Direito Penal 5
Por: CinthyaS • 6/4/2015 • Trabalho acadêmico • 494 Palavras (2 Páginas) • 230 Visualizações
MOMENTO YOUCAT
Redação de 2 – 12/02/15
Esmola, caridade
CINTHYA: Olá gente, boa noite! Vamos começar mais um Momento YOUCAT.
TIAGO: Pois é Cinthya, você sabia que estamos em um tempo Litúrgico diferente? Você sabe o porquê e como devemos viver este tempo?
CINTHYA: Sim Tigo! Estamos na Quaresma tempo de refletirmos sobre nossas ações e nos preparar para a Páscoa.
TIAGO: Pois é Cinthya e a Igreja recomendam de vivermos três formas de penitência: o jejum, a oração e a esmola.
CINTHYA: Por isso gente, no nosso Momento YOUCAT, de hoje, vamos falar sobre a esmola e o serviço que são práticas da caridade.
TIAGO: Nós vimos na leitura da quarta-feira de cinzas, Jesus nos falava que quando dermos esmola que a nossa esquerda não saiba o que faz a direita. Então galera é importante que quando dermos esmola façamos isso somente por amor a Jesus e não para nos vangloriarmos.
CINTHYA: Gente é importante lembrar que a esmola não é somente dar dinheiro, mas também é dar uma roupa que a gente não usa mais, doar alimentos para alguma família necessitada, entre outras coisas...
TIAGO: E não podemos esquecer-nos do serviço que pode ser: visitar os doentes, servir em casa nas pequenas tarefas domésticas como lavar a louça, varrer a casa, lavar a roupa, enfim ajudar aqueles da sua família.
CINTHYA: Ou então fazer trabalhos voluntários e não precisa ir muito longe pois aqui na comunidade você pode ajudar na escola com as crianças, ou ajudando a ir. Maria com as plantinhas!!!
TIAGO: Então galera, neste período de quaresma é um momento oportuno para nos mobilizarmos de forma concreta. E voltar o olhar para os mais necessitados, os mais pobres!
CINTHYA: Tigo isso me lembra muito uma pessoa, na realidade uma família: A família Nottegar que veio na década de 70 para Anaurilândia para servir aos mais pobres.
TIAGO: Na minha terra, em Porto Velho, eles ficaram em um leprosário e até hoje muitas pessoas ainda se lembram deles e do amor com que eles as tratavam. Olha que bacana gente! Tá aí um exemplo para seguirmos: Sandro e sua família!
CINTHYA: E na história da Igreja vemos tanto outros santos e santas que assim como ele em suas vidas deram verdadeira aulas de caridade, por exemplo: São Francisco, Madre Tereza de Calcutá, Ir. Dulce, São João Bosco, São Damião de Molokai, Santa Bakita, entre tantos outros...
TIAGO: No tempo litúrgico que estamos vivendo a cor roxa faz referência a uma profunda interiorização num tempo forte de penitência e conversão, de jejum e oração. E nos convoca a nos prepara para um grande acontecimento: a Páscoa.
CINTHYA: E para lembrar de que estamos na quaresma e de modo especial que temos que viver a caridade, temos um pequeno sinal: esta pulseira, e quando você olhar para a ela vai lembra deste tempo e de tudo aquilo que você se propôs a viver.
Tiago: Agora vamos entregar as pulseirinhas...
Juntos: E esse foi o nosso momento youcat!!! Até a próxima.
...