TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciência politica e teoria geral do direito

Por:   •  17/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.716 Palavras (7 Páginas)  •  612 Visualizações

Página 1 de 7
  1. Discorrer sobre a politica e ciência politica: Politica é o conjunto de técnicas visando o poder, essas técnicas podem ser estratégicas, com planejamento ou táticas, resolvendo o problema no momento em que ele aparecer. Ciência politica é o estudo da política, dos sistemas políticos, das organizações e dos processos políticos.
  2. Analise o filme “o naufrago” no sentido do homem como animal social e politico.  O personagem que por acidente fica preso numa ilha inóspita se vê numa situação totalmente adversa a sua vida normal onde se ocupava unicamente do trabalho, era controlado pelo horário e não possui tempo para cuidar da vida pessoal. Na ilha abandonada se sente sozinho, a solidão o oprime e sufoca, neste ambiente não tinha poder sobre nada. Tentou fazer alguns meios de sobrevivência material a partir de restos e destroço do avião acidentado, usou a imagem da noiva num relógio de estimação e uma bola de voleibol transformada numa caricatura de rosto humano para sentir se parte de uma sociedade a qual ele não pertencia mais, esses objetos tornam-se consolo para seus dias de solidão e impotência. O filme relata o quanto o homem depende do meio social e que vive para existir como pessoa.
  3. O estado romano e a importância do direito romano nos dias de hoje. O Estado Romano tem influencia na origem do Direito que nossa legislação constitui e manteve-se por mais de doze séculos até chegar aos nossos dias, redesenhado á nossa realidade,  vigorando institutos, dentre os quais o de compra e venda, liberdade, arrendamento de terras, empréstimo, depósito, comodato, penhor, hipoteca, pátrio poder (poder familiar), usucapião, divórcio, testamento, tutela, curatela, adoção e outros.
  4. Explique o livro de Maquiavel “o príncipe” aplicado aos dias hoje.  "O Príncipe" pode ser perfeitamente aplicado aos dias de hoje, pois apresenta uma lição sobre as reais intenções de um governante ambicioso, que usa todas as armas para conseguir o que quer e é bem útil na atual situação que se encontra a nação, tanto para o cidadão comum quanto para os governantes. 
  5. Em que consistia a teoria contratualista defendida por Rousseau dentre os outros pensadores? Indica uma classe abrangente de teorias que tentam explicar os caminhos que levam as pessoas a formarem Estados e/ou manterem a ordem social.
  6. O que vem a ser o estado de natureza? Ausência de qualquer ordem social estruturada, ações dos indivíduos estariam limitadas apenas por seu poder e sua consciência.
  7. Qual a relação do direito com a ciência politica? Ciência política envolve o estudo da estrutura e das mudanças de estruturas e dos processos de governo ou qualquer sistema equivalente de organização humana que tente assegurar segurança, justiça e direitos civis.
  8. O que estuda a ciência politica? Ciência política é o estudo da política dos sistemas políticos, das organizações e dos processos políticos.
  9. Quais as características de uma sociedade? Analise: Materiais: povo, população; Formais: poder político, na conformidade das normas vigorantes; Finais: interesse público, a razão terminológica do Estafo é atendê-los, senão torna-se arbitrário.
  10. Em que consiste o anarquismo? A abolição do governo e qualquer forma hierárquica, liberto de regras, sem constituições que regulem onde o direito começa ou termina.
  11. Por qual razão Rousseau propõe o contrato social? Para tentam explicar as relações entre indivíduos, de forma a possibilitar a vida em sociedade e garantir o equilíbrio social onde poder comum, agência, consentimento e razão estão presentes.
  12. De quem é a frase “o homem é o lobo do homem”? O que significa?  Esta frase é de Thomas Hobbes e representa um grande entendimento de que o homem é o seu próprio vilão, é mal por natureza, egoísta, individualista e que o inimigo dele é ele mesmo.
  13. Em que consiste “fortuna” e “virtu?  Fortuna: a sorte (para o bem ou para o mal), a oportunidade, o acaso, ou, como preferem alguns, o destino. Virtú: capacidade pessoal, determinação ferrenha, dirigir sua energia para um determinado objetivo. 
  14. Qual a razão da servidão voluntaria para La Boétie?  O costume tradicional, a degradação programada da vida coletiva, a mistificação do poder, o interesse.
  15. Maquiavel escreveu o livro “O príncipe” publicado em 1531, em linhas gerais, de que se trata o livro?

Este livro sugere que os fins justificam os meios, significando que não importa o que o governante faça em seus domínios, desde que seja para manter-se como autoridade, contem conselhos, sugestões e ponderações realizadas a partir de acontecimentos anteriores na esfera política.

  1. Em 1577 La Boétie escreveu o livro “Discurso da servidão voluntaria”, e linhas gerais de que se trata o livro?

Dá exemplos de como a autoridade constrói seu poder principalmente com a obediência consentida dos oprimidos e sugere uma estratégia de resistência sem violência é possível, organizando coletivamente a recusa de obedecer ou colaborar.

  1. O art.1º, $ único da constituição federal de 1988 estabelece: “todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos direta ou indiretamente”, explique em que consiste esse “poder do povo”: Significa o fato de que todo governo depende do consentimento das massas e deve ser arquitetada pelos direitos humanos e orientada para o bem comum.
  2. Explique a diferença entre nacionalidade e cidadania:

A nacionalidade é o vínculo jurídico que une, vincula, conecta o indivíduo ao Estado e a cidadania representa um conteúdo adicional, de cunho político, que faculta aos brasileiros certos direitos políticos, como o de votar e ser eleito.

