TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciência politica

Por:   •  24/11/2015  •  Resenha  •  350 Palavras (2 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 2

Ainda que o poder “se estenda como água que escorre por toda parte”, é preciso continuar a estranha-lo e a procurar, na linguagem, a forma com que se joga com esse poder.

Toda manifestação de convívio social, requer uma manifestação de poder e domínio, de uma minoria sobre uma maioria. Desde as sociedades primitivas o poder é unilateral, privilegiando somente um lado, naquelas sociedades quem detinha do poder era quem tinha a força, e consequentemente dominava todos os demais. Mas ao longo da história percebemos uma evolução, da ideia de poder, sendo na Grécia onde surgem as primeiras ideias de poder relacionado à política. Onde há política há um vinculo de dominado e dominador, que ao longo de toda história esse vínculo foi estabelecido, pela força, ou pela riqueza, ou pela quantidade de soldados e guerras vencidas, e domínio do discurso, talvez, esse seja a que mais dominou maiorias.

Porém, o poder não se encontra somente na política, aquela exercida por políticos, mas esta nas relações entre os indivíduos inseridos em contexto social.

O ‘’jogo de poder’’, também, acontece quando dominador através de um discurso populista, pois o “poder é a capacidade de influenciar o comportamento das pessoas” (Ribeiro, 1998), visando atingir os interesses dos dominados, trás em seu discurso persuasivo, falsas ideias de igualdade, assim adquire submissão e apoio da massa que se comove. Embora esse poder pareça bom para os dominados, os interesses deles não são realmente colocados em pauta, e isso de maneira geral atrasa a classe, pois somente o interesse daqueles que estão no poder (que foi adquirido através da massa) será objeto de avaliações e decisões.

Contudo, a política e o poder pode até serem sinônimo de soberania para alguns, mas devemos atuar politicamente, como sociedade, não medindo esforços para derrubar ideais falsas e discursos viciados, procurando alterar cenário de subordinação e submissão, que vão de encontro com os interesses do coletivo. E assim, devemos iniciar reflexões adquirindo consciência acerca dos processos políticos e, desse modo, podemos diminuir a ação das ideias disseminadas por poucos, evoluído como sociedade civil, nos tornando críticos aos discursos sujos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (37.8 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com