A Ciência Politica
Por: Placesman • 9/4/2017 • Resenha • 803 Palavras (4 Páginas) • 177 Visualizações
1- Explique a formação política em Esparta, contextualizando-a com instituições presentes na República Federativa do Brasil. Os 5 éforos parecem com a Câmara e o MP fiscalizando os dois Reis, e os dois Reis eram o poder executivo.
2- Como visto em sala, Platão foi um filósofo idealista, possuindo uma filosofia chamada “teoria das ideias”. Explique a relação entre a ideia platônica de Estado com alguma situação já ocorrida no governo brasileiro ou mundial. Ditadura militar, no caso mentir para o povo, esconder a verdade a população.
3- A filosofia é uma ciência importante para a constituição de cidadãos, pois é através dela que podemos exercer atividades de questionamento sobre a vida política. A alegoria da caverna, de Platão, é uma metáfora sobre a vida sem filosofia. Explique tal metáfora. Que a filosofia faz a gente nos questionar, e os presos eles não se questionavam e aceitavam a realidade deles sem nenhuma resistência.
4- No livro “o caso dos exploradores de cavernas”, um dos pontos abordados é sobre a possibilidade de os prisioneiros serem abonados dos seus crimes em razão de um “Estado Natural”. Explique o que é Estado Natural, explicitando, inclusive, filósofos, vistos em sala, que abordaram tal conceito. Estado Natural: quando ainda não há um estado, Hobbes o estado natural era caótico e Locke era pacifico e harmônico.
5- O que é justiça de transição e qual a sua importância para o Estado? É mudança do estado totalitário para o democrático.
6- Explique o caso Gomes Lund, no episódio Guerrilha do Araguaia, e o diálogo entre as Cortes (STF e as cortes internacionais). Foi um caso em que um grupo de guerrilheiros se reunião nessa região e os militares mandaram matar todos e sumirem com os corpos, o brasil foi condenado pela corte interamericana de direitos humanos por causa da decisão do STF em dizer que a lei da anistia é constitucional, sendo que o brasil tinha assinado um tratado contra a tortura ficando uma briga entre soberania e diplomacia.
7- O que o Estado precisa fazer para efetivar a justiça de transição? E o que o Estado Brasileiro fez? Revelar a verdade, prevenir a violação aos direitos humanos e reparar os danos das vítimas, revelar a verdade sobre os fatos. A Comissão da Verdade.
8- O anel de Giges é um excerto da República de Platão, analisado em sala. Explique essa metáfora Platônica comparando-a com a coercibilidade do Direito. O ser humano se mantem na lei pelo medo de ser punido, quando não há mais punição passa a ser infrator.
9- O que é Política? Explique-a por meio do conflito entre mínimo existencial e reserva do possível. É um meio de pluralidade dos homens que procuram harmonizar os interesses da sociedade plural, o mínimo existencial e o conjunto de direitos básicos, sendo que tem que estar dentro da reserva do possível.
10- O homem é um ser político por natureza? Justifique com posições filosóficas. Segundo Aristóteles é iminente do ser humano já vem de dentro dele (Zoom Politikon), já para Hannah Arendt é algo externo que vem da necessidade do homem.
11- Explique as origens filosóficas da separação dos poderes e a sua visão contemporânea. A formação embrionária começou com Locke dividendo os poderes em dois: Legislativo e Executivo, depois Montesquieu adicionou o judiciário (Republicano, monárquico e despótico), depois aprimora a separação de poderes criando o sistema de freios e contrapesos, fazendo os três poderes trabalhar em armonia e autonomia, um limitando o outro.
12- O que é contrato social? Quais os filósofos contratualistas? Você concorda com este tipo de contrato? Contrato social é quando o indivíduo abdicou da sua liberdade em prol do bem coletivo, Hobbes e Locke. Para existir um bem coletivo concordo com esse ponto, que tende de ter sacrifícios.
...