AS TÉCNICAS DE ENSINO NA FORMAÇÃO ACADÊMICA E SUA EFICÁCIA QUANTO AO PREPARO DOS GRADUANDOS PARA O EXERCÍCIO DE SUAS FUTURAS PROFISSÕES
Por: Lininha222 • 20/6/2017 • Dissertação • 819 Palavras (4 Páginas) • 296 Visualizações
AS TÉCNICAS DE ENSINO NA FORMAÇÃO ACADÊMICA E SUA EFICÁCIA QUANTO AO PREPARO DOS GRADUANDOS PARA O EXERCÍCIO DE SUAS FUTURAS PROFISSÕES
É notório o crescente número de faculdades e a procura por cursos universitários, sendo que na maioria desses cursos, o aluno ingressa com uma certa insegurança, sem saber o que o espera. Especialmente no curso de Direito, grande parcela dos estudantes ingressam almejando apenas uma reconhecida carreira profissional com altas remunerações e um alto status social.
Infelizmente, as modalidades de ensino não são tão eficazes como deveriam ser, eis que dotadas da problemática da descontextualização, que no Direito, implica na negação ao pluralismo jurídico, tendo o ordenamento jurídico como fonte exclusiva para se produzir normas, desconsiderando os demais conjuntos normativos.
Esse problema ocasiona uma formação desligada das relações sociais e políticas do universo cotidiano fora das salas de aula, uma formação desligada da realidade recorrente. As formas de ensino deveriam ser mais voltadas as questões relevantes da atualidade, relacionando as leis com os acontecimentos fáticos da sociedade.
Outro grande problema quanto as modalidades de ensino é o dogmatismo, onde, constantemente, na faculdade de Direito, ao se fazer o estudo de uma leié passado apenas a respeito de sua interpretação e sua aplicabilidade, sendo que na maioria das vezes não surgem indagações, que poderiam ser relevantes ao estudo daquela lei.
Deveria ser feito um estudo mais intenso e amplo das normas que são discutidas em sala de aula, para que o conhecimento não fique adstrito apenas ao conhecimento de sua existência e a uma compreensão leviana do que seu texto importa.
A leis não podem ser vistas como uma forma de limitação ao aprendizado, onde só pode ser aceito o que está exposto em seu texto sem qualquer indagação. Ela deve ser vista como uma forma de conduzir ao aprendizado, como o ponto de partida para novas discussões a fim de se chegar a um conhecimento mais abrangente.
Essa questão do dogmatismo é algo sério, pois tem gerado uma enorme dificuldade para aqueles que concluem o curso de Direito, pois no exercício da profissão, diante dos conflitos reais, se veem com total despreparo prático e também teórico, suficientes para conseguirem solucionar tais conflitos.
É comum entre as faculdades de direito ligarem os estudos jurídicos com ciências como a Sociologia, a Antropologia, a Filosofia, a Economia, entre outras que não estão diretamente ligadas com a área jurídica. Essas disciplinas, que geralmente são aplicadas no início do curso, geram, de alguma forma, um posicionamento negativo dos alunos, que já iniciam o curso com um certo desânimo, pois acreditam que são disciplinas insignificantes e que nada têm a ver com o Direito.
Diante desse fato, surge para os professores a tarefa de fazer com que esses posicionamentos, que fazem parte do senso comum dos alunos, sejam revistos, reestabelecendo-se uma nova visão acerca dessas disciplinas. Os professores devem demonstrar a importância que elas têm para a boa formação de profissionais capacitados a lidarem com a realidade da vida social.
...