Direito Constitucional como ordenamento publico
Por: Felipe Ramos • 27/4/2015 • Dissertação • 498 Palavras (2 Páginas) • 309 Visualizações
CLARENTIANO
FELIPE DA SILVA RAMOS
CONSTITUIÇÃO DE 1988
Sua Importância na Sociedade
Espirito Santo
2015
A importância da constituição na sociedade
Constituição brasileira
A atual Constituição Brasileira teve uma participação popular importante em sua elaboração com o movimento: “Diretas Já”, que propiciou mudanças no estado, e em 05 de outubro de 1988 foi criada, voltada para a plena realização da cidadania. São estas normas escritas e de costume, tendo como objetivo a conduta humana motivada pelas relações sociais seja essas econômicas, políticas, religiosas entre outras, e a realização de valores que compreende o existir e bem estar de uma sociedade.
Essa preocupação com o direito do cidadão e claramente uma resposta ao período histórico anterior ao da promulgação da constituição, a chamada “ditadura militar”. Onde o povo era privado de varias garantias com restrições, proibições e ainda vários casos de tortura devido à perseguição politica.
A constituição Federal de 1988 contem as características de ser Formal Escrita e não escrita, Dogmática, democrática e rígida.
A forma Escrita e não Escrita
A forma escrita consiste em um conjunto de regras consolidado em um único documento, criada pelo órgão constituinte, a Carta maior como e chamada, reúne em um único texto as regras de como será o estado seus desdobramentos e alterações. A forma não escrita quando as normas provêm dos costumes, resultado da evolução histórica e que surge naturalmente sem a necessidade da positivação daquela regra.
Sua elaboração e tida como Dogmática
A Constituição Brasileira vigente é dogmática porque é codificada e sistematizada num texto único, indicando a forma de ser do estado e suas principais regras.
Teve sua origem promulgada
A Constituição Brasileira vigente foi promulgada, Constituição tida por democrática, produzida pelo órgão constituinte composto de representantes do povo, para o fim de elaborar e estabelecer as leis, através de uma Assembleia Constituinte.
Com uma estabilidade Rígida
Constituição que somente se alterara mediante processos solenes e com exigências formais especiais, diferentes e mais difíceis do que as estabelecidas para criação das demais leis ordinárias ou complementares. Suas normas são superiores as infraconstitucionais, mantendo assim o controle da constitucionalidade.
Conclusão
Em uma citação breve podemos perceber como foi motivada a constituição de 1988, com a tão esperada democracia, que aos poucos superava os traumas de um período sombrio da ditadura militar e trazia uma nova ordem politica. Não a duvidas de que a promulgação da constituição fosse uma vitória para o povo, que havia saído deste período que suprimia a liberdade publica.
Após 27 anos a promulgação da constituição além de vir garantindo a estabilidade politica, vem sendo cada vez mais atual e próxima ao povo, constantemente em novos movimentos democráticos, evidenciados em manifestações de jovens que reivindicam melhorias nos direitos e na forma de governar o Estado.
...