Guarda compartilhada
Por: Jaqueline Barros • 30/5/2016 • Trabalho acadêmico • 263 Palavras (2 Páginas) • 222 Visualizações
1 HIPÓTESE
Por proporcionar a participação de pai e mãe nas decisões importantes e igualar o tempo de convivência do menor com seus pais, a Guarda Compartilhada é considerada uma ferramenta de combate a Alienação Parental.
2 JUSTIFICATIVA
. Com a Lei 13.058/14 a guarda compartilhada passou a ser regra onde os pais têm a responsabilidade conjunta na vida dos filhos, e tem como principal objetivo que os filhos saibam que tanto o pai quanto a mãe tem o mesmo peso de responsabilidade em suas vidas. O tema apresentado possui relevância no ordenamento jurídico brasileiro, pois a guarda compartilhada visa igualar a participação dos pais na criação dos filhos, dividindo o tempo de convivência da criança com seus pais, buscando assim combater a alienação parental, onde um dos pais é totalmente afastado do filho, ou até mesmo quando uma das partes coloca a criança contra o outro.
Qual a real importância desse estudo é verificar se com a guarda compartilhada é possível combater a alienação parental.
3. OBJETIVOS
3.1 OBJETIVO GERAL
Entender através de um estudo minucioso e científico se a Guarda Compartilhada é uma forma de combater a alienação parental.
.
3.2Objetivos Específicos
Trazer o conceito de guarda compartilhada e mostrar as demais espécies de guarda; Trazer o conceito de alienação parental; Elencar as vantagens e desvantagens da guarda compartilhada; Buscar entender na guarda compartilhada como fica a questão da pensão alimentícia; Discutir se a guarda compartilhada pode combater a alienação parental; Mostrar fundamentos jurídicos para o caso.
...