Direito do Consumidor
Ensaio: Direito do Consumidor. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: fafadeza • 19/11/2014 • Ensaio • 419 Palavras (2 Páginas) • 293 Visualizações
Cadastre-se! Entre Contate-nos
Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Trabalhos Gratuitos
Outras / Direito Do Consumidor
Direito Do Consumidor
Artigo: Direito Do Consumidor
Buscar 155.000+ Trabalhos e Grátis Artigos
Enviado por: WELLY 06 novembro 2013
Tags:
Palavras: 292 | Páginas: 2
Visualizações: 225
Clique e veja o trabalho completo
Cadastre-se
Por ter deixado de pagar três prestações de um empréstimo tomado junto ao Banco Boa Praça, Antonio teve o seu nome lançado nos cadastros do SERASA sem receber nenhum aviso de que o seu nome seria negativado. Pretendendo ser indenizado por dano moral, Antonio procura você como advogado. Responda justificadamente. A) Há fundamento jurídico para a pretensão de Antonio mesmo estando em mora com três parcelas do empréstimo? B) Se positiva a primeira resposta, contra quem a ação seria proposta e qual seria o seu fundamento legal?
De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, a cobrança indevida acarreta o direito de o consumidor:
A) obter indenização correspondente ao dobro do valor cobrado indevidamente, independente do efetivo pagamento. B) ser restituído do valor pago em excesso, acrescido de correção monetária e juros legais, na hipótese de engano justificável do credor.
C) receber em dobro o valor pago salvo a hipótese de justificável engano do credor.
D) pleitear indenização por perdas e danos materiais e morais, fixada pela lei no valor igual ao dobro do que foi indevidamente cobrado.
Caso Concreto
a ) A mera ausência de comunicação ao devedor de que seu nome ingressou em tais cadastros negativos faz surgir, segundo jurisprudência, dano moral: ''Consoante jurisprudência firmada nesta Corte, de acordo com o art. 43,§ 2º, do Código de Defesa do Consumidor, e com a doutrina, obrigatória é a comunicação ao consumidor de sua inscrição no cadastro de proteção ao crédito, sendo, na ausência dessa comunicação, reparável o dano oriundo da inclusão indevida.
b)A ação indenizatória, todavia, deverá ser proposta contra o SERASA e não contra o Banco, pois ela é que tem o dever legal de avisar previamente àquele cujo nome lhe foi encaminhado para a negativação.
Questão Objetiva
Letra b (art. 42 parágrafo único)
Clique e veja o trabalho completo
Cadastre-se
...
Clique e veja o trabalho completo
Cadastre-se
Cadastre-se no
...