A Ética e a Sociedade
Por: gabrielazz • 14/3/2016 • Trabalho acadêmico • 688 Palavras (3 Páginas) • 232 Visualizações
ÉTICA
- Explique as três gerações dos Direitos Humanos? Quais as questões levantadas pela quarta geração dos direitos humanos? Podemos afirmar que no Brasil os Direitos Humanos são preservados e defendidos em sua totalidade?
A primeira geração dos direitos humanos centra a idéia da liberdade, que visava proteger os indivíduos de regimes autoritários ou absolutistas que garantia espaços democráticos e seus direitos individuais.
Na segunda geração traz o principio da igualdade que garantia oportunidades iguais na sociedade que garantia serviços para todos, como educação e saúde, sendo também chamada de direitos sociais.
A terceira geração diz respeito sobre os direitos dos povos, vem da idéia da auto-determinação que todo povo ou nação deveria ter, ele promove a melhoria da qualidade de vida da população.
A quarta geração não foi ou está completamente configurada, e esta dividida entre os eixos dos direitos da bioética e da informática. A bioética trazendo questões como o transexualismo, o comércio de órgãos humanos, a procriação artificial, que fazem jus as questões dos valores da sociedade.
E no Brasil, como um país muito grande e muito habitado é evidente as diferenças sociais. Por mais que o discurso dos direito humanos ser presente no dia-a-dia, é possível ver milhares de crianças sem escola, milhares de pessoas sem moradia, e sem os serviços públicos básicos de qualidade como a saúde, transporte e segurança, mas mesmo assim é visto programas sociais do governo e instituições não governamentais que trabalham e lutam para mudar essa realidade.
- Quando e de que forma nasce a disciplina filosófica denominada ética? Quais as diferenças entre moral e ética? Aponte três argumentos que justifique a necessidade da discussão ética na atualidade.
Nasce quando passamos a indagar o que são, de onde vem, e o que valem os costumes, ou seja, quando buscamos compreender o caráter de cada pessoa. A diferença entre ética e moral é que a moral incorpora as regras que temos de seguir para vivermos em sociedade. Quem segue as regras é uma pessoa moral; quem as desobedece, uma pessoa imoral. E a ética é a reflexão sobre a moral, que contesta as regras morais, entendendo-as e explicando de forma racional fundamentada, cientifica e teórica. A questão da ética é usada na intolerância do dia a dia, que convivemos com diferenças, e a violência é presente, o casamento entre pessoas do mesmo sexo, que vai contra a moral religiosa e acaba tornando as pessoas contra a igualdade jurídica, e a eutanásia, que traz a questão que não podemos decidir por outra pessoa a hora dela morrer. Todas essas questões trazem a duvida do que é certo e errado, e a ética nos ajuda a compreender, tornando a sociedade com mais direitos e mais liberdade a todos.
- Explique as seguintes concepções éticas: Platônica, Aristotélicas, Kantiana e Habermasiana.
A ética platônica tem a finalidade de conduzir o homem à prática do bem, segundo Platão a ética deve ter por base a idéia da ordem ou da justa proporção que consiste em equilibrar elementos diversos que desemboquem no mesmo fim. Por exemplo, a justa medida entre o prazer e a inteligência, é por meio deste equilíbrio que as ações humanas atingem o bem. A aristotélica consiste em atingir a felicidade. Para isto é necessário que o sujeito estabeleça um meio termo entre os excessos que lhe afligem. Como a contemplação, o prazer e a política são vias de acesso do homem à felicidade desde que sejam em moderação, é fundamental na concepção aristotélica para que o homem atinja a felicidade tenha uma vida “perfeita”.
A ética Kantiana exclui a ideia de que possamos ser regidos se não por nós próprios. É a pessoa humana, ela própria, que é a medida e a fonte do dever. O homem é criador dos valores morais, dirige ele próprio a sua conduta. E Por fim a ética habermasiana pressupõe a autenticidade do discurso e a prioridade do coletivo sobre o indivíduo. Tal ética não tem pretensões de prometer uma vida feliz para o sujeito social, ao contrário: o objeto da ética discursiva é a validade da norma, construída pelo “todo coletivo” por meio do consenso que as partes individuais decidiram construir.
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