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Fichamento o Mercador de Veneza

Por:   •  17/4/2016  •  Resenha  •  1.413 Palavras (6 Páginas)  •  1.092 Visualizações

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184.Suarez e vitoria.

Francisco suarez é jesuíta espanhol, autor do livro Leis e Tractatus de legibus ao deo legislatore.  

Quando se refere a justiça, ele aceita uma colocação tomista, ou seja, uma doutrina filosófica criada no sec. XIII por Tomas de Aquino, sustentando que a lex injusta non est lex.

Francisco vitória é outro nome que foi considerado o fundador do direito internacional, por sua profundidade e originalidade. Admitindo ações baseando em lei, norma que concilia o divino e o natural.

185.Hobbes

Tomas hobbes tem uma importância para a filosofia em si e a filosofia do direito. Afirma que na teoria do conhecimento a experiência é a mae da ciência pois a experiência demonstra a experiência dos corpo, constituindo o objeto da filosofia. Os corpos físicos cuida da filosofia natural e a moral da filosofia social.

Para ele o estado deve ser forte ao máximo para assumir a forma de um poder absoluto, com a missão de tentar ter a ordem e a paz interna. O direito natural é como “a liberdade que cada homem tem de usar livremente o próprio poder para a conservação da vida e, portanto, para fazer tudo aquilo que o juízo e a razão considerem como os meios mais idôneos para a consecução desse fim.” (Leviatã, parte 1, cap. XIV). Cada homem deve se esforçar para manter a paz.

186.Espinosa

Benedito espinosa contribui para a filosofia geral, escreveu duas obras: princípios da filosofia cartesiana, pensamentos metafísicos e o tratato teológico politico. Onde em tratatus politicus trata de um racionalismo religioso da ética construindo um compacto sistema, o espinosismo uma doutrina panteísta que considera deus como uma substancia formada por infinitos atributos conhecendo o pensamento e a extensão. O homem associa a extensão e o pensamento, assim deus (teos) se acha em tudo (pan) formando o panteísmo.

Uma doutrina que identifica deus e o mundo, sendo deus a única realidade verdadeira e o mundo algo subordinado com essa realidade. Espinosa procura na filosofia um bem supremo trazendo uma paz tranquila de espirito relacionado ao conhecimento de deus.

Assim como hobbes na teoria do conhecimento separa-se três estágios: a imaginação, a razão, intuição. Na politica, o único direito é a força, a guerra de todos contra todos (pensamento de hobbes). O estado, é uma ordem coativa, baseado diretamente na força.

187.Pufendorf

Tratando do que seria o estado, pufendorf investe contra os sistemas que a força e o direito se identifica em um mesmo conceito, sendo assim defendendo o principio da natural sociabilidade humana. Distinguindo o direito natural do direito positivo, sendo direito natural o conjuntos dos princípios informativos do direito positivo.

188.Locke

Seu pensamento foi importante no campo da filosofia e da psicologia. Em ensaio sobre o entendimento humano, que sugere como kant, na critica da razão pura, descobrir a origem. Desenvolve suas ideias sobre a psicologia do conhecimento para sustentar que a experiência e a fonte única de nossas ideias.

Na politica se opõe a hobbes mostra uma teoria liberal. O homem sendo um ser livre, mas agregando-se em sociedade para obter segurança pessoal e defesa nos seus direitos. O estado é dirigido por um mandato popular.

189.Mostesquieu

Contribuiu para a construção do pensamento jurídico, apresentando o conceito de lei e a sistematização da teoria dos três poderes. Sempre lembrando “leis são relações necessárias que derivam da natureza das coisas”.

Para ele lei tem um sentindo histórico que ainda predomina, pois a natureza das coisas é tomada por mostesquieu resultante do passado histórico. Diferente de Aristóteles, distingue três formas de governo sendo elas: a republica tendo por fundamento a virtude, a monarquia que tem por base a hora e por fim despotismo tendo como alicerce o medo.

190.Rousseau

Foi uma influencia no campo da filosofia do direito. No contrato social mostra que o home, sem seu estado de natureza, é bom, mas a sociedade acaba o corrompendo. O constrate flagrante entre a constituição nativa e a condição social fundiu a propriedade privada e a politica. O contrato social propõe solução ao estado atual das coisas , ou seja, a devolução do homem civilizado do gozo dos direitos naturais perdidos, adiciona na felicidade primitiva sendo impossível de voltar ao estado de natureza. Sendo alta e perfeita forma de um convite humano, onde o corpo politico não consegue destruir a liberdade de cada um. Não sendo de maneira nenhuma, um acontecimento histórico e sim um imperativo racional orientando a estrutura da ordem jurídica.

A solução do contrato social deve-se encontrar uma forma de associação que defenda e proteja.

A lei não é um imperativo arbitrário, mas expressa sua vontade geral, onde a vontade de todos é consubstanciada na soberania, não sendo privativa de um ou de pequeno grupo.

191. kant

Com a critica da razão pura, alcanca o ponto máximo entre os filósofos de todos os tempos. Na filosofia de kant há um problema central que é o problema do conhecimento afirmando que a sua filosofia é gnoseologia ou a teoria do conhecimento. A filosofia era vista como ontologia, após kant, passou a ser uma gnoseologia. Onde o estudo do “ser” passamos o estudo do “conhecer”.

Kant fundamenta três questões: que podemos conhecer? Que devemos fazer? Que podemos esperar?

Diferente dos filósofos anteriores que ficaram preocupados com o conhecimento constituendo, conhecimento que se vai ter a kant é um conhecimento constituído, fixado, estabelecido.

Para kant o direito é um conjunto de condições, de acordo com uma lei universal de liberdade, não regula as intenções dos homens. O direito natural é um conjuntode princípios capazes de informar uma legislação positiva. Ajudando para não se confundi o direito natural com o positivo. O direito positivo se constitui de uma variação de povo para povo de acordo com as circunstâncias de tempo, lugar.

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