Guarda Compartilhada
Por: nandotosi • 29/9/2015 • Monografia • 4.767 Palavras (20 Páginas) • 353 Visualizações
ANHANGUERA EDUCACIONAL
CAMPUS VILA MARIANA
DIREITO
FERNANDO SILVA TOSI
CESAR AUGUSTO Di MONTEIRO
GUARDA COMPARTILHADA OBRIGATÓRIA
SÃO PAULO
2014
FERNANDO SILVA TOSI
CESAR AUGUSTO Di MONTEIRO
GUARDA COMPARTILHADA OBRIGATÓRIA
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Direito da Faculdade Anhanguera Educacional requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Direito.
Orientador(a): Ana Paula Alonso.
SÃO PAULO
2014
FERNANDO SILVA TOSI
CESAR AUGUSTO Di MONTEIRO
GUARDA COMPARTILHADA OBRIGATÓRIA
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Dreito da Faculdade Anhanguera Educacional como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Direito.
São Paulo, ____ de ______________de 2014.
_________________________________
Ana Paula Alonso
Anhanguera Educacional
Mestre
_________________________________
Examinador (banca)
Instituição
titulação
_________________________________
Examinador (banca)
Instituição
titulação
.
A dedicatória é opcional, mas geralmente é um momento especial de expressar o reconhecimento por alguma pessoa que, de forma especial, foi um auxílio para você durante o processo de construção do trabalho.
AGRADECIMENTOS
Primeiramente gostaria de agradecer meu pai Antonio Fernando Vargas Tosi, por todo apoio, investimento, paciência, carinho e conselhos que me fizerem sempre ter confiança e força para concluir o curso do ensino superior, ao meu filho que é a razão da minha vida, agradecer minha orientadora e mestra Dra. Ana Paula Alonso por toda sua orientação e dedicação em transmitir seu conhecimento, agradecer minha família e amigos que sempre estiveram do meu lado ajudando manter a calma e disposição para concluir o presente trabalho e curso.
"Prefiro morrer por um sonho, do que viver sem objetivos"
Aziz Shavershian
RESUMO
O presente trabalho apresentado fala sobre a Guarda Compartilhada de modo obrigatório como melhor beneficio para a criança desde o seu principio pátrio poder no Direito Romano, passando pelo conceito de família e finalizando com a Guarda e Guarda Compartilhada. O presente trabalho, fala também do projeto de Lei que tramita no Senado e em está para ser assinado pelo Presidente da época. A Guarda Compartilhada poderá ser obrigatória, ou seja, o juiz poderá decidir essa modalidade de guarda por própria vontade e não mais em comum acordo entre os pais. Essa modalidade se torna a melhor, pois, você continua mantendo a criança em um âmbito familiar mesmo após o divórcio dos seus genitores. Sendo assim, a rotina da criança continuará a mesma, evitando uma incansável briga na justiça por quem tem a guarda definitiva, como ocorre na Guarda Unilateral.
Palavras-Chave: Guarda Compartilhada, família, criança.
ABSTRACT
This work presented talks about the binding mode of Shared Guard as best benefit to the child from his paternal power principle in Roman law, through the family concept and ending with the Guard and Shared Guard. This work also speaks of the draft law which is being processed in the Senate and is to be signed by the President at the time. The Shared Guard may be required, ie, the judge may decide this type of guard at will and not by agreement between the parents. This mode becomes the best because you still keeping the child in a family environment even after the divorce of their parents. Thus, the routine of the child will remain the same, avoiding a tireless fight for justice who has full custody, as in Unilateral Guard.
Keywords: Shared Guard, family, children
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 12
- PODER FAMILIAR 13
1.1 Origem 13
1.2 Pátrio Poder e Poder Familiar Brasileiro 14
1.3 Titularidade 15
2 EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO CONCEITO DE FAMÍLIA NO BRASIL 17
2.1 União Estável 17
2.2 União Estável Homoafetiva 18
3 GUARDA 20
3.1 Conceito 20
3.2 Modelos de Guarda 21
3.2.1 Guarda Unilateral 21
3.2.2 Guarda Alternada 22
4 GUARDA COMPARTILHADA 23
4.1 Conceito 23
4.2 Benefícios ao interesse do menor 24
1.3 Guarda Compartilhada Obrigatória 24
5 GUARDA COMPARTILHADA OBRIGATÓRIA (PROJETO DE LEI) 25
5.1 Divisão compartilhada e seus benefícios 26
CONSIDERAÇÕES FINAIS 27 REFERÊNCIAS 28
ANEXO 29
INTRODUÇÃO
A presente monografia tem como principal objetivo de estudo a guarda compartilhada obrigatória, seus principais objetivos em beneficio à criação, educação e vinculo emocional da criança sob os seus genitores.
...