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FORMAÇÃO DA COMUNIDADE QUILOMBOLA ALGODÕES

Por:   •  28/11/2018  •  Artigo  •  12.599 Palavras (51 Páginas)  •  304 Visualizações

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Processo de formação da comunidade quilombola algodões

(Local onde viveu no século XVIII a escrava Esperança Garcia, primeira mulher, negra, escrava a peticionar diretamente para o governador do estado na época)

Raylton de Moura Costa 1

Graduando em direito- FAESF-Floriano

Ronielton Costa Oliveira 2

Graduando em direito- FAESF-Floriano

José Ayrton de Paula Rocha Junior 3

Graduando em direito- FAESF-Floriano

RESUMO

O Piauí sempre despertou grande interesse nos desbravadores, com a chegada de Domingos Afonso Mafrense, dá-se início a construção das primeiras fazendas de gado da região, que logo após isso seriam chamadas de fazendas nacionais. Com mão de obra escrava essas fazendas se desenvolveram e acabaram por se transformar após o início da republica nas instâncias que logo se transformariam em cidades. O objetivo desse artigo foi investigar e compreender quais são os conceitos que foram lançados ao longo do tempo so8bre as comunidades quilombolas, apresenta o contexto histórico em que se deu a construção das fazendas, desenvolvimento da região centro-sul do Piauí e posteriormente a isso o retorno dos descendentes de escravos à região, com trajetória histórica própria, dotados de relações territoriais específicas e com ancestralidade negra relacionada com a resistência à opressão sofrida, que hoje se apresenta como comunidade quilombola de Algodões, foi feita uma pesquisa de campo, identificando descendentes diretos dessa história que ajudam na compreensão do trabalho, na formação dessa comunidade e na construção da história construída.

 Palavras-chave: Fazendas Nacionais; Escravos; Piauí Colonial, Quilombola

ABSTRACT

Piauí has ​​always aroused great interest in Pathfinder, with the arrival of Afonso Domingos Mafrense, is initiated the construction of the first cattle ranches in the region, soon after that would be called national farms. With slave labor these farms have developed and eventually turn after the start of the republic in instances that soon would become cities. The purpose of this article was to try to investigate and understand what are the concepts that have been released over time on the maroon communities, presents the historical context in which they gave the construction of farms, development of the south-central region of Piauí and later this the return of the descendants of slaves to the region with its own historical trajectory, endowed with specific territorial relations and black ancestry related to resistance to oppression suffered, which now appears as maroon community of Algodões, a field survey was conducted, identifying descendants direct that history that help in understanding the work, the formation of this community and the construction of built history.

Keywords: National Farms; slaves; Piauí Colonial,Quilombola


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        04

1 OS ESCRAVOS E AS FAZENDAS DE GADO NO PIAUÍ COLONIAL.....................07

1.1 A antiga Fazenda de Algodões        10

2 HISTORIOGRAFIA E DEMOCRACIA RACIAL NO BRASIL E PIAUÍ        13

        2.1  Escravidão – Um olhar sobre a historiografia do Piauí..........................................15

3 A LIBERTAÇÃO DOS ESCRAVIZADOS DAS FAZENDAS NACIONAIS..........             22

        3.1  Programa Brasil Quilombola..................................................................................24

        3.2  A volta dos negros a Algodões...............................................................................26

        3.3  Relatos do senhor Gerônimo Evangelista De Sousa - A volta dos negros a Algodões...................................................................................................................................28

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS        30

5 REFERÊNCIAS        32


INTRODUÇÃO

Durante o nosso ensino fundamental na unidade escolar João Leal tivemos a oportunidade de conhecer de forma bastante superficial a história da escrava Esperança Garcia, até mesmo o professor que nos relatou sobre o assunto não conseguiu responder as indagações da turma, desde então ficamos intrigados com o assunto, pois na maioria das escolas de ensino médio do Brasil assim como a maioria dos livros didáticos os assuntos considerados mais importantes e convencionais é que são passados para os alunos, de forma positivista, sem as vezes responder aos verdadeiros interesses e dúvidas dos docentes.  

  Quando a professora Glauci pediu que fizéssemos um artigo com tema de livre escolha não tivemos dúvidas sobre o assunto que iriamos abordar, sobre a   escrava Esperança Garcia considerada “a primeira advogada negra” por redigir uma petição diretamente para o governador do estado do Piauí na época Gonsalo Lourenço Botelho de Castro, que viveu no território de nossa cidade mais precisamente na atual comunidade algodões onde no passado funcionava uma das antigas fazendas nacionais do Piauí.  Essas primeiras informações encontramos no livro de Luiz Mott e no livro de Solimar Oliveira Lima, descobrimos que essa história é muito pouco explorada, e que na nossa cidade existe uma comunidade quilombola formada por descendentes das antigas fazendas nacionais.

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         Quanto mais  nos aprofundávamos no assunto aumentava o desejo e a necessidade de estudar sobre esta comunidade e fazer esse artigo sobre a mesma, para que o meio acadêmico possa tomar conhecimento desta antiga fazenda nacional onde viveu a escrava Esperança Garcia e onde hoje vivem tantas famílias de remanescentes de escravos das fazendas nacionais, isso possibilitara o surgimento de novas pesquisas nesta área de estudo que ainda é pouco explorada e divulgada; e também para que a própria comunidade possa conhecer sua história suas origens seus costumes e o porquê que estão atualmente passando por esse processo de reconhecimento de comunidade quilombola.

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