  1. De que maneira o povo é ligado diretamente ao Estado? O povo é ligado ao Estado juridicamente e politicamente.
  2. Qual a importância do território na formação e existência do Estado Moderno? O território constitui o espaço geográfico que delimita a ação do Estado.
  3. O que se entende por soberania interna e externa de um Estado Moderno? Soberania interna é a capacidade de ditar regras e mantê-las, exigir que se essas regras sejam cumpridas. Soberania externa é o reconhecimento da soberania interna pelos países soberanos.
  4. Explique a formação originaria e derivada de um Estado: Formação originaria se institui em relação ao agrupamento que não pertence a nenhum Estado. Formação derivada são agrupamentos que já pertencem a um Estado.
  5. O que determina a Lei de Talião estabelecida no código de Hamurabi? Determinada que a pena deve ser aplicada na mesma proporção do delito, olho por olho e dente por dente, retaliação, pagar na mesma moeda.
  6. E que consistiam as Ordálias no código de Hamurabi? Julgamento divino nos casos e que não se podia comprovar a culpa, suplicio, julgamento utilizando-se as forças da natureza.
  7. Analise duas características do Estado Antigo: Eram a religiosidade (julgamentos divinos, estado teocrático, lei das ordalias) e ausência de nacionalidade (escravos, estrangeiros e naturais daquela terra).
  8. Com relação ao Estado Antigo, em que consistiam as “Polis”? Polis é a Cidade, entendida como a comunidade organizada, formada pelos cidadãos, em grego politikos, isto é, pelos homens nascidos no solo da Cidade, livres e iguais.
  9. Qual a diferença de pensamento entre Platão e Aristóteles, com relação ao Estado? Platão ao escrever “A republica” idealizou um Estado ideal, justo. Aristóteles ao escrever “A Politica” fez uma analise do que existia na época, com criticas ao Estado atual.
  10. Qual a importância do Direito romano para os dias de hoje? Direito Romano é a mais importante fonte histórica do Direito nos países ocidentais, está presente constantemente em inúmeros institutos jurídicos de nossa época, e a maioria dos institutos e princípios do Direito Civil nos foi legada pelos gênios jurídicos romanos.
  11. Quais as principais características da Idade Media? Formação do Feudalismo, invasões bárbaras, domínio da igreja.
  12. Como era o funcionamento do feudo? (Politicamente e administrativamente).  Era formada pela aristocracia proprietária de terras (composta pelo alto clero e pela nobreza) e pela massa de camponeses (servos e vilões não proprietários), a propriedade privada era constituída com um castelo fortificado destinado ao manso senhoril, o manso servil correspondia à porção de terra arrendada aos camponeses em lotes denominados tenências e o manso comunal, constituído por terras coletivas, pastos e bosques, usados tanto pelo senhor quanto pelos trabalhadores camponeses presos à terra, os servos.
  13. Na Idade Moderna, houve uma mudança da visão teocêntrica para uma visão antropocêntrica. Explique a diferença entre os dois posicionamentos: Teocêntrica, Deus como centro de tudo, devido à igreja tudo era explicado através da religião. Antropocêntrica, homem com centro de tudo depois que a igreja perdeu a força.
  14. Em que consiste o racionalismo do século XVII, proposto por Descartes? Descartes acredita que só a razão é capaz de desenvolver o conhecimento, e propõe a uma mentalidade crítica, questionando a autoridade da Igreja e o saber aristotélico e assumindo uma atitude polemica perante a tradição.
  15. Qual a importância da revolução inglesa de 1689 dentro do seu entendimento? Esse movimento revolucionário criou as condições indispensáveis para a Revolução Industrial do século XVIII, limpando terreno para o avanço do capitalismo, pode ser considerada a primeira revolução burguesa da história da Europa.
  16. Qual a importância da independência Americana e da declaração da Virgínea em 1776 para a democracia? Foi responsável por ter acabado com a estrutura colonial repressiva e ter instituído, através da Constituição de 1787, vigente até hoje, uma república federal, a soberania da nação, e divisão tripartida dos poderes.
  17. Quais os elementos da democracia propostos pelos revolucionários Norte Americanos em 1776? Fim do absolutismo na Inglaterra, fim do poder divino com o rei da Holanda assumindo o trono inglês, manobra do parlamento.
  18. Qual a importância da revolução francesa aos Direitos Humanos?   A Revolução Francesa foi inspirada principalmente pelos ideais iluministas que influenciaram não apenas o movimento, mas também a “Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão”, dando origem à criação de uma doutrina dos direitos e garantias fundamentais.
  19. O que se entende por Estado Liberal, fruto do liberalismo que se instalou logo após a revolução francesa: É a filosofia política que tem como fundamento a defesa da liberdade individual nos campos econômico, político, religioso e intelectual, do direito de propriedade privada e da supremacia do indivíduo contra as ingerências e atitudes coercitivas do poder estatal.
  20. O que se entende por “Estado do bem estar social ou neoliberalismo? O Estado de bem-estar social interferiu no mercado, abrindo a economia para o mercado internacional, investiu-se em recursos para criação de uma rede de proteção social, médica e previdenciária para os trabalhadores, passou a ser o grande mantenedor da assistência médica, da moradia, educação, entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (134 Kb)   docx (301.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com