A Reforma Previdência
Por: Ana Macedo • 8/4/2021 • Seminário • 962 Palavras (4 Páginas) • 98 Visualizações
Imecap Hair - estratégia e posicionamento da marca
Recife
2020
Introdução
Problemas com a queda capilar estão entre os fatores que mais aterrorizam homens e mulheres. E, a cada dia surgem no mercado novas marcas com ingredientes capazes de resolverem o problema que se torna cada vez mais comum.
Alguns fatores estão diretamente ligados ao problema da queda capilar. São eles: estresse, má alimentação, produtos químicos e afins. Isso mostra uma oportunidade de crescimento no seguimento haja vista que a vida cotidiana da grande maioria das pessoas esta ligada a pelo menos um fator mencionado.
Diante disso, o mercado apresenta importante crescimento no seguimento, crescendo em torno de 12% - MAT 08/2019 X MAT 08/2020 (unds). O mercado hoje é composto por quase 500 marcas dentre as quais existem várias apresentações e preços distintos. Esses dados mostram o quão vantajoso é apostar nesse seguimento.
Com tantos concorrentes, é preciso saber é o perfil de público do nosso produto, os drivers na decisão de compra, o nosso posicionamento no mercado e o Market Share no segmento.
Dados da Pesquisa
Produto: Imecap® Hair
Categoria: Linha Consumo ( OTC)
Empresa: FQM|DIVCOM
Objetivo do estudo: identificar o porque da troca da marca no PDV.
Público alvo: Homens/Mulheres: 32 a 51 anos;
Características:
Geográfica – Brasil
Demográfica- 32 à 51 anos
Psicográfica – Homens / preocupados caom a a saude capilar.
Sócio cultural - Classes Sociais ABC
Benefício – Homens / Mulheres que precisam resgatar seu bem estar e reconquistar sua autoestima, abalda pela queda dos cabelos.
Mercado: Nutricomsmeticos ( OTC)
Nicho: homens e mulheres com problemas com queda capilar.
Geração Atual: X e Novo público: Y
Fatores de Consumo
Fatores internos que influenciam o consumo:
As pessoas estão cada vez mais preocupadas com bem estar pessoal. E nada como deixar a autoestima baixa do que um cabelo que apresenta queda excessiva e que possua pouca vitalidade. Pensando nisso, várias indústrias investem milhões em estudos e pesquisas para lançar anualmente produtos que possam resolver este problema. Nesse segmento, exstem dois públicos destaque:
Geração X – Geralmente os consumidores do Imecap Hair são adeptos do consumo que gera status, na qual escolhem os produtos de marcas consagradas.
Geração Y – Buscam sempre novas tecnologias, são questionadores e globais. Não têm interesse em marcas ou posses, mas em experiências e facilidades.
Fatores externos que influenciam o consumo:
Levando em consideração às caracteristicas das gerações, ambas possuem o perfil desejado para marca. Na geração X exista a fidelização e a identificação com o produto proposto diante dos resultados apresentados. Na Y, existe sempre a possibilidade de troca por algo mais inovador, que agregue valores à marca, como marca cultrefree, sustentável..
Geração X
- Midia agressiva.
- Resultados comprovados atraves de pesquisas.
- Indicação – colegas, médico e grupo de trabalho.
- Credibilidade da marca.
- Indicação por gerentes e balconistas de grandes redes.
Geração Y
- Preço
- Midia agressiva.
- Valores atrealdos à marca: cultefree, sustentável, programas sociais.
- Indicação – amigos de faculdade, trabalho, familia.
- Troca por produtos “novos” no mercado – desejo de experimentar novas experiências.
Cauda longa
Utilizar o conceito de cauda longa para a marca se aplica, dando um foco em palavras chave ( queda de cabelo, cabelo, queda capilar e etc..), otimizando as buscas nos variados perfis de produto pra beleza e tratamento capilar.
Direcionar o texto para um público mais aberto ao novo, como termos mais simples também ajuda na busca e entendimento do produto.
Outras ações:
Intensificar venda em market place para diminuir custos;
Desenvolver a mentalidade do nicho criando algum diferencial regional para quando o produto for comprado por uma recifense (embalagem, preço, desconto próxima compra...)
Lançar no mercado o produto e as combinações de itens acima para ver como os consumidores irão reagir.
Novos Produtos
Para o lançamento de novos produtos é preciso descobrir como o consumidor se identifica com a marca. Tudo isso para não perder o MK conquistado. Hoje, a marca é detendora de quase 16% num mercado de quase 500 marcas.
1 – Identificar os motivos da troca da marca no ponto de venda: está ligado a fatores como preço, posicionamento do concorrente, troca por balconistas e gerentes.
2 – Método de pesquisa: Levantamento de dados através de relatórios mensais de demanda por rede de farmácia disponibilizado.
...