A INTELIGÊNCIA POLICIAL NA PREVENÇÃO E REPRESSÃO AO CRIME ORGANIZADO
Por: drochafilho • 6/1/2023 • Artigo • 12.778 Palavras (52 Páginas) • 131 Visualizações
[pic 1][pic 2]
PÓS-GRADUAÇÃO EM INTELIGÊNCIA POLICIAL E PENITENCIÁRIA
A INTELIGÊNCIA POLICIAL NA PREVENÇÃO E REPRESSÃO AO CRIME ORGANIZADO
Trabalho de conclusão de Curso Pós-graduação em Inteligência Policial e Penitenciária.
RESUMO
O presente trabalho identifica-se pela análise da atividade de Inteligência na prevenção e repressão ao crime organizado. Procura-se mostrar a importância da ação da Inteligência mediante a crescente onda de criminalidade no país, além de mecanismos que podem colaborar com o aumento da sensação de segurança e dinamizar a prestação deste serviço. São citadas também as leis que foram criadas, na tentativa de amenizar o problema, mas que não atingiram o seu objetivo, por exemplo, a Lei nº 9.034/95, originalmente italiana, não foi elaborada para a realidade brasileira de forma satisfatória. Baseando-se nos ensinamentos de diversos autores, utilizando metodologias do trabalho científico e levantamento documental e bibliográfico sobre os assuntos pertinentes ao trabalho científico, este escrito contextualiza a realidade do serviço de Inteligência mediante a problemática do crime organizado cada vez mais complexo e diverso, onde aponta-se como solução, junto aos meios repressivos, a política de prevenção através de mecanismos de cooperação, coordenação e controle, que promova a cooperação entre os diversos órgãos atuantes na área.
PALAVRAS-CHAVES: Inteligência. Crime organizado.
ABSTRAT
This final paper is identified by analysis of the intelligence activities in the prevention and repression of organized crime. Attempts to show the importance of the action of intelligence by the rising tide of crime in the country, as well as mechanisms that may contribute to the increased sense of security and streamline the provision of this service. Also cited are the laws that were created in an attempt to ameninar the problem, but have not reached your goal, for example, Law No. 9.034/95, originally Italian, was not prepared for the Brazilian reality satisfactorily. Based on the teachings of several authors using methods of scientific study and survey documents and publications on issues relevant to scientific work , this writing contextualizes the reality of the intelligence service by the problem of organized crime increasingly complex and diverse , where shows up as a solution , together with repressive means , prevention policy through mechanisms of cooperation, coordination and control, which promotes cooperation between the various agencies working in the area .
KEYWORDS : Intelligence . Organized crime.
4[pic 3]
SUMÁRIO
- Introdução 5
- Diferenças entre Inteligência Policial e Investigação Policial 7
- O Crime Organizado 10
3.1 O Estado Paralelo 16
3.2 A Lei do Combate ao Crime Organizado 18
- Atividade de Inteligência Brasileira 23
- A Importância da Inteligência 27
- A Inteligência no Combate ao Crime Organizado 28
- Considerações Finais 33
- Referências 36
. INTRODUÇÃO
Ao analisar a situação atual, no referente à segurança pública, onde figura-se o aumento da criminalidade em que os delinquentes buscam cada vez mais aperfeiçoar os seus modos de ação para realizar atos criminosos, sempre procurando novos métodos para dificultar o trabalho da policia, aliado à falta de controle da violência motivada por diversos fatores entre eles o sucateamento das instituições policiais ao longo dos tempos, fez com que as instituições policiais buscassem novas soluções na tentativa de conter ou pelo menos amenizar a problemática de segurança diante da população.
Nos últimos anos a sociedade brasileira vem sofrendo com maior intensidade as ações das organizações criminosas em virtude das constantes ondas de violência contra patrimônios e pessoas, de forma que causa medo em todos, deixando uma sensação de insegurança principalmente nos grandes centros urbanos. Percebeu-se também como a globalização contribuiu de forma negativa para a proliferação do crime organizado, que se expandiu para todas as regiões brasileiras, em face da ausência de políticas sérias e centradas no real controle dessa espécie de criminalidade.
Como fator contribuinte para o combate à violência, com atenção especial aos crimes de alta complexidade, nos dias atuais a atividade de inteligência policial é de fundamental importância para a sobrevivência que qualquer empresa, instituição seja ela pública ou privada, ou nação. Os Estados Unidos, por exemplo, usam abundantemente este serviço e monitoram o mundo com objetivo de se resguardar de ataques terroristas, enquanto que as empresas usam nas suas estratégias para sobressair sobre as concorrentes ou identificar possíveis infratores dentro de sua organização.
Em virtude deste contexto se exige uma resposta efetiva e proativa dos órgãos que compõe o sistema de segurança pública, através de planos e políticas que incentivem as ações de Inteligência policial como forma de prevenção e repressão aos diversos crimes em questão.
Visando analisar a importância da inteligência policial na prevenção e repressão ao crime organizado, a qual preconiza a produção de conhecimentos e dados, bem como a salvaguarda destes, para elaboração de planos táticos e estratégicos, esta produção apresenta objetos que norteiam o trabalho de inteligência abrangendo seus diversos aspectos, relacionando os principais órgãos governamentais, suas incumbências e áreas de atuação.
...