A Inscrição Na OAB - Ética
Por: Belanina13 • 14/10/2020 • Pesquisas Acadêmicas • 450 Palavras (2 Páginas) • 134 Visualizações
INSCRIÇÃO NA OAB
Requisito:
1. Capacidade civil
2. Diploma ou certidão de conclusão de curso, se com a certidão tem que juntar junto copia autenticada do histórico escolar.
3. Título de eleitor e quitação de serviço militar.
4. Aprovação no exame da Ordem.
5. Não exercer atividade incompatível. (ex: funcionário do judiciário, policial, militar na ativa, diretor ou gerente de instituição financeira).
6. Idoneidade moral (não ter sido condenado pela prática de crime infamante, salvo se foi condenado e se reabilitou). Quem é inidôneo não se inscreve. (quando você vai se inscrever na OAB seu nome vai para o diário oficial – diário eletrônico da OAB, onde qualquer um pode impugnar a inscrição e pedir a declaração de inidoneidade moral de um candidato, só não pode ser anônimo, em ocorrendo suspende a inscrição, o pedido de declaração de inidoneidade moral é incidental ao pedido de inscrição, o quórum para indeferir por inidoneidade é de 2/3 – cabe recurso para Conselho Federal).
7. Compromisso perante o conselho seccional – é solene, formal e personalíssimo.
Está é a inscrição principal que é feita na sede do domicílio profissional (onde ele vai trabalhar), se não sabe onde vai trabalhar pode ser no domicílio da pessoa física.
Com a inscrição principal pode advogar em qualquer estado até 5 causas por anos, mais de 5 tem que requerer a inscrição suplementar.
Cancelamento
É interrupção definitiva da inscrição, decorrente de 5 causas:
1. Pedido do advogado.
2. Exclusão.
3. Falecimento.
4. Incompatibilidade definitiva (ex: juiz).
5. Perda de requisito de inscrição.
Caso queira requerer novamente a inscrição, não precisa fazer novo exame de ordem, basta fazer uma nova inscrição.
Licenciamento
É a interrupção temporária da inscrição, tem 3 hipóteses:
1. Pedido justificado do advogado (ex: vou ficar 3 anos em Portugal), mantem a inscrição e continua sendo advogado, só não pode advogar neste período.
2. Incompatibilidade temporária (Chefe do executivo, Ex: Temer quando era vice-presidente ou presidente não podia ser advogado neste período, sua inscrição estava licenciada.
3. Doença mental curável.
Advogado estrangeiro
Advogado estrangeiro pode prestar consultoria sobre a legislação do seu país de origem – precisa fazer uma inscrição que autoriza ele a dar consultoria, essa inscrição tem carácter precário com prazo de validade de 3 anos, renovável por igual período, quantas vezes quiser – vai ter um número da OAB para dar consultoria, tem o final S.
Caso o advogado estrangeiro queira advogar no Brasil, deverá validar seu diploma
...