A RESENHA DE TEMA DE REDAÇÃO
Por: Ridejania Ferreira da Silva • 16/4/2021 • Resenha • 344 Palavras (2 Páginas) • 101 Visualizações
Ao se falar sobre a inserção do Brasil no âmbito de segurança internacional é importante entender alguns aspectos que envolvem essa temática. Nesse contexto, pode-se discutir as principais instancias e mecanismos por meio dos quais se dá a participação do país nos esforços de enfrentamento ao terrorismo; na cooperação para o enfrentamento ao crime organizado transnacional, bem como frente aos crimes cibernéticos.
Em primeiro lugar, é preciso analisar o terrorismo como uma adversidade que reflete suas consequências a nível global. Nessa perspectiva, destaca-se a importância de uma integração na segurança internacional, garantindo meios e ferramentas para combater atentados terroristas. No Brasil, o Tratado Internacional de Direitos Humanos visa reprimir e submeter ao Tribunal Penal Internacional crimes cometidos contra a humanidade, como por exemplo, o genocídio.
Cumpre, ainda, destacar o crime organizado transnacional como um problema atuante na sociedade. Assim, a Constituição Federal de 1988 prevê a Polícia Federal como o principal órgão público competente para apurar e reprimir os ilícitos praticados envolvendo a transnacionalidade. Consequentemente, necessita-se de cooperação entre os órgãos de segurança pública nacional e internacional, tendo em vista que a troca de informação e organização é fundamental no combate a esse tipo de crime.
Ademais, vale ressaltar a preocupação com o frequente crescimento dos crimes cibernéticos. Isso porque a globalização e o avanço dos meios de comunicação possibilitaram essa modalidade de infração no âmbito internacional, tais como: tráfico de pessoas, venda de órgãos, pornografia infantil etc. Diante desse panorama, há ferramentas que pode auxiliar na intervenção e investigação dessa modalidade de crime, como por exemplo, a infiltração de agentes disfarçados no mundo cibernético no intuito de colher informações necessárias para identificação dos envolvidos.
A partir das considerações feitas, fica evidente que o terrorismo deve ser encarado como um problema no âmbito internacional, assim como as ferramentas necessárias ao crime organizado transnacional e os mecanismos para prevenir e reprimir os crimes cibernéticos.
...