre a obrigatoriedade do voto e a implantação do voto impresso no Brasil?
OBJETIVOS:
- Entender se, o nível de escolaridade da população palmeirense pode interferir na compreensão sobre a obrigatoriedade do voto.
- Compreender os principais fatores que influenciam a população a respeito da opinião quanto ao voto impresso e auditável.
- Esclarecer possíveis diferenças entre homens e mulheres quanto a modalidade de voto posta em questão.
- Observar como a polarização política atual afeta a compreensão de direitos políticos.
HIPÓTESES:
- Sim, o nível de escolaridade influencia na interpretação da obrigatoriedade do voto, visto que é necessário certo conhecimento histórico, na concepção da idéia de democracia, o sistema político vigente na nossa sociedade atual.
- Um dos principais fatores que influenciam na opinião popular quanto ao voto impresso é a confiança ou não, nos poderes, legislativo e executivo.
- Evidenciar que a diferença entre os sexos pode causar divergências de opiniões, quanto à necessidade de mudança no sistema eleitoral brasileiro.
- A polarização política afasta a população da compreensão e principalmente do interesse em seus próprios direitos adquiridos, como por exemplo, o direito de votar e de candidatar-se.
JUSTIFICATIVA:
Nos últimos acontecimentos no âmbito político do país, a população se depara com discussões sobre a reimplantação do voto impresso no Brasil, diante disso houve o despertar da necessidade de uma pesquisa voltada para este tema, Direito Político, realizada pelos alunos da UEG Palmeiras-GO. Afim deesclarecer, dúvidas e poder contribuir com o entendimento da população local.
Pesquisa a qual, vários questionamentos seriam impostos, para que se tenha bons resultados, como por exemplo, a confiabilidade do voto nas urnas, posicionamentos diferentes entre homens e mulheres, perceber o grau de entendimento de pessoas de diferentes níveis de escolaridade e também de classes sociais distintas dentro da cidade.
Ao entender essas lacunas a respeito do Direito Político, pode-se contribuir com a sociedade local no entendimento sobre o assunto em questão, podendo disponibilizar através da pesquisa, dados relevantes. Afim de expor, a importância de cada cidadão no exercício do voto de forma consciente, podendo assim compreender cada vertente do Direito Político.
REFERENCIAL TEÓRICO:
- de fácil percepção no Brasil a disparidade no número de mulheres e homens na política. O que se faz buscar algumas análises sobre o assunto, tendo em vista a importância da igualdade de gêneros em todas as áreas, e especialmente na política, que por sua vez é um dos pilares que sustentam a gestão da sociedade. Sendo assim se faz necessário o estudo de diferentes materiais, que buscam compreender como isso ocorre, e como deve ser solucionado. Analisando Mota e Biroli (2014, p.43) em seu artigo O Gênero na Política, pode se observar que ao discutirem sobre o assunto eles chegaram a algumas conclusões, entre elas concluíram que;
A presença reduzida de mulheres na vida política brasileira não é uma circunstância ocasional. É um desdobramento dos padrões históricos da divisão sexual do trabalho e da atribuição de papéis, habilidades e pertencimentos diferenciados para mulheres
e homens. Corresponde a uma realização restrita do ideal democrático da igualdade política, que reserva os espaços de decisão e as posições de poder a uma parcela da população com perfis determinados - homens, brancos, pertencentes às camadas mais ricas da população. As desigualdades de gênero, assim como a desigualdade racial e a de classe, são importantes para se compreender os mecanismos de divisão e diferenciação que impedem uma realização mais plural da política.
Cultura e Política sempre vão andar de mãos dadas, e neste sentido já se tornou normal, homens especialmente de peles brancas, exercerem em grande maioria as principais lideranças políticas, em contra partida, se tornou natural a grande inferioridade no número de mulheres nestas posições. Cabendo assim um estudo sistemático sobre este problema, uma vez que a luta não só de feministas, mas de um bem comum vem crescendo em prol da igualdade de gêneros em todos os sentidos. Com isso pode-se observar no artigo Um Tipo Diferente de Diferença na Elite Política, de Reis (2014, p.43), onde foi discutido sobre o assunto de perfis políticos e inserções culturais de parlamentares brasileiras, pode-seconcluir que:
...