AS POLITICAS MICROECONÔMICAS
Por: brunaapinage • 15/9/2021 • Trabalho acadêmico • 2.706 Palavras (11 Páginas) • 164 Visualizações
CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE ITAITUBA - LTDA[pic 1]
FACULDADE DE ITAITUBA - FAI
CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO
BRUNA APINAGÉ FONSECA
POLÍTICAS MICROECONÔMICAS
Itaituba, PA
2020
BRUNA APINAGÉ FONSECA
POLÍTICAS MICROECONÔMICAS
Trabalho de Nota Parcial apresentado à Faculdade de Itaituba para obtenção do título de Bacharel em Direito.
Orientador(a): Prof. Poliana dos Santos Oliveira
Itaituba - PA
2020
RESUMO
Considerando que a palavra “microeconomia”, é a ciência que estuda como as unidades econômicas interagem entre si, e está ligada ao consumo e preços de produtos, este trabalho busca analisar de que forma são realizadas as políticas microeconômicas e como ela influencia a economia de mercado. A política microeconômica considera como estas unidades (produtores e consumidores) tomam decisões convergentes, a fim de maximizar o lucro, tendo em vista as restrições existentes no mercado. Mesmo que a economia apresente esses limites, há formas de utilizar as limitações da melhor maneira possível, maximizando. O importante de uma empresa, é analisar todos os fatores que influenciam o funcionamento da mesma, de forma que a microeconomia ajude a diminuir riscos e aumentar a oportunidade de crescimento trabalhando com as informações essenciais.
Palavras-chave: Microeconomia. Economia. Políticas Microeconômicas.
ABSTRACT
Considering that the word “microeconomics”, is the science that studies how economic units interact with each other, and is linked to consumption and product prices, this work seeks to analyze how microeconomic policies are carried out and how it influences the economy of market. The microeconomic policy considers how these units (producers and consumers) make convergent decisions, in order to maximize profit, in view of the existing restrictions in the market. Even if the economy has these limits, there are ways to use the limitations in the best possible way, maximizing. The important thing for a company is to analyze all the factors that influence its functioning, so that the microeconomics helps to reduce risks and increase the opportunity for growth by working with essential information.
Keywords: Microeconomics. Economy. Microeconomic Policies.
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO ………………………………………………………………… 5
- DESENVOLVIMENTO ………………………………………………………... 6
2.1. PRINCÍPIOS MICROECONÔMICOS……………………………………… 6
2.2. ANÁLISE DA OFERTA……………………………………………………….. 7
2.3. ANÁLISE DA DEMANDA………………………….…………………………. 8
2.4. ESTRUTURAS DE MERCADO……………………...…………………….... 9
2.4.1. Classificação…………………………………………………………........... 9
2.5. EQUILÍBRIO DE MERCADO………………………………………………... 11
2.5.1. Precificação………………………………………………………………….. 11
- REFERÊNCIAS ……………………………………………………………….. 13
- INTRODUÇÃO
O presente trabalho é sobre políticas microeconômicas, mais concretamente e objetivando, a análise sobre como a microeconomia atua no mercado financeiro, abordando aspectos de empreendedorismo como crescimento de uma determinada firma. Ademais, de que forma essa temática é aplicada ao Direito, caracterizando a relação existente entre agentes econômicos.
A pesquisa subdivide-se em 6 tópicos. No primeiro, será abordado os princípios da microeconomia, que enfatiza a maximização de utilidade entre as unidades econômicas. No segundo e terceiro, a análise da oferta e demanda, em busca de compreender como acontece a garantia dessas duas forças para o funcionamento do mercado.
No quarto, a atribuição da precificação nessas duas forças apresentadas anteriormente, No quinto será explicado sobre as estruturas de mercado e suas teorias, que aplica a pesquisa prática sobre tal produto. No sexto, será analisado o equilíbrio de mercado, de forma que o preço de mercado opere sem ocasionar danos à economia, de acordo com as curvas de oferta e demanda. A metodologia utilizada tem carácter bibliográfico.
- DESENVOLVIMENTO
2.1. PRINCÍPIOS MICROECONÔMICOS
Menciona-se que a Microeconomia visa o modo de interação entre as unidades básicas a fim de formar e enriquecer mercados financeiros. Além disso, a formação dos preços de bens de consumo e serviços, também, fatores de produção. A teoria microeconômica é estruturada da seguinte forma:
- A presença de agentes econômicos, como exemplo, consumidores (clientes) e empresas, que tomam decisões com o objetivo de desenvolver uma relação harmônica, de forma que satisfaça as necessidades humanas através da troca.
- A cada unidade, é destinada determinado objetivo, em que se fazem escolhas para maximizar a satisfação de todos os envolvidos, sendo assim, torna-se necessário as medidas cabíveis que beneficiam com equidade, procurando ausência de prejuízos entre os agentes econômicos. Considerando a escassez de recursos no sistema econômico, há restrições impostas para as partes, o que retrata limitações na economia.
Esta estruturação constituinte na atividade econômica, é baseada em um dos princípios da microeconomia, que se baseia na Lei da Oferta e demanda elaborada por Adam Smith, o que relaciona a quantidade disponível de produtos e a quantidade de consumo pelos produtos ofertados.
...