A INELEGIBILIDADE E A LEI DA FICHA LIMPA CONFORME A CONSTITUIÇÃO FEDERAL
Por: Elaine Souza Chaves • 26/2/2018 • Projeto de pesquisa • 953 Palavras (4 Páginas) • 598 Visualizações
FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS - FMU
ELAINE DE SOUZA CHAVES FERNANDES
INELEGIBILIDADE E A LEI DA FICHA LIMPA CONFORME A CONSTITUIÇÃO FEDERAL
CURSO DE DIREITO
SÃO PAULO
2016
FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS - FMU
ELAINE DE SOUZA CHAVES FERNANDES
INELEGIBILIDADE E A LEI DA FICHA LIMPA CONFORME A CONSTITUIÇÃO FEDERAL
CURSO DE DIREITO
Projeto de Pesquisa apresentado ao curso de Direito à FMU – Faculdades Metropolitanas Unidas para obtenção do título de Bacharel em Direito, sob orientação do professor Luís Roberto Soares Margato.
SÃO PAULO
2016
ROTEIRO
APRESENTAÇÃO 4
JUSTIFICATIVA 4
PROBLEMATIZAÇÃO e OBJETIVOS DA PESQUISA 4
OBJETIVOS GERAIS 5
OBJETIVOS ESPECÍFICOS 5
REFERENCIAL TEÓRICO 5
METODOLOGIA DE PESQUISA 6
SUMÁRIO PROVISÓRIO 6
CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO 8
REFERENCIAIS DO PROJETO DE PESQUISA 8
APRESENTAÇÃO
Tendo em vista a mobilidade da população nos dias atuais, em se fazer ouvir, torna-se necessário analisar a inelegibilidade trazida pela Lei Complementar nº 135/2010 que alterou a Lei Complementar no 64/90 e avaliar o impacto dessa alteração na atividade eleitoral ativa. Será abordado no trabalho as áreas do Direito Constitucional, Direito Eleitoral e Direito processual Eleitoral.
JUSTIFICATIVA
Discutir a inelegibilidade justifica-se pela necessidade de rever o impacto na atividade política. Para tanto é necessário compreender o conceito de inelegibilidade e apresentar sua abordagem no meio eleitoral afim de garantir maior controle sobre o candidato. Os eleitores poderão vislumbrar um novo cenário no sistema eleitoral, a partir de mudanças da postura das organizações políticas, com base na implantação de medidas eficazes da justiça eleitoral. Assim o presente trabalho partirá da necessidade de entender os diferentes aspectos da inelegibilidade para a manutenção das organizações políticas e o exercício da cidadania.
PROBLEMATIZAÇÃO e OBJETIVOS DA PESQUISA
A pesquisa visa identificar a inelegibilidade como instituto protetor da probidade administrativa e a legitimidade do sufrágio contra o poder econômico e o abuso do exercício de função prevista no § 90, do artigo 14 da Constituição Federal.
A pesquisa aqui proposta pretende responder precisamente as seguintes questões:
- Quais os mudanças da Lei da Ficha Limpa dentro da Lei das Inelegibilidades?
- Para que serve a desincompatibilização?
- Qual a regra para aplicação da Lei Eleitoral?
OBJETIVOS GERAIS
Compreender o fundamento e os fatos que justificam o instituto da inelegibilidade.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Apresentar os aspectos relevantes da Lei Complementar 135/10 que alterou a Lei das inelegibilidades e
- O posicionamento dos órgão judiciais acerca da referida lei.
REFERENCIAL TEÓRICO
Conforme entendimento doutrinário a inelegibilidade é uma condição negativa da capacidade eleitoral passiva e que se subdivide em inelegibilidade absoluta e relativa. Ocorre a inelegibilidade na falta de qualquer uma das condições inseridas na Constituição Federal. O legislador previu também no texto constitucional a criação de lei complementar para tratar do assunto.
A Lei complementar no 135/2010, conhecida popularmente como a Lei da Ficha Limpa alterou a Lei das Inelegibilidades no 64/90 para incluir novas categorias de inelegibilidades, como também o tempo para o candidato voltar a se tornar elegível.
METODOLOGIA DE PESQUISA
Para o desenvolvimento da presente pesquisa o método de abordagem a ser utilizado será o bibliográfico, analisando casos do cotidiano. O método de procedimento a ser utilizado será o dissertativo-argumentativo. A metodologia adotada se baseia na pesquisa teórica acerca das inelegibilidade, através da análise das fontes do direito tais como legislação constitucional e infraconstitucional, doutrinas e jurisprudências.
...