TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Classificação dos Tributos Direito Tributário Resumido

Por:   •  18/11/2019  •  Resenha  •  620 Palavras (3 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 3

ÿþClassificação de tributos-> cai muito em provas!

conforme o fato gerador-> tributos vinculados= o fato gerador está vinculado à realização de uma atividade estatal relativa ao contribuinte. Ex: taxa de coleta domiciliar de lixo, paga-se a taxa para remunerar um serviço público que lhe foi prestado.

O conceito de imposto está muito bem definido no artigo 16 do CTN-> imposto é o tributo cujo o fato gerador é uma situação independente de qualquer atividade estatal específica relativa ao contribuinte. O IMPOSTO É UM EXEMPLO DE TRIBUTO NÃO VINCULADO.

Quanto ao destino da arrecadação: vinculada-> é aquele tributo cujas receitas auferidas com a sua arrecadação terão de ser direcionadas para determinada despesa ou para determinado órgão (ex: empréstimos compulsórios-> o artigo 148 da CF/88 diz que "a receita dos EC's terá de ser utilizada na despesa que fundamentou a sua instituição, como despesa extraordinária decorrente de calamidade pública).

Referindo-se à arrecadação não vinculado, podemos citar os impostos (artigo 167, inciso 4 da CF/88 "os recursos dos impostos não podem ser vinculados a órgão, fundo ou despesa, salvo as exceções constitucionalmente previstas (serviços de saúde, educação).

Quanto à repercussão do encargo (transferência do ônus do tributo para terceiros):

tributos indiretos-> aqueles em que há a repercussão do encargo, ou seja, o lojista paga o ICMS sobre a venda de determinado produto, porém aquele imposto está embutido na nota fiscal do valor da mercadoria, ou seja, na prática quem está arcando com o ônus é o consumidor final. Duas figuras: o contribuinte de fato (é aquele que na prática de fato está suportando o ônus) e o contribuinte de direito (é aquele eleito pela lei como obrigado ao recolhimento)-> ICMS, IPI.

Tributo direto-> é aquele em que a pessoa que o está recolhendo é a própria pessoa que está suportando o ônus, obteve ganho de capital com a venda de um imóvel por exemplo.

Finalidades dos tributos

fiscal-> principal finalidade é arrecadação

parafiscal-> quando a lei estabelece uma outra pessoa jurídica de direito público para cobrar esse tributo e ela acaba por ser o destinatário dos recursos arrecadados, entidades paraestatais.-> CRC, CREA... autarquias que integram o serviço público que não instituíram o tributo mas que serão destinatárias desses recursos.

Aspecto objetivo subjetivo-> reais(tributos que incidem sobre coisas e desconsideram as características individuais das pessoas, o IPVA incide sobre o automóvel) e pessoais(imposto de renda).

Quanto à variação de alíquotas-> progressivos: quanto maior for a base de cálculo, maior será a alíquota.

proporcionais (tem um efeito regressivo sobre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com