DA RESPONSABILIDADE DO PREFEITO EM CRIMES DE POLUIÇÃO
Por: Matheus Villar • 8/11/2016 • Projeto de pesquisa • 6.887 Palavras (28 Páginas) • 359 Visualizações
DA RESPONSABILIDADE DO PREFEITO EM CRIMES DE POLUIÇÃO
CIDADE X
2016
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
1 CAPÍTULO I – DA POLUIÇÃO E SUAS ESPÉCIES 4
1.1 CONCEITO DE POLUIÇÃO 4
1.2 ESPÉCIES DE POLUIÇÃO 5
1.2.1 Poluição Sonora 5
1.2.2 Poluição Visual 6
1.2.3 Poluição Atmosférica 7
1.2.4 Poluição da Água 8
1.2.5 Poluição do Solo 9
1.2.6 Poluição Nuclear 11
2 CAPÍTULO II – DA TUTELA JURISDICIONAL DOS CRIMES AMBIENTAIS 12
2.1 PRINCIPAIS PRINCÍPIOS AMBIENTAIS 12
2.2 LEI DE CRIMES AMBIENTAIS 13
3 CAPÍTULO III – DA RESPONSABILIDADE DO PREFEITO EM CRIMES RELACIONADOS À POLUIÇÃO 17
3.1 DA EVOLUÇÃO DOS JULGADOS AMBIENTAIS FACE À CF/88 E A RESPONSABILIDADE CRIMINAL 17
3.2 EMENTA DE ACÓDÃOS E COMENTÁRIOS 19
CONCLUSÃO 24
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 25
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo demonstrar sobre a qualificação do direito ao meio ambiente como um direito fundamental.
O estudo se mostra importante, pois a inserção do meio ambiente como direito fundamental permite maior amplitude e efetividade na sua proteção. A preservação dos recursos naturais é a única forma de se garantir e conservar o potencial evolutivo da humanidade. O próprio texto constitucional determina que o meio ambiente deve ser preservado não só para os atuais, como para os futuros habitantes do planeta.
A análise do tema abordado, prevê os crimes ambientais, e suas leis tanto previstas na Constituição Federal como na Lei 9.605/98, juntamente com a responsabilidade de pessoas físicas, jurídicas e também de chefes do poder executivo (Prefeitos).
No regime constitucional brasileiro, o próprio caput do artigo 225 da Constituição da República impõe a conclusão de que o direito ao meio ambiente é um dos direitos humanos fundamentais. Assim, considerado um bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida. Isto faz com que o meio ambiente e os bens ambientais integrem-se à categoria jurídica da res comuneomnium, sendo considerado, como interesses comuns, e dessa maneira todos tem o dever de cuidar e proteger o nosso meio ambiente de poluição de infrações, pois este é o berço de nossa existência.
CAPÍTULO 1 – DA POLUIÇÃO E SUAS ESPÉCIES
1.1 CONCEITO DE POLUIÇÃO
Para que se entenda o verdadeiro significado de "poluição" devemos, primeiramente, levar em conta o conceito de meio ambiente. Este conceito está previsto no art. 3º, I da Lei 6.938/81 (Política Nacional de Meio ambiente), nos seguintes termos:
Art. 3º - Para os fins previstos nesta Lei, entende-se por:
I - meio ambiente, o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas;.[1]
Se o conceito de meio ambiente nos traz a idéia de elementos e fatores em equilíbrio, a poluição vai existir toda vez que resíduos (sólidos, líquidos ou gasosos) produzidos por microorganismos, ou lançados pelo homem na natureza, forem superiores à capacidade de absorção do meio ambiente, provocando alterações nas condições físicas existentes e afetando a sobrevivência das espécies.
O art. 3º da referida lei também estabelece, em seu inciso III, uma definição ampla para a poluição. Vejamos:
III - poluição, a degradação da qualidade ambiental resultante de atividades que direta ou indiretamente:
a) prejudiquem a saúde, a segurança e o bem-estar da população;
b) criem condições adversas às atividades sociais e econômicas;
c) afetem desfavoravelmente a biota;
d) afetem as condições estéticas ou sanitárias do meio ambiente;
e) lancem matérias ou energia em desacordo com os padrões ambientais estabelecidos;[2]
A poluição é essencialmente produzida pelo homem e está diretamente relacionada com os processos de industrialização e a conseqüente urbanização da humanidade.
“Portanto, podemos observar dois pólos do progresso tecnológico ou científico: de um lado, temos o desenvolvimento das indústrias e das cidades o aumento do conforto de uma parcela da população; de outro, temos o consumo indiscriminado de recursos naturais e uma completa ausência de preocupação de sua manutenção”.[3]
Com todo esse avanço tecnológico, a população rural se deslocou para as grandes zonas urbanas, e estas, desprovidas de uma infra-estrutura capaz de suportar todas essas mudanças, vem sofrendo, a cada dia mais, problemas relacionados à poluição.
1.2 ESPÉCIES DE POLUIÇÃO
Quando se olha ao redor do que se vive, nota-se que atualmente a poluição encontra-se em todas as partes: água, solo, ar. Existem várias espécies, ou tipos, de poluição, que serão apresentadas a seguir.
1.2.1 Poluição Sonora
Sabe-se que o cotidiano nos centros urbanos não pode ser comparado à vida no campo. Viver em um ambiente urbano significa renunciar totalmente ao silêncio. A poluição sonora nada mais é do que os ruídos sonoros, emitidos de forma intensa e constante. Caracteriza-se pela alteração da condição normal de audição em um determinado ambiente, em virtude do som.
...