A EFICÁCIA DA MEDIAÇÃO NOS CONFLITOS DE FAMÍLIA
Por: GiFreitas • 23/11/2016 • Monografia • 2.506 Palavras (11 Páginas) • 341 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
SANTO ANDRÉ
2016
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
nome do(s) autor(es) em ordem alfabética
A EFICÁCIA DA MEDIAÇÃO NOS CONFLITOS DE FAMÍLIA
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Anhanguera Unian, como requisito parcial para a obtenção do título de graduado emDireito.
Aprovado em: __/__/____
BANCA EXAMINADORA
Prof(ª). Titulação Nome do Professor(a)
Prof(ª). Titulação Nome do Professor(a)
Prof(ª). Titulação Nome do Professor(a)
Dedico este trabalho ao meu marido que ao meu lado também, conclui este Curso. Meu incentivo maior. “Um ao outro ajudou e a seu companheiro disse: Esforça-te” (Bíblia King James)
AGRADECIMENTOS
Sou grata à Deus, por me permitir crescer na graça e no conhecimento. Ao meu marido,ele, mais do que ninguém compreendeu, assistiu e batalhou lado a lado comigo e juntos estamos nos formando como Operadores do Direito. À minha pérola Jeniffer Priscilla, a razão de tudo o que somos. Aos meus pais pelas orações e apoio total. Aos meus amigos (as) pelo carinho e compreensão.
RESUMO
No sentido de mostrar a eficácia nos litígios familiares sob a forma acolhida pelo novo Código de Processo Civil através do Princípio da Voluntariedade, abrangendo a estrutura Estatal, Operadores do Direito e a Sociedade no aspectoonde as partes se encontram em estado de calamidade psicológica e até mesmo física sobre a influência de uma sociedade contemporânea individualista com princípios e valores corrompidos diante da estrutura que o Estado oferece para o conjunto da obra se tornar eficaz.
Palavras-chave: Mediação; Conflitos; Família; Princípio; Voluntariedade.
ABSTRACT
Deve ser feita a tradução do resumo para a língua estrangeira.
Key-words: Word 1; Word 2; Word 3;Word 4; Word 5.
(Obs.: Siga as mesmas considerações do Resumo)
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 CONCEITO DE MEDIAÇÃO E FAMÍLIA E OS PRINCIPAIS CONFLITOS DE FAMÍLIA
3 TÍTULO DO CAPÍTULO
4 título do TERCEIRO capítulo
CONsiderações finais
REFERÊNCIAS
- INTRODUÇÃO
À luz do novo Código de Processo Civil, o textoapresentado em todo o conteúdo visa a importância da mediação nos conflitos de família e os aspectos optativos no direito para a pacificação de conflitos com resultado eficaz, sabendo que este depende da atuação de um profissional sinceroe capaz com a missão de entender a necessidade da mediação no litígio e inserir parâmetros a qual a Lei não apresenta, apenas regulamenta.
Com destaque para arelevância da atuação dos operadores do direito e do Estado para se fazer valer o Princípio da Voluntariedade, já que depende das partes escolher o caminho da mediação.
Através daconscientização da sociedade em buscar essa medida uma vez que o Estado começou a intervenção no seio familiar na Idade Média, agora cabe a ele oferecer estrutura e marketing para que a vontade das partes sejam manifestas.
Por meio de abordagem dedutiva e documentos diretos e indiretos no tratamento desta instrumentalidade para pacificação de conflitos voltado no âmbito familiar, inicialmente é importante conceituar o significado da mediação, assim como, a família desde os tempos primórdios à atualidade e os geradores de conflitos na sociedade moderna e, também, o sistema patriarcal anulado pela intervenção do Estado que vocacionou o poder de resolver os problemas dos indivíduos desde a Idade Média.
Problema de Pesquisa
O Estado deve oferecer estrutura e marketing para que a vontade das partes sejam manifestas, somando com a atuação dos advogados e juízes em querer aplicar a intenção do legislador ao criar a Lei da mediação a qual visa o desafogamento de tutelas jurisdicionais nas varas de famílias, pacificando assim os conflitos com a possibilidade de manter a comunicação viável até mesmo a restauração familiar, haja visto que um advogado especializado e com conduta interdisciplinar ou advogado que exerça sua função em conjunto com outros profissionais como psicólogos, conseguirá a eficácia da mediação por meio da conscientização, intrínseco a isso está os direitos e deveres e a mudança comportamental que é a ideia do legislador ante a sociedade, transformar conflitos negativos para positivos e incentivar um diálogo pacífico, com a obtenção e cumprimento dos acordos.
Objetivos do Trabalho Geral
A mediação em conflitos de família na forma onde o Estado, o Judiciário, os Operadores do Direito e a Sociedade contribuam para torná-la eficaz.
Específicos:
O conceito de mediação, família e os principais conflitosque levam a dissolução da estrutura familiar. A obtenção da eficácia da mediação nos conflitos de família diante do Princípio da Voluntariedade e, neste sentido, o levantamento do conjunto das ações necessárias do Estado, Operadores do Direito e Sociedade, a fim de que a mediação obtenha resultado eficaz.
Objetivos do trabalho e o problema, devem ser inseridos no contexto da introdução. Sugiro que não disponha os referidos assuntos (problema e objetivos) em formato de tópicos, mas sim em formato de parágrafo contextualizado na introdução.
conceito de mediação e família e os principais conflitos familiares
CONCEITO DE MEDIAÇÃO
Mediare em latim, a qual significa mediar, colocar-se ao meio, na contemporaneidade “é o processo pacífico e não adversarial de ajuste de conflitos” ¹
Não muito diferente dos tempos primórdios, bem antes da intervenção do Estado na Idade Média onde tomou para si o poder de solucionar os conflitos de família, esse contexto será trabalhado mais adiante.
...