A Ilegalidade Do Flagrante Decorrente Da Violação De Domicílio Nos Crimes De Tráfico De Entorpecentes
Por: tocley • 23/6/2023 • Trabalho acadêmico • 2.606 Palavras (11 Páginas) • 64 Visualizações
[pic 1]
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA - UNINTA
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, JURÍDICAS, SOCIAIS E APLICADAS
CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO
WENER GLEISON FELIPE SAGRADO
A ILEGALIDADE DO FLAGRANTE DECORRENTE DA VIOLAÇÃO DE DOMICÍLIO NOS CRIMES DE TRÁFICO DE ENTORPECENTES
SOBRAL
2023
WENER GLEISON FELIPE SAGRADO
A ILEGALIDADE DO FLAGRANTE DECORRENTE DA VIOLAÇÃO DE DOMICÍLIO NOS CRIMES DE TRÁFICO DE ENTORPECENTES
Projeto de Pesquisa apresentado ao Curso de Bacharelado em Direito do Centro Universitário INTA - UNINTA, como requisito parcial para a elaboração da monografia no Curso de Bacharelado em Direito.
Área de Concentração: Processo Penal e Lei
Linha de Pesquisa: Direito Processual Penal
Orientador de Conteúdo: Prof. Dr. Alexandre Pinto Moreira
Orientador(a) Metodológico(a): Profa. Me. Talita Silva Bezerra
SOBRAL
2023
WENER GLEISON FELIPE SAGRADO
A ILEGALIDADE DO FLAGRANTE DECORRENTE DA VIOLAÇÃO DE DOMICÍLIO NOS CRIMES DE TRÁFICO DE ENTORPECENTES
Projeto apresentado ao Curso de Direito do Centro Universitário INTA - UNINTA, como requisito parcial para a elaboração da monografia no Curso de Bacharelado em Direito.
RESULTADO: ________________________________
Sobral, _______ de ______________ de ________.
__________________________________________
1º Avaliador
__________________________________________
2º Avaliador
__________________________________________
Orientador
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 26
1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA E PROBLEMA DE PESQUISA 26
1.2 JUSTIFICATIVA 26
1.3 OBJETIVOS 26
1.3.1 Objetivo Geral 26
1.3.2 Objetivos Específicos 27
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 27
3 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS 27
4 PROPOSTA DE SUMÁRIO 28
5 CRONOGRAMA .....................................................................................................29
REFERÊNCIAS 30
APÊNDICE 32
ANEXO 33
1 INTRODUÇÃO
1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA E PROBLEMA DE PESQUISA
O presente projeto de pesquisa visa analisar a problemática que gira em torno das prisões em flagrante que decorrem da invasão de domicílio nos crimes de tráfico de entorpecentes e, a consequente mitigação do princípio da inviolabilidade do domicílio.
É cediço que no Brasil as irregularidades com relação ao flagrante delito acontecem com frequência, principalmente em localidades periféricas como favelas ou bairros pobres, tendo em vista que se trata da parcela mais afetada da população, pelo fato de se encontrarem mais vulneráveis à submissão para o tráfico de drogas. Entre as partes mais afetadas, têm-se na sua maioria os jovens que atuam na destinação final da droga.
No tocante às invasões de domicílio, tal fenômeno ocorre nos casos em que os servidores públicos adentram de maneira arbitrária e sem autorização alguma no domicílio dos suspeitos, se valendo de argumentos supérfluos como fuga, denúncia anônima entre outras, onde nas quais existe lastro probatório mínimo para a instauração do procedimento administrativo do Inquérito Policial.
Tais ilegalidades ocorrem em total descompasso com os princípios norteadores do Processo Penal, ferindo de morte as garantias constitucionais que visam combater as arbitrariedades estatais que possam vir a causar insegurança jurídica aos cidadãos.
Nesse sentido, está aberração jurídica que ocorre de maneira costumeira, tem uma grande influência da mídia, pois, aos olhos dela, quem defende que seja aplicada à risca as regras e princípios processuais penais e constitucionais, está de alguma forma querendo burocratizar a atividade policial e compactuando com o crime em comento,entretanto, não se trata de pugnar pela impunidade, se trata em zelar por direitos que demoraram anos para serem estabelecidos à sociedade, para que os preceitos constitucionais e processuais penais sejam devidamente respeitados e, aplicadas sem distinção.
Dessa forma, busca-se entender e posteriormente trazer uma análise minuciosa das decisões dosTribunais Superiores, que já vêm consolidando em sua jurisprudência,decisões favoráveis a Habeas corpus e Revogação de Prisão, argumentando da maneira mais constitucional possível que os policiais não podem agir a margem da Constituição Federal. De tal maneira que o objetivo do combate ao crime, não justifica a violação da garantia constitucional da inviolabilidade do domicílio, do mesmo modo aplicando-se a apreensão de drogas e armas não legitima a ação policial à margem da Constituição.
Dito isto, analisar-se-á as decisões que o Superior Tribunal de Justiça vem tomando como forma de coibir estas irregularidades, objetivando encontrar a devida proporcionalidade entre os determinados procedimentos feitos pelas autoridades e os institutos constitucionais, visando ponderar a questão da necessidade, adequação e proporcionalidade, no tocante às buscas e apreensões feitas decorrentes de crimes de tráfico de entorpecentes.
Analisar-se-á o direito material acerca do tema sob a lupa da Constituição Federal e os problemas Processuais Penais pelas seguintes indagações: quais os males dessas irregularidades para o ordenamento jurídico Brasileiro? Até que ponto se pode relativizar um direito constitucional em prol da sede pelo encarceramento? Quais os reflexos dessas decisões nos Tribunais Superiores?Sob qual perspectiva é possível ocorrer buscas domiciliares em crimes envolvendo entorpecentes sem lesão à inviolabilidade de domicílio?
...