A Psicologia juridica
Por: Fabricio Fabricio • 12/3/2016 • Resenha • 7.134 Palavras (29 Páginas) • 280 Visualizações
Psicologia Jurídica – psicojur@zipmail.com.br
Aula 01-26/08/2014
Leitura de Apoio:Pg.09 até 15+Pg.19(Int.à psico.)/Pg.422 a 425(Psicologia)-Mód.Personalidade
SLIDE AULA 1
Senso Comum
Ele não tem a pretensão de ser certo ou errado;varia de cada um.É o saber que nasce da experiência cotidiana,da vida em sociedade.É adquirido de forma espontânea,através do contato com os outros,as situações e os objetos que nos rodeiam.
Características do Senso Comum:
1-empírico:deriva direto das experiências,não há elaboração racional dos dados colhidos da experiência;
2-acrítico:não se interroga se é verdade ou mentira sobre os dados,não se pergunta sobre os erros;
3-ametódico:não segue regras formais.
As ciências e a Psicologia científica
É uma atividade reflexiva,onde busca compreender,elucidar e alterar o cotidianos a partir de estudos sistemáticos;é também um conjunto de conhecimentos sobre fatos ou aspectos da realidade expressa por linguagem precisa e rigorosa;aspira também objetividade para uma melhor compreensão e os conhecimentos são obtidos de forma sistemática,controlada para verificação da sua validade.
Características das Ciências
.objeto específico(o campo que irá atuar;ex:direito,sociologia,antropologia...)
.linguagem específica dentro da psicologia
.métodos e técnicas
.objetividade
.processo cumulativo
Origem da Psicologia
Parte da Grécia antiga com a preocupação dos gregos com as coisas do espírito,como a filosofia e a arte.
.Sócrates(469-399 aC):preocupação com o limite que separa os homens dos animais.Papel da razão como atributo essencialmente humano.
.Platão(427-347 aC):procurou definir um lugar para a razão no corpo humano.Este lugar seria a cabeça,onde se encontra a alma,que seria,por sua vez,separada do corpo.
.Aristóteles(384-322 aC):postulava que alma e corpo não podiam ser dissociados.Elaborou o que se considera o primeiro tratado de psicologia,o Da Anima,que estuda as diferenças entre razão,percepção e sensação.
Fundador da psicologia científica
Em 1879,Wilhelm Wundt,cria o primeiro laboratório de psicologia,na Universidade de Leipzig,na Alemanha.Ele delimitou o campo de estudo(diferenciando-a da Filosofia e da Fisiologia),definiu o objeto de estudo(que eram,na época,as sensações e os sentimentos),formulou os métodos de estudo e as teorias de conhecimento na área.
Wundt deu importância à atenção.Para ele,a atenção é ativamente controlada por intenções e motivações,assim como ela controla outros processos psicológicos como percepções,pensamentos e memórias.
Titchener já defendia que a análise de experiências complexas(Moléuculas)deveria ser relacionada a compenentes mais simples(átomos).Ele argumentava que a psicologia deveria identificar tais sensações e mostrar como elas poderiam ser integradas.Essa abordagem se chamou estruturalismo. (Wundt e Titchener-Estruturalismo)
Contrariando o estruturalismo,William James defendia que os “átomos” de Titchener não existiam na vida real,ou seja,as percepções e sensações fluíam constantemente fazendo associações,revendo experiências etc.Nascia aqui o funcionalismo.
Após o estruturalismo e o funcionalismo,surgiu-se o Behaviorismo pelo americano John Watson.Essa área se inspirou no desenvolvimento das ciências naturais da época(através dos experimentos de Ivan Pavlov e B.F Skinner)e seu objeto de estudo era o COMPORTAMENTO,rejeitando os fenômenos mentais,sensações,ideias e a introspecção como métodos e valorações de experimentos.
O experimento de Pavlov era o condicionamento respondente através de estímulos visuais e sonoros:
.comportamento reflexo:respostas involuntárias produzidas por estímulos do ambiente(contração de pupilas,salivação etc.)
.resposta incondicionada:comportamentos que independem de aprendizagem.ex:salivação ao ver comida gostosa.
.resposta condicionada:comportamento aprendido:ex:salivação ao ouvir som ou luz.
O experimento de Skinner era semelhante,mas era o condicionamento operante(ou reforçado),ou seja,a cobaia recebia recompensas ou punições após os estímulos.
.Reforço positivo:todo evento que aumenta a probabilidade futura do comportamento que produz o evento(ex:oferecimento de gotas de água ao rato diante da pressão da barra).
.Reforço negativo:todo evento que aumenta a probabilidade futura do comportamento que remove ou atenua o evento(ex:remoção de choques no assoalho diante de pressão da barra).
Aula 02-09/09/2014
Gestalt
Foi um movimento de origem alemã,representado por Wertheimer,Kohler e Koffka,no início do século XX.Ele nasceu como oposição ao behaviorismo que subestimava o papel do invidívduo,nos processos de percepção e aprendizagem.A palavra alemã “gestalt” significa o todo,a estrutura,a forma,a organização.Seu objeto de estudo é o processo psicológico da percepção e a utilização do método da introspecção e da relação entre o todo e a parte.
Psicanálise
Criada por Sigmund Freud no início do século XX estava insatisfeito quanto aos procedimentos médicos tradicionais no tratamento das desordens mentais.Seu objeto de estudo era o inconsciente e valorizava a motivação inconsciente para o comportamento e da primeira infância na formação da personalidade.
As psicologias
.diversidade de objetos da psicologia(comportamento[behaviorismo],processos mentais da consciência[estruturalismo e funcionalismo],inconsciente[psicanálise]);
.diversidade de áreas de estudo(psicologia do desenvolvimento,psicologia da aprendiza-gem,psicologia social,psicometria[elaboração de testes] etc.);
.diversidade de campos de atuação(clínica,educação,organizações,hospitalar,jurídica etc.)
A psicologia moderna pode ser definida como estudo científico do comportamento e dos processos mentais.
Comportamento-aquilo que caracteriza as ações humanas como falar,caminhar,ler,escrever,nadar etc.
Processos mentais-são experiências internas como sentimentos,lembranças,afetos,desejos e sonhos.
Fenômenos psicológicos
São processos que acontecem no nosso interior e que são construídos durante a nossa vida,constituindo a nossa subjetividade.
...