TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Peça de Pratica Penal

Por:   •  2/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  980 Palavras (4 Páginas)  •  74 Visualizações

Página 1 de 4

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DO ... JUIZADO ESPECIAL CRIMINAL DA COMARCA DE NITERÓI DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.

PEDRO, Nacionalidade, Estado Civil, Engenheiro, inscrito no CPF sob N° ..., RG N° ..., Residente e Domiciliado na ..., Bairro ..., CEP ..., na Cidade De..., vem, respeitosamente, a presença de Vossa Excelência, por intermédio de sua Advogada que esta subscreve, com Procuração Com Poderes Especiais (folha...), por exigência do Artigo 44 do CPP, oferecer:

QUEIXA-CRIME

Com fundamento no Artigo 100, § 2°, do Código Penal, Artigos 30, 41, 44 do Código de Processo Penal, contra HELENA, Nacionalidade, Estado Civil, Profissão, inscrita no CPF sob N° ..., RG N° ..., Residente e Domiciliada na Rua, N°..., Praia Icaraí- Niterói, CEP ..., Rio de Janeiro, pelos fatos e fundamentos a seguir.

I – DOS FATOS

O Querelante é Engenheiro e trabalha em uma conceituada empresa do ramo da construção civil. Como qualquer outra pessoa, ele possui perfil em rede social, usa a ferramenta para relacionar-se com amigos, parentes e para contato profissional.

Ocorre que no dia 19/04/16 o Querelante, por circunstâncias do seu aniversário, estava muito feliz e, resolveu fazer uma postagem, uma publicação festiva, dizendo que comemoraria o seu aniversário na presença de parentes e amigos. De acordo com a postagem, a comemoração ocorreria naquele mesmo dia, em uma tradicional churrascaria de Niterói - RJ.

Na lista de contatos, na rede social do Querelante, está também Helena, Doravante Querelada, ela é vizinha da vítima e ostenta o título de Ex-Namorada.  A Querelada imbuída do sentimento de ofensa e, não contente com a simples visualização, resolveu disparar contra o Querelante agressões morais e indecorosas tais como: “Não sei o motivo da comemoração, já que Pedro (a vítima) não passa de um idiota, bêbado, porco, irresponsável e sem vergonha”, levando o Querelante a um constrangimento incalculável perante parentes e amigos.

A Querelada não satisfeita com as ofensas disse ainda mais (utilizando-se da rede mundial de computadores): “Ele trabalha todo dia bêbado e vestindo saia”.


Ela ainda afirma ter ciência e disse com riquezas de detalhes que: No dia 10 do mês anterior o Querelante encontrava-se bêbado cambaleando pelas ruas do Rio de Janeiro e afirma que a vítima estava tão embriagada que a empresa onde ele trabalha teve que chamar uma ambulância para socorrê-lo.  No momento da publicação, momento este no qual à Querelada lança todas essas ofensas contra a honra e imagem do Querelante, ele encontrava-se com seu equipamento eletrônico em mãos e pode acompanhar em tempo real a aviltante publicação, a vítima neste exato momento estava acompanhada de seus amigos Marcos, Miguel e Manuel (todos já qualificados no rol de testemunhas do ofendido). Muito envergonhado o querelante perdera todo ânimo de fazer a sua festa.  Não restou outra opção para o Querelante a não ser ir à Delegacia de Repressão a crimes de informática e fazer uma Notícia Crime.

II – DO DIREITO.

Em consonância com o Art. 103 codificação Penal Brasileira, salvo disposição em contrário, o ofendido decai do direito de queixa ou de representação se não o exerce dentro do prazo de seis meses, contado DO DIA EM QUE VEIO A SABER QUEM É O AUTOR DO CRIME, ou, no caso do § 3° Art. 100 deste código, do dia em que se esgota o prazo para oferecimento da Denúncia.

Desta forma é possível o oferecimento da Queixa-crime pois encontra-se dentro do prazo legal de seis meses do dia do conhecimento da Autoria do Delito, que ocorreu em 19/04/2016 como menciona o fato narrado com fulcro no ART 10 do Código Penal, com término no dia 18/10/2016 (último dia) para propositura da Ação Penal Privada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (94.7 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com