Busca Do Direito À Educação Inclusiva: Um Estudo Exploratório Sobre Os Desafios E Possibilidades
Por: Tatiane Moraes • 26/5/2023 • Monografia • 10.734 Palavras (43 Páginas) • 75 Visualizações
“Eu reprovei algumas provas, mas, meu amigo passou em todas. Hoje ele é engenheiro da Microsoft e eu o dono”.
Bill Gates.
Resumo
No contexto histórico da educação especial, evidencia-se em um período anterior ao século XX, a segregação e a privação dos deficientes do convívio social. Após este período, a aceitação passa a ser concretizada através de iniciativas de desinstitucionalização e o crescente engajamento da sociedade civil e da política na educação. Apesar de inúmeras conquistas e discussões, ainda nos deparamos com grandes dificuldades, principalmente as que são causadas pelo estigma e pelo preconceito em relação às diferenças e a inclusão. Dessa forma, o presente trabalho foi realizado através de uma pesquisa bibliográfica e teve como temática discutir o desafio da inclusão no ambiente escolar, tendo como objetivo geral, retratar o histórico da proposta da escola inclusiva, discutindo sobre a reorganização da educação especial e refletindo sobre a importância de uma formação docente que contribua para o desenvolvimento de uma educação que respeite a diversidade Abordar a trajetória histórica da educação das pessoas com necessidades educacionais especiais, desde os atendimentos segregativos até os processos inclusivos, apresentando alguns conceitos necessários à compreensão do que é educação especial e sobre como são identificados quadros que constituem sujeitos atendidos pela educação especial.
Palavras-chave: Aluno. Família. Inclusão.
Abstract
In the historical context of special education , it is evident in a pre-twentieth century period , segregation and deprivation of disabled people 's social life. After thisperiod, the acceptance shall be achieved through initiatives of deinstitutionalization and the increasing engagement of civil society and politics in education . Despite many achievements and discussions , we are still encountering great difficulties , especially those caused by stigma and prejudice about differences and inclusion. Thus , this study was conducted through a literature search and had as its theme discuss the challenge of inclusion in the school environment , having as main objective , to portray the history of the proposal of the inclusive school , discussing the reorganization of special education and reflecting on the importance of teacher education that contributes to the development of an education that respects diversity Addressing the historical trajectory of education of people with special educational needs , from segregativos calls to the inclusive processes , presenting some concepts necessary for understanding of what education is and how special frames that are served by special education subjects are identified .
Keywords: Student. Family. Special Education.
Sumário
1 – Introdução ......................................................................................... 10
2 – A inclusão escolar ............................................................................. 13
2.1 – Educação especial nas políticas educacionais ......................... 16
2.2 – Histórico do movimento de inclusão escolar ............................ 18
2.3 – A formação de professores para uma educação inclusiva ........ 20
2.4 – Adaptações de grande e pequeno porte no sistema de ensino ...... 22
3 – A educação especial e a legislação .................................................... 27
3.1 – Principais documentos internacionais orientadores da inclusão ..... 30
3.2 – Detalhando as necessidades educacionais especiais ................ 31
3.3 – O princípio da dignidade da pessoa humana ............................. 34
4 – O processo de inclusão dos alunos: Escola e Família ................... 36
5 – Um estudo no município de Pedro Leopoldo – Minas Gerais ........ 42
6 – Considerações Finais .......................................................................... 44
7 – Referências .......................................................................................... 46
1 INTRODUÇÃO
A Política Nacional de Educação Especial trata da Educação Inclusiva e dispõe que o público-alvo da educação especial é constituído por alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.
A formação dos professores um dos temas centrais no processo de inclusão e atendimento aos alunos com necessidades especiais. Estrela (1996), afirma que é no cotidiano da escola que se revelam as necessidades de formação do professor, onde se forja a sua identidadeprofissional.
Novas formas de compreender a deficiência são desenvolvidas ao longo dos anos. Assim, conhecer como esses conceitos vêm sendo alterados permite ao docente identificar suas próprias limitações e pré-conceitos. A forma de conceber educação é orientada pela história de vida de cada um, bem como pela cultura na qual está inserido. Então, conhecer como as pessoas com deficiência eram tratadas e identificadas permite ao docente traçar novas perspectivas com relação à compreensão desses e de como elesaprendem.
Um Sistema Escolar Inclusivo é aquele cuja comunidade educativa tem o desafio de conseguir que seus alunos, seja qual forem suas diferenças, consigam ter sucesso naaprendizagem. Nesse contexo, a educação especial é fruto da mudança de concepção de sociedade, do avanço das políticas públicas e dos movimentos sociais que pressionam o Estado na viabilização de seus direitos como sujeitos sociais. Nesse movimento, a formação de profissionais da educação, principalmente dos professores, é influenciada pelas mudanças ocorridas na coletividade, no universo do trabalho e na economia dopaís.
Assim, este trabalho justifica-se por auxiliar os professores a analisarem e refletirem sobre os desafios e dificuldades quanto a educação especial e a educação inclusiva nasescolas, como um Direito dos cidadãos e cidadãs brasileiras.
O objetivo central desta monografia é compreender a proposta da Escola Inclusiva, a partir da discussão sobre a reorganização da educação especial e da reflexão sobre a importância de uma formação docente que contribua para o desenvolvimento de uma educação que respeite a diversidade, como um direito. A Constituição Federal em seu artigo 205 estabelece que “ A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”. (Constituição Federal Brasileira de 1988).
...