ACiência Politica
Por: noes • 13/10/2021 • Resenha • 268 Palavras (2 Páginas) • 156 Visualizações
O Mundo Sensível e Inteligível
Logo após a morte de Sócrates, Platão, seu discípulo, revoltou-se com o ocorrido e ficou indignado com os rumos que a democracia de Atenas estava tomando. Desta forma, resolveu viajar para vários países. Ficou fora por muitos anos, e ao regressar espalhou os seus conhecimentos filosóficos pela Grécia e fundou a sua Academia (ganhou esse nome por fazer suas reuniões no jardim de Academo) lugar onde não só era praticado os ensinamentos da filosofia, mas também atividades físicas como a ginástica.
Um dos conceitos mais importantes desenvolvidos por Platão é a teoria das formas, na qual ele afirma que existe realidade em dois níveis diferentes, são eles:
O mundo das formas ou ideias (inteligíveis): na filosofia de Platão, as informações confiáveis sobre a vida e sobre o mundo estão no mundo inteligível e não no mundo sensível, o mundo inteligível vem a ser formado por ideias, existe uma dimensão da realidade composta não só por ideias.
O mundo sensível: para Platão, o mundo sensível é o qual vivemos, onde podemos conhecer as coisas através dos nossos sentidos (audição, visão, olfato, paladar e tato), onde a realidade é ilusória, levando o ser humano a cometer erros causados pelas aparências do mundo.
Segundo Platão, atingir o conhecimento implica converter o sensível ao inteligível, ou seja, despertar, reviver e relembrar esse conhecimento esquecido. Desse jeito, a alma se liberta das aparências para se abrir ao conhecimento das ideias verdadeiras.
Por fim, podemos observar que Platão desenvolveu a filosofia idealística, sendo o primeiro a afirmar que além desse mundo físico onde vivemos, existe um outro mundo invisível, como o mundo das ideias.
...