A Tridimensionalidade Jurídica de Miguel Reale
Por: Alliny Oliveira • 13/6/2016 • Resenha • 275 Palavras (2 Páginas) • 217 Visualizações
A tridimensionalidade jurídica de Miguel reale
Miguel reale estabelece uma relação histórica social entre norma, fato e valor na esfera jurídica, ele tenta embarca tudo isso em uma analise tríplice , para a formação de sua teoria. Para uma melhor compreensão sobre o surgimento da teoria tridimensionalista, faz-se necessário uma rápida análise conceitual, ele concebe para formação de sua teoria , a existência do mundo do ser, que é realidade social, e o mundo do dever ser , que sãos os comportamentos esperados da sociedade, logo não dar para dissociar o direito do fato social, gerando a necessidade da norma.
Essa visão tridimensional do Direito criada por Reale busca um equilíbrio, uma interação real de fato, norma e valor, pois não posso conceber a norma sem o fato social, sem o valor, portanto a um relação tripilice.
Os valores são , considerado não como um objeto ideal, mais como um dever ser, situado num plano prático e ligado a uma ação,se desenvolvem de relações históricas,não se esgotam em numa indentidade de origem, porque seguem toda uma evolução da sociedade e fins com a própria realidade social.
Os fatos compõe o direito como realidade compreendida, devendo ser também valorados, todo fato social deve ser visto do lado social axiológico, ou seja do ponto de vista da moralidade, o que reale tenta fazer e encontrar um equilíbrio entre o positivismo e o jusnaturalismo confluindo três elementos fundamentais para a analise do direito, portanto fato social se atribui a um valor o qual se traduz numa norma.
A norma descreve os valores que vão se concretizando na condicionalidade dos fatos sociais e históricos, de acordo com a evolução da sociedade.
...