TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Resenha ética e direito

Por:   •  14/5/2016  •  Resenha  •  1.435 Palavras (6 Páginas)  •  880 Visualizações

Página 1 de 6

CENTRO UNIVERSITÁRIO GERALDO DI BIASE

FUNDAÇÃO ROSEMAR PIMENTEL

 DIREITO

RESENHA

Leonardo Gomes

Lucas Moraes

Maycon Conceição

Volta Redonda- RJ

2016

CENTRO UNIVERSITÁRIO GERALDO DI BIASE

FUNDAÇÃO ROSEMAR PIMENTEL

DIREITO

RESENHA

                                                        Trabalho elaborado pelo(s) aluno(s)

Lucas Moraes, Leonardo Gomes e Maycon Conceição para o curso de direito, sob o pedido da Prof.ª: Regina Coeli.

Volta Redonda- RJ

2016

Resenha dos livros:

  • O que é Ética,
  • O que é Direito.

Resenha

         Quando pensamos que a ética, o direito e as leis, são aplicadas constantemente na sociedade vemos como são tão complexas e belas as estruturas e mecanismos de aplicação, mais isso só nos belos textos redigidos e constatados na constituição, porque na pratica é bem diferente.

         Hoje a ética é baseada em um estudo sobre a conduta humana pautada na teologia, filosofia, práticas e teorias, sobre quando a aplicamos em nossas vidas.

Já o Direito e a Lei, são duas coisas que se completam. Pois não haveria leis sem o direito, e não haveria direito sem as leis. Ao entendimento do autor a lei surge pelo Estado, mais analisando-a de forma mais crítica e profunda vemos que a lei surge através da necessidade da sociedade ou classe dominante, baseadas em suas ideologias e comportamentos.

         Portanto, a ética, o direito e a lei. São “estudos” da sociedade a que regem, a ética portanto seria o estudo ou teoria sobre a conduta humana. Já o direito é visto pela sociedade de forma errada, como forma de lei, ou de “repressão”, em que se adapta as mudanças da sociedade, conforme os costumes e conceitos.

         A ética é algo existente desde as antigas civilizações, isto é, na Grécia. A ética grega teve muitos e talvez até maiores filósofos do mundo, Sócrates. Que achava que para se “obter” a ética, teria ao menos que ter primeiro a razão. Pois para ser ético, devemos ter a razão e nos pautar e pensar em nós, pois sem nos conhecermos não destacaremos nossas virtudes e escolhas. Já Aristóteles achava que para conquistar a virtude, não seria em um piscar de olhos pois é um processo demorado e complexo.

         O Direito como ideologias jurídicas, são extremamente diversificados, mais no texto o autor retrata apenas 2 a do Direito Positivista e a do Direito Iurisnaturalista.

         O Direito Positivista, é regido pela lei que atualmente predomina. Sua ordem é a justiça, tendo como divisão o positivismo legalista que dá a lei uma superioridade e o positivismo histórico e sociólogo, que busca o pre-legislativo, isto é, quando a classe dominante “dominava” e as leis não eram escritas, e apenas seguidas.

         Já o Direito Iurisnaturalista, é o que podemos dizer de Direito antigo. Pautado nos cosmos, na teologia e no naturalismo das culturas.

Podemos dizer então que a ética não é algo simples, mais sim muito difícil. Pois sua ética é formada pelo seu caráter e virtudes, além de suas escolhas e sua razão. Já o Direito com suas muitas ideologias, que não são perfeitas, pois tem falhas se completam. Assim elas podem e devem, juntas tornarem se melhores.

         A ética e a religião, tem um estreitamento muito grande desde a época medieval, isto é, tudo se baseava através da igreja. A base aquela época da ética era a moral, em que o homem se satisfazia com as “respostas” da natureza e da vontade de Deus. Afim de promover o bem geral da sociedade.

         Com a sociologia junto ao direito, foi possível inserir o direito de uma forma mais ampla na sociedade, assim atendendo as necessidades e ainda descobrindo sua verdadeira “essência” de verdade. Entretanto a sociologia e o direito, originou assim a sociologia jurídica e a sociologia do direito. Sendo assim a sociologia do direito e base social de um direito específico. Já a sociologia jurídica, seria um exame do direito em geral, com elemento do processo sociólogo, em qualquer estrutura dada.

         Sendo assim, o texto destaca: “Finalmente, todos sabem que as influências de uma certa visão religiosa, que não explicava bem o que entendia por carne (sinônimo de pecado), em muitas épocas foram responsáveis por um moralismo centrado nas questões de sexo.” “Através da doutrina católica que se expos as questões sexuais”. Contudo isso podemos, concluir que a ética e religião, não conseguiam chegar a um censo comum de certo modo deixando uma desconfiança na sociedade, sendo a religião católica a mais conservadora e questionadora.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (109.2 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com