A PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ ESCOLA DE DIREITO
Por: juliacv2000 • 13/6/2022 • Trabalho acadêmico • 797 Palavras (4 Páginas) • 94 Visualizações
[pic 1]
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ
ESCOLA DE DIREITO – CAMPUS CURITIBA
TDE – PROCESSO PENAL II
FILME “O SEGREDO”
Júlia Camargo Vecchi
6° Período A
Perguntas:
1.De que trata o filme?
O filme The Chamber retrata a história de um advogado que luta para salvar um homem, integrante da Ku Kux Klan condenado a pena de morte pelo crime de explodir com uma bomba um edifício que ocasionou na morte de duas crianças e na amputação das pernas de um homem adulto judeu. O advogado, Adam, corre contra o tempo na interposição de diversos recursos para tentar ajudar Sam, o condenado e que também é seu avô, enquanto acaba descobrindo histórias de sua família e que poderiam ter ajudado o caso se utilizadas com antecedência. No fim Adam perde todos os recursos que interpõe mesmo com a ajuda de Nara, o que resulta na execução de Sam na câmara de gás.
2.Por qual crime foi acusado Sam Cayhall?
Sam Cayhall foi acusado e condenado por ter supostamente implantado uma bomba em um edifício que explodiu e ocasionou na morte de duas crianças judias e na amputação das pernas de um homem, pai das crianças, que também era judeu.
3.Sam Cayhall cometeu o(s) crime(s) pelo(s) qual(is) era acusado? Comente.
Não, Sam Cayhall foi apenas cumplice do crime, não desenvolveu a bomba, não queria ter matado aquelas crianças, e em uma cena específica da a entender que nem contato direto com a bomba teve, porém para proteger aqueles que considerava “seu povo” acabou assumindo como crime próprio sem entregar o verdadeiro culpado e quem arquitetou tudo.
4. Por qual motivo Adam Hall visa recorrer da condenação imposta a Sam Cayhall? Ele obtém sucesso em seu recurso?
Adam Hall entra com quatro recursos, o primeiro deles é baseado na fundamentação de que o réu teve uma assistência jurídica ineficaz; o segundo é em relação ao método de execução utilizado, que seria um método cruel e incomum já determinado inclusive pelo estado de Mississipi no ano de 1984, ressalto que o próprio réu alerta Adam que isso só valeria para os condenados após a decisão, mas o advogado tenta o recurso mesmo assim; o terceiro recurso tentado por Adam é alegando a insanidade de Sam, inclusive com atestado psiquiátrico, porém é derrubado com o testemunho do guarda que acompanha o réu no período preso, o quarto e ultimo recurso formalmente impetrado pelo advogado é baseado em circunstâncias atenuantes que seria Sam Cayhall ter crescido num mundo em que aquela intolerância era normal, a maldade era seu dia-a-dia. Um quinto recurso seria a clemência ao governador que desde o início Sam deixou registrado que não queria. Todos os recursos foram negados levando a condenação e execução de Sam Cayhall.
5. Se você fosse advogado de Sam Cayhall, qual seria sua estratégia de defesa para evitar sua execução?
Como advogada de defesa de Sam, utilizando os princípios do Direito Penal Brasileiro visto que tenho pouco conhecimento quanto ao sistema dos Estados Unidos, primeiramente desenvolveria a tese de que assim como depoimentos dados pela filha de Sam e pelo baixo conhecimento demonstrado pelo réu fica clara ao menos uma coautoria do crime, sendo apenas o cumplice, visto que o acusado não tinha saber técnico para o desenvolvimento da bomba utilizada e era pouco habilidoso conforme relatou sua filha. Iria solicitar a suspensão da execução para a realização de produção de novas provas, trazendo a prova testemunhal da filha falando da pouca habilidade do pai e novo interrogatório ao acusado fazendo as perguntas técnicas que o mesmo não demonstrava saber, como Adam faz no filme em uma cena em que estão os dois na biblioteca falando sobre a bomba e fica claro que não foi Sam que a desenvolveu e que muito provavelmente não tenha nem tido contato direto com a bomba visto que não sabia que se tratava de uma bomba com cronometro e não de rastilho.
...