TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Reforma Previdência

Por:   •  8/4/2021  •  Seminário  •  962 Palavras (4 Páginas)  •  98 Visualizações

Página 1 de 4


               

 Imecap Hair - estratégia e posicionamento da marca

                

Recife

2020

Introdução

Problemas com a queda capilar estão entre os fatores que mais aterrorizam homens e mulheres. E, a cada dia surgem no mercado novas marcas com ingredientes capazes de resolverem o problema que se torna cada vez mais comum.

Alguns fatores estão diretamente ligados ao problema da queda capilar. São eles: estresse, má alimentação, produtos químicos e afins. Isso mostra uma oportunidade de crescimento no seguimento haja vista que a vida cotidiana da grande maioria das pessoas esta ligada a pelo menos um fator mencionado.  

Diante disso, o mercado apresenta importante crescimento no seguimento, crescendo em torno de 12% - MAT 08/2019 X MAT 08/2020 (unds). O mercado hoje é composto por quase 500 marcas dentre as quais existem várias apresentações e preços distintos. Esses dados mostram o quão vantajoso é apostar nesse seguimento.

Com tantos concorrentes, é preciso saber é o perfil de público do nosso produto, os drivers na decisão de compra, o nosso posicionamento no mercado e o Market Share no segmento.  

Dados da Pesquisa

Produto: Imecap® Hair

Categoria: Linha Consumo ( OTC)

Empresa: FQM|DIVCOM        

Objetivo do estudo: identificar o porque da troca da marca no PDV.

Público alvo: Homens/Mulheres: 32 a  51 anos;

Características:

Geográfica – Brasil

Demográfica- 32 à 51 anos

Psicográfica – Homens / preocupados caom a a saude capilar.

Sócio cultural - Classes Sociais ABC

Benefício – Homens / Mulheres que precisam resgatar seu bem estar e reconquistar sua autoestima, abalda pela queda dos cabelos.

Mercado: Nutricomsmeticos ( OTC)

Nicho: homens e mulheres com problemas com queda capilar.

Geração Atual: X e Novo público: Y

Fatores de Consumo

Fatores internos que influenciam o consumo:  

        As pessoas estão cada vez mais preocupadas com bem estar pessoal. E nada como deixar a autoestima baixa do que um cabelo que apresenta queda excessiva e que possua pouca vitalidade. Pensando nisso, várias indústrias investem milhões em estudos e pesquisas para lançar anualmente produtos que possam resolver este problema. Nesse segmento, exstem dois públicos destaque:

Geração X – Geralmente os consumidores do Imecap Hair são adeptos do consumo que gera status, na qual escolhem os produtos de marcas consagradas.

Geração Y – Buscam sempre novas tecnologias, são questionadores e globais. Não têm interesse em marcas ou posses, mas em experiências e facilidades.

Fatores externos que influenciam o consumo:  

Levando em consideração às caracteristicas das gerações, ambas possuem o perfil desejado para marca. Na geração X exista a fidelização e a identificação com o produto proposto diante dos resultados apresentados. Na Y, existe sempre a possibilidade de troca por algo mais inovador, que agregue valores à marca, como marca cultrefree, sustentável..

Geração X

  • Midia agressiva.
  • Resultados comprovados atraves de pesquisas.
  • Indicação – colegas, médico e grupo de trabalho.
  • Credibilidade da marca.
  • Indicação por gerentes e balconistas de grandes redes.

Geração Y

  • Preço
  • Midia agressiva.
  • Valores atrealdos à marca: cultefree, sustentável, programas sociais.
  • Indicação – amigos de faculdade, trabalho, familia.
  • Troca por produtos “novos” no mercado – desejo de experimentar novas experiências.

Cauda longa

Utilizar o conceito de cauda longa para a marca se aplica, dando um foco em palavras chave ( queda de cabelo, cabelo, queda capilar e etc..), otimizando as buscas nos variados perfis de produto pra beleza e tratamento capilar.

Direcionar o texto para um público mais aberto ao novo, como termos mais simples também ajuda na busca e entendimento do produto.

Outras ações:

Intensificar venda em market place para diminuir custos;

Desenvolver a mentalidade do nicho criando algum diferencial regional para quando o produto for comprado por uma recifense (embalagem, preço, desconto próxima compra...)

Lançar no mercado o produto e as combinações de itens acima para ver como os consumidores irão reagir.

Novos Produtos

Para o lançamento de novos produtos é preciso descobrir como o consumidor se identifica com a marca. Tudo isso para não perder o MK conquistado. Hoje, a marca é detendora de quase 16% num mercado de quase 500 marcas.

1 – Identificar os motivos da troca da marca no ponto de venda: está ligado a fatores como preço, posicionamento do concorrente, troca por balconistas e gerentes.

2 – Método de pesquisa: Levantamento de dados através de relatórios mensais de demanda por rede de farmácia disponibilizado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (330.7 Kb)   docx (213.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